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Definir produtos e serviços, segmentar o público-alvo, buscar o melhor espaço comercial, contratar equipe… São muitas as responsabilidades envolvidas na abertura de um negócio, todas muito importantes para garantir o sucesso de uma empresa em seu mercado de atuação.

Uma escolha, porém, precisa ser pensada com cuidado e de forma bastante estratégica: a definição do nome fantasia. Ele será o centro de sua marca e de suas ações de divulgação, por isso, separamos neste artigo algumas dicas importantes a considerar nesta decisão. Confira!

Definir produtos e serviços, segmentar o público-alvo, buscar o melhor espaço comercial, contratar equipe…

São muitas as responsabilidades envolvidas na abertura de um negócio, todas muito importantes para garantir o sucesso de uma empresa em seu mercado de atuação.

Uma escolha, porém, precisa ser pensada com cuidado e de forma bastante estratégica: a definição do nome fantasia. Ele será o centro de sua marca e de suas ações de divulgação.

Por isso, separamos neste artigo algumas dicas importantes a considerar nesta decisão. Confira!

 

O que é nome fantasia?

Antes de dar algumas sugestões para ajudá-lo a definir o nome fantasia de sua empresa, é importante esclarecer alguns detalhes sobre este termo.

Também conhecido como nome de fachada, ele pode ser igual ou diferente de sua razão social.

Enquanto a razão social é o nome legal da empresa, utilizado em contratos, notas fiscais, escrituras e outros documentos, o nome fantasia tem como função divulgar o negócio, promovendo o reconhecimento da marca e auxiliando na sua consolidação no mercado de atuação.

Já falamos sobre a diferença entre razão social e nome fantasia em outro conteúdo aqui do blog. Vale a pena a leitura se ainda tiver dúvidas sobre os significados de cada um!

 

7 dicas de como escolher o nome fantasia de sua empresa

Uma vez que o nome fantasia é aquele que será utilizado na divulgação de sua empresa, é fundamental que ele seja atrativo para seu público e comunique da melhor forma o diferencial de seu negócio em seu mercado de atuação.

Veja algumas dicas para acertar na escolha:

 

1. Procure um nome fácil de ser lembrado

Um bom nome fantasia deve ser curto, sonoro e fácil de ser escrito, soletrado ou pronunciado.

Pense que o mais importante é que o nome da empresa possa estar na ponta da língua de seu público-alvo.

Não se esqueça de considerar o perfil de seus clientes. Se não for um público familiarizado com idiomas estrangeiros, por exemplo, o melhor é optar por um nome fantasia em português.

 

2. Evite interpretações negativas

Tenha certeza de que o nome escolhido não poderá ser interpretado de forma negativa, pensando em possíveis duplo sentidos ou termos que possam ter significado pejorativo em seu mercado de atuação.

Caso atue em diferentes cidades e estados, vale a pena considerar também os regionalismos que possam ser mal interpretados.

 

3. Pense na expansão

Falando em local de atuação, se você considera a expansão do negócio para outras regiões, não inclua em seu nome fantasia o nome do bairro, cidade ou estado em que está atualmente.

Se escolher um nome como “Advocacia São Paulo”, por exemplo, e no futuro expandir para o Rio de Janeiro, seu potencial cliente terá a sensação de que seu negócio e sua experiência se limitam à cidade que está em seu nome fantasia.

 

4. Considere o avanço dos seus produtos e serviços

Da mesma forma, considere a possibilidade de evolução para seu negócio em relação a produtos e serviços. Se trabalha no ramo de tecnologia, por exemplo, não relacione seu nome fantasia a algo que pode se tornar obsoleto em poucos anos.

Neste caso, o ideal é manter-se neutro para evitar alterações futuras no contrato social da empresa.

 

5. Seu nome é sua marca?

Muitos profissionais que começam como autônomos ou que constroem a empresa em torno de sua reputação optam em usar seu próprio nome e sobrenome, tanto como razão social quanto como nome fantasia.

Neste ponto, é interessante pensar o quanto seu nome é realmente sua marca e o quanto faz sentido que a identidade da empresa esteja vinculada a você.

Lembre-se que, no futuro, você pode querer vender o negócio, dividir a responsabilidade com sócios ou até mesmo se tornar empregado de uma empresa concorrente.

 

6. Fuja dos modismos

Por mais que seja interessante aproveitar as tendências do momento para escolher um nome fantasia atrativo para seu público alvo, pense por quanto tempo este modismo permanecerá relevante em seu mercado.

Por isso, vale a pena fugir das gírias e expressões do momento e escolher um nome que possa representar sua empresa em qualquer momento no futuro.

 

7. Confira a disponibilidade

Por fim, de nada adianta escolher o nome fantasia perfeito para sua empresa se já existirem muitos outros negócios utilizando o mesmo nome. Para isso, verifique a disponibilidade de registro do termo escolhido em registros municipais e estaduais.

Não deixe, também, de verificar a possibilidade de comprar domínio para seu site com o nome da empresa e de criar páginas em redes sociais.

Se já houver marcas fortes com o mesmo nome que escolheu, você pode ter dificuldade ao divulgar sua empresa.

 

Como o nome da empresa influenciará seu sucesso como empreendedor?

Na hora da abertura de uma empresa, com tantos fatores importantes a considerar, muitas vezes o nome fantasia não é tratado como uma prioridade pelos empreendedores.

Lembre-se, entretanto, que é ele que estará no centro de sua estratégia de marketing, conduzindo toda a sua divulgação durante o tempo em que pretende atuar no mercado.

Por isso, não subestime a importância dessa decisão, considerando as características de seu mercado, ouvindo a opinião de potenciais clientes e alinhando o nome fantasia aos seus valores, produtos e serviços.

Não deixe também de fazer o registro de sua marca junto ao INPI, única forma de garantir exclusividade sobre o uso do nome fantasia escolhido.

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