fbpx

A contabilidade empresarial é um dos ramos essenciais de atuação dos contadores. Ela é obrigatória para as empresas e traz informações importantes para a gestão do negócio. Diante disso, é essencial que contadores e empreendedores acompanhem o mercado.

A transformação digital trouxe inovações importantes para a gestão dos negócios e o relacionamento com clientes. Assim, quem pretende se manter competitivo, precisa conhecer as mudanças para renovar os processos e aproveitar os avanços da tecnologia.

Neste conteúdo, listamos 7 tendências da contabilidade empresarial que precisam ser consideradas. Continue a leitura e conheça!

1. Computação em nuvem

A computação em nuvem, ou cloud computing, é uma tendência que já tem grande aplicação em escritórios de contabilidade e empresas. Ela trata do uso de softwares de gestão e armazenamento que não ficam ligados a servidores físicos no local de trabalho.

Nesse caso, a nuvem representa uma rede global de servidores remotos, acessados pela internet. O maior benefício é a redução da infraestrutura necessária relacionada à tecnologia da informação. Sem a necessidade de um servidor local, as exigências e custos com hardware são menores.

Além disso, a contabilidade em nuvem proporciona mobilidade. Como o acesso é feito pela internet, ele pode acontecer por qualquer dispositivo que tenha conexão. Basta que o usuário tenha as autorizações e senhas para utilizar o sistema.

Em resumo, ela traz flexibilidade, praticidade e segurança, quebrando barreiras geográficas. Com isso, é possível prestar serviço de qualquer lugar, ampliando as possibilidades do escritório.

2. Serviços consultivos

Os serviços de contabilidade empresarial são bastante conhecidos por lidar com as obrigações das empresas. Por exemplo, de diversos documentos que precisam ser elaborados e impostos recolhidos para a regularidade do negócio.

Porém, uma tendência da contabilidade é a atuação consultiva. Ela amplia o papel dos contadores, que passam a ter uma função mais estratégica e menos burocrática. O motivo é simples: o profissional tem acesso a diversos dados sobre o desempenho da empresa.

Com base nisso, ele faz análises em busca de ideias que possam ajudar no desenvolvimento do negócio. Logo, a sua visão sobre a empresa e o seu conhecimento técnico podem ser usados para auxiliar os gestores na tomada de decisão.

3. Contabilidade online e digital

Esses dois conceitos podem parecer sinônimos, mas, apesar de ambos serem tendências da contabilidade, não são a mesma coisa. A contabilidade online trata do uso da tecnologia para otimizar os processos do escritório, especialmente no que tange à comunicação.

Geralmente, ela está relacionada também com a computação em nuvem. Os documentos podem ser facilmente compartilhados, facilitando a apresentação de relatórios e o envio da documentação. Mas ela se mantém próxima aos modelos tradicionais de contabilidade empresarial.

Já a contabilidade digital é um conceito mais amplo. Ela abrange a automatização de processos, utilizando tecnologias para agilizar atividades da rotina e reduzir o volume de ações manuais. Com isso, é possível realizar cálculos, gerar relatórios e outras tarefas com mais facilidade.

4. Marketing digital

Destacar-se da concorrência e prospectar clientes é um desafio frequente para os contadores. Nesse cenário, saber como se posicionar no mercado e conquistar o público é fundamental. Para atingir tal objetivo, o marketing digital é uma das principais tendências.

Ele tem como objetivo utilizar os canais digitais para divulgar os serviços do escritório. Lembre-se de que a internet é um grande meio de comunicação e de pesquisa, então pode ser usada a seu favor. Para isso, uma das principais estratégias é a produção de conteúdo relevante.

Por meio de blogs e redes sociais, como Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn, você compartilha conhecimentos com o público. Logo, os usuários podem identificar problemas e soluções que antes não eram conhecidos.

É uma forma de educar o público leigo, criando autoridade e reconhecimento para a marca. Diante disso, quando for necessário buscar soluções, eles podem vir a procurar o seu escritório. Esse tipo de publicidade não tão direta envolve menos custos e pode trazer ótimos resultados.

5. Integração de sistemas de gestão

Um escritório de contabilidade empresarial precisa lidar com um grande volume de documentos e informações, certo? Existem diversas ferramentas que são usadas para auxiliar nas demandas, como planilhas, aplicativos de gerenciamento e outros recursos.

No entanto, o uso de diversos programas para isso pode trazer dificuldades, como dados duplicados e desencontro de informações. Assim, uma das tendências é a utilização de CRMs integrados, unindo diversas funcionalidades em um mesmo software.

Eles permitem o controle de atividades variadas em um só lugar. Por exemplo, faturamento, cadastro de clientes, armazenamento de documentos etc. Com as ferramentas certas, os profissionais terão mais segurança e agilidade na realização de tarefas.

6. Comunicação por canais digitais

A comunicação é um dos pilares para o bom atendimento do escritório de contabilidade. A tendência nessa área é investir em canais digitais para ampliar os meios de contato. Existem diversos exemplos de como isso pode ser feito, veja só:

  • chatbots;
  • abertura de tickets via solicitação de contato;
  • e-mails;
  • redes sociais;
  • chats no site ou em plataformas;
  • WhatsApp e outros aplicativos;
  • videoconferência (Skype, Zoom, etc.).

Contudo, os meios tradicionais, como o telefone, precisam ser mantidos. A tendência da comunicação digital é feita com uma estratégia multicanal. Dessa maneira, o profissional consegue atender aos diversos perfis de clientes.

7. Plataforma para contadores

Por fim, as plataformas para contadores são soluções amplas desenvolvidas para atender às principais demandas dos escritórios. Elas unem ferramentas utilizadas no dia a dia dos profissionais, trazendo ainda mais praticidade. No entanto, é preciso encontrar plataformas confiáveis.

Dependendo da plataforma, você consegue unir as diversas tendências citadas em um só lugar — é o caso da Osayk. Com armazenamento em nuvem, emissor de notas fiscais e sistema de gestão, o contador tem acesso às principais funcionalidades necessárias.

Além disso, existem soluções voltadas às estratégias de marketing, com acesso a marketplaces focados em contadores. Dessa forma, é possível aumentar a prospecção de clientes e encontrar mais oportunidades de negócio.

Conhecer estas 7 tendências de contabilidade empresarial é essencial para avaliar novas possibilidades para o escritório. Fazendo isso, você conseguirá identificar medidas que podem ser implementadas para acompanhar o mercado e otimizar os serviços!

Se você achou este conteúdo interessante, que tal aprofundar o assunto? Confira agora qual o futuro da contabilidade!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários