fbpx

Em um mercado cada dia mais competitivo e dinâmico, a produtividade dentro das empresas deixou de ser um mero detalhe. Hoje, em muitos negócios a produtividade é um fator competitivo que reflete diretamente no orçamento. Mas não é só para a empresa que a produtividade faz bem. Para os colaboradores ela traz motivação, energia e bem-estar e ajuda a minimizar um dos grandes problemas do ambiente de trabalho: o estresse.

Ser produtivo nos dias de hoje é fundamental. Afinal, com tanta informação e tanta velocidade, ninguém mais tem tempo a perder! Aproveitando que o ano está acabando, que tal criar um ano novo mais produtivo para você? Se você quer ganhar mais produtividade no trabalho, confira algumas dicas que podem te ajudar!

Em um mercado cada dia mais competitivo e dinâmico, a produtividade dentro das empresas deixou de ser um mero detalhe. Hoje, em muitos negócios a produtividade é um fator competitivo que reflete diretamente no orçamento. Mas não é só para a empresa que a produtividade faz bem.

Para os colaboradores ela traz motivação, energia e bem-estar e ajuda a minimizar um dos grandes problemas do ambiente de trabalho: o estresse.

Ser produtivo nos dias de hoje é fundamental. Afinal, com tanta informação e tanta velocidade, ninguém mais tem tempo a perder! Aproveitando que o ano está acabando, que tal criar um ano novo mais produtivo para você? Se você quer ganhar mais produtividade no trabalho, confira algumas dicas que podem te ajudar!

1.      Planeje seu dia com antecedência

Antes de finalizar seu dia de trabalho, defina quais são as tarefas que devem ser realizadas no dia seguinte. Parece uma dica boba e sem muitos efeitos práticos, mas acredite, ela pode fazer toda a diferença!

Quando você organiza a sua agenda com antecedência e logo pela manhã já chega ao trabalho sabendo o que precisa fazer, você não interrompe aquela motivação inicial para cumprir suas tarefas. Diferentemente de chegar ao seu trabalho e, antes mesmo de começar o seu dia, você precisa saber quais são as atividades que precisam ser feitas.

Se a sua lista de tarefas já está pronta, você começa o seu dia com muito mais foco e não desperdiça energia organizando aquilo que precisa fazer.

2.      Saiba lidar com a procrastinação

Procrastinação nada mais é do que adiar tarefas importantes em razão de outras tarefas menos importantes. Não adianta simplesmente dizer “fuja da procrastinação!”, cedo ou tarde, você vai ter que lidar com ela.

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a procrastinar e ser menos produtiva. Para quem quer eliminar de vez a procrastinação da rotina, o segredo é entender quais são as razões que levam você a procrastinar.

Um dos principais motivos que fazem com que as pessoas adiem tarefas importantes é justamente é a importância da tarefa! Parece confuso? Pois saiba que a maioria das pessoas quando tem uma tarefa importante para cumprir, costuma enxergar tal tarefa maior do que ela realmente é.

Uma excelente dica para lidar com a procrastinação é ir executando aquela tarefa que você anda adiando em pequenas partes. Por exemplo, você anda adiando a elaboração daquele relatório superimportante que será analisado pelo seu gerente. Que tal dedicar meia hora para realizar essa tarefa em 4 dias? Isso pode ajudá-lo a concluir aquilo que você realmente precisa.

3.      Só comece uma tarefa depois que terminar outra

Um dos problemas que mais afeta a produtividade no ambiente de trabalho é a falta de prioridade. Muitos colaboradores não sabem definir o que é urgente e o que é importante e isso faz com que o colaborador acabe executando múltiplas tarefas e não concluindo nenhuma. Isso desgasta, gera estresse e compromete a qualidade final do trabalho.

Assim, quando pegar uma tarefa para executar, siga até o fim. Caso apareça algo urgente na frente, avalie a possibilidade de delegar a tarefa e só inicie a nova tarefa se não existir outra pessoa que possa executá-la no seu lugar.

4.      Elimine as distrações

É muito difícil ser produtivo se você não consegue chegar ao que os especialistas definem como o estágio de flow. O estágio de flow nada mais é do que a concentração plena e o foco naquilo que se está fazendo. Para chegar a este estágio é fundamental que você elimine as distrações e se concentre apenas em uma tarefa.

Enquanto estiver redigindo um relatório, elaborando um e-mail ou realizando qualquer atividade que demande o seu foco, desligue todas as notificações e se concentre apenas naquilo que precisa ser feito. Isso vai ajudá-lo a fazer mais em muito menos tempo, além de trazer uma ótima sensação de bem-estar e de dever cumprido. Coloque o celular no módulo avião, desligue as notificações do e-mail e apenas comece!

5.      Valorize as tarefas cumpridas

Você já terminou um dia de trabalho exausto, olhou para a lista de tarefa e concluiu “ainda tem muito por fazer!”. Sim, esse tipo de situação ocorre com frequência e acaba gerando uma enorme falta de motivação. É o famoso “cansaço” que tantos colaboradores costumam mencionar.

A motivação é um fator essencial da produtividade. Por isso, se você pretende se tornar um colaborador produtivo é preciso saber como se auto motivar. Uma boa dica, especialmente para esses dias onde você ainda tem muito o que fazer, é valorizar aquilo que já foi feito. As tarefas nunca vão acabar. Por isso, valorize aquilo que terminou e continue com a mesma energia para terminar aquilo que ainda falta.

6.      Descanse!

Descanso é fundamental para quem quer produzir com consistência e em alta performance. Por isso, para quem pretende ser produtivo, é fundamental valorizar umas boas horas de sono. Outra coisa importante é instituir pausas pequenas durante o seu dia, de preferência, entre uma tarefa e outra.

Saia para tomar um café, dê uma zapeada nas redes sociais, mande uma mensagem para um amigo. Isso vai ajudá-lo a ter mais energia para voltar para as tarefas e concluir o que precisa ser feito.

É importante que essas pequenas pausas sejam estratégicas, ou seja, nada de passar horas tomando café. Estabeleça um tempo curto entre 5 a 10 minutos para realizar essas pequenas atividades e arejar a mente!

Muito tem se falado sobre produtividade. Aliás, técnicas e métodos para ser mais produtivo é o que não faltam! Porém, cada pessoa é uma pessoa e métodos que podem funcionar para uns, podem não ser tão bons para outros. A maior e melhor dica de produtividade é: pesquise sobre você e avalie o que te faz menos ou mais produtivo.

Teste as metodologias até encontrar aquela que é melhor para você. Em termos de produtividade não existe receita e mais do que o passo a passo, vale testar, testar e testar até conseguir os resultados que você busca!

Gostou dessas dicas? Confira também dicas para ser mais produtivo no home office! Clique aqui e saiba mais!

Comentários

Leia mais:
ultrapassar MEI
O que acontece se eu ultrapassar o limite do MEI?

Um grande número de profissionais autônomos e empreendedores que atuam por conta própria foram capazes de regularizar a situação de...

Fechar