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Análise de concorrentes na contabilidade

Análise de concorrentes na contabilidade

Análise de concorrentes na contabilidade

As condições internas do negócio não são as únicas que interferem no sucesso do escritório contábil. Também é preciso considerar o contexto no qual ele está inserido, o que inclui entender o que outros escritórios estão fazendo. É para isso que existe a análise de concorrentes.

Por meio dessa avaliação, é possível identificar ameaças e oportunidades, o que interfere em definições estratégicas para o negócio. Logo, saber como fazê-la é muito importante para buscar melhores resultados.

Considerando que essa etapa tem grande influência no desempenho do escritório, veja como fazer a análise de concorrentes e saiba o que se pode aprender com o processo!

O que é a análise de concorrentes?

Como parte do planejamento estratégico, o escritório contábil deve avaliar a própria capacidade de oferecer serviços contábeis. Ainda, é preciso entender quais são as demandas do público e também analisar outros profissionais.

Na prática, a análise de concorrentes consiste em um estudo completo sobre os principais competidores de mercado, suas características e seus resultados. Essa é uma abordagem que busca compreender o cenário externo em busca de oportunidades e pontos de melhoria. 

Como funciona a análise de concorrência?

Devido à sua importância, a avaliação de concorrentes funciona de modo estruturado e estratégico. Ela consiste em um levantamento de concorrentes e de suas principais características para atender ao mercado local.

A partir disso, há como reconhecer os diferenciais dos escritórios, resultados alcançados e erros cometidos. A intenção é ter uma ideia geral do que fazem outros profissionais da área e como as informações se relacionam ao modelo de atuação do seu negócio.

Uma dica para ter sucesso na avaliação é utilizar indicadores e fazer comparações numéricas, no que é conhecido como benchmark. Porém, também há um caráter extremamente qualitativo nessa atividade, o que significa que a análise exige um nível de subjetividade para ponderar as informações.

Qual a importância de analisar os concorrentes?

A ideia por trás de uma análise de concorrentes não é copiar o que faz a concorrência ou se basear nesses elementos para tomar decisões estratégicas.

Na verdade, a intenção é ter uma visão geral do setor para compreender melhor qual o posicionamento no mercado do seu escritório perante os outros.

Também é uma ferramenta que favorece o aprendizado. Por meio dela, descobre-se o que funciona com o público e o que não ressoa como o esperado, por exemplo. Com essas informações, pode-se decidir disponibilizar novos serviços, como a contabilidade estratégica ou a contabilidade digital.

Além disso, é necessário saber que a análise de concorrência fomenta a inovação. Ela permite identificar ou mesmo antecipar tendências de mercado. Assim, é possível se preparar para oferecer uma experiência satisfatória para os clientes.

É, principalmente, uma forma de aprender com os erros e acertos já consolidados de outros escritórios. Com a aplicação estratégica do conhecimento, diminuem os riscos de falhas internas.

Não menos importante, o resultado da análise pode ajudar a orientar o alinhamento entre as necessidades do cliente, a performance do mercado e o que a sua empresa faz. Com uma atuação estratégica, existe a chance de encontrar e fortalecer o diferencial do seu escritório de contabilidade.

Como analisar os concorrentes do seu escritório contábil?

Diante do interesse de aproveitar o potencial da análise de concorrentes, é essencial saber como colocá-la em prática. Por isso, vale a pena conhecer passos que podem orientar a abordagem nesse sentido.

A seguir, confira quais são as etapas essenciais para avaliar a concorrência do escritório contábil!

Saiba quem são os concorrentes

O primeiro passo consiste em identificar quais são os verdadeiros concorrentes do seu escritório. Isso é importante para evitar que haja uma análise muito extensa, com empresas que, na verdade, não são concorrentes diretos.

Em vez de selecionar todo e qualquer escritório contábil, é preciso pensar em quais são aqueles que realmente disputam o mercado. É fundamental reconhecer quais deles atuam na mesma região e disponibilizam o mesmo rol de serviços, por exemplo.

Também é essencial focar nos concorrentes mais relevantes, caso haja uma grande quantidade disponível. Os que têm maior participação de mercado e/ou crescimento elevado podem fornecer informações mais significativas.

Conheça seu diferencial competitivo

Após saber quais são os concorrentes que exigem atenção, é necessário identificar como o seu escritório se posiciona em relação a eles. A intenção é definir qual é o diferencial competitivo que você consegue apresentar ou que eles possuem. 

Pense em questões como serviços, atendimento e resultados para saber o que pode destacar seu negócio dos demais. Assim, será possível entender quais informações são mais relevantes e como elas devem ser aplicadas à sua realidade.

Avalie a performance dos concorrentes

Agora que você já sabe quem é a concorrência e como seu escritório se diferencia, é preciso coletar as informações sobre os outros escritórios. Veja, por exemplo, quais são as ferramentas contábeis usadas, quais são os serviços disponibilizados e como é o atendimento.

Na sequência, encontre os resultados, como a média de clientes, o nível de crescimento ao longo do tempo e os problemas enfrentados ou já solucionados. Isso ajuda a compreender quais são os concorrentes em melhor posição e o que se pode aprender com cada um.

Use as informações de maneira estratégica

Tão importante quanto coletar e analisar os dados sobre os concorrentes é ser capaz de aplicá-los à realidade do seu negócio. Para tanto, é preciso que os resultados dessa avaliação sirvam para embasar a abordagem do seu escritório.

Se a análise demonstrar a importância de expandir os serviços, como oferecer a contabilidade digital, será crucial dispor das ferramentas certas. Nesse caso, uma plataforma para contadores pode ajudar a garantir integração, segurança e eficiência.

A ferramenta também pode ser útil para trazer mais produtividade e atuação estratégica e direcionada dos profissionais. Desse modo, existe a chance de se diferenciar dos concorrentes, enquanto otimiza a rotina na empresa.

Se for preciso, o planejamento estratégico do seu escritório deve ser adaptado para contemplar mudanças necessárias para que a análise de concorrentes seja usada na prática. Com isso, será possível atuar de forma estratégica, aplicando os conhecimentos obtidos.

Agora que você aprendeu sobre a análise de concorrentes, vale a pena aplicá-la ao seu escritório contábil para aproveitar os benefícios que ela pode trazer. Com o levantamento e o uso das informações, há mais chances de se destacar no mercado e otimizar o desempenho.

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