Diferencial competitivo na contabilidade: O que é e como definir o seu?

por | Contador Empreendedor

Se o seu escritório contábil for igual a todos os outros, é improvável que consiga resultados acima da média. Em longo prazo, a falta de diferencial competitivo na contabilidade pode comprometer a continuidade no mercado. Para evitar que isso aconteça, é necessário focar em desenvolver sua empresa.

Com a ajuda de características distintas, é possível ter mais argumentos para atrair e convencer o público, o que auxilia na conquista de performance. Ao mesmo tempo, a tarefa exige dedicação para que os aspectos certos sejam trabalhados.

Neste artigo, você descobrirá como definir um diferencial competitivo para o escritório contábil e o que fazer para trabalhá-lo. Confira!

O que é diferencial competitivo?

Você já deve ter ouvido falar sobre o diferencial competitivo, mas sabe o que significa na prática? Ele pode ser definido como um conjunto de elementos e características únicas que distinguem um processo, um profissional ou, como é mais comum, uma empresa.

Além de gerar destaque sobre os concorrentes, esse diferencial busca gerar resultados únicos para o cliente, atendendo-o de forma ainda mais completa. Na contabilidade, o diferencial competitivo representa ir além da atuação contábil tradicional. 

Embora os pilares e as boas práticas devam ser observados, é possível agir de modo diferente. Portanto, o desafio na contabilidade consiste em buscar soluções para as novas demandas dos clientes e executá-las de maneira única. Assim, há como incrementar os resultados.

Por que o diferencial é importante para o escritório de contabilidade?

Tão relevante quanto entender o conceito de diferencial competitivo é compreender quais são os impactos que ele pode causar no seu escritório contábil.

O primeiro efeito é se destacar da concorrência. Considerando que, em março de 2021, mais de 516 mil profissionais de contabilidade tinham registro ativo, o mercado é bastante competitivo. Logo, oferecer o que outros escritórios e profissionais não têm gera uma vantagem importante.

Um bom diferencial competitivo também fortalece o negócio. A satisfação dos clientes tende a ser maior, o que leva a um aumento da fidelização e mais previsibilidade financeira. Sendo assim, ganha-se robustez no mercado contábil.

Aliado a um planejamento estratégico eficiente, o diferencial competitivo ajuda o escritório contábil a conquistar um crescimento exponencial. Portanto, é um dos elementos de sucesso e de fortalecimento no mercado.

Como definir e usar seu diferencial competitivo?

Agora que você sabe o que é o diferencial competitivo, é preciso entender como encontrá-lo ou criá-lo em seu escritório contábil. 

O processo envolve algumas etapas. Nesse sentido, descubra como encontrar e aproveitar o diferencial competitivo na contabilidade!

Faça uma pesquisa junto aos clientes

Antes de pensar em desenvolver um elemento único para o seu escritório, vale a pena saber que ele já pode existir — e apenas não ser percebido. Para descobrir se é esse o caso, é interessante realizar uma pesquisa de mercado junto aos clientes atuais e até com ex-clientes.

A ideia é questioná-los sobre o que os atraiu para o seu escritório e o que eles acreditam ser o principal destaque da empresa. Caso um elemento apareça na maioria ou em todas as respostas, há um indício de um diferencial que pode ser trabalho e fortalecido.

Analise os concorrentes

Se não houver um diferencial claro ou se o objetivo for criar outro elemento competitivo mais forte, é importante avaliar o que fazem os principais concorrentes de mercado.

Talvez não seja possível se diferenciar dos mais de 500 mil profissionais da área. Porém, há como se destacar de quem busca os mesmos clientes que você. Logo, é interessante saber o que outros escritórios têm feito — e que, portanto, não se caracteriza como diferencial.

Principalmente, é fundamental compreender o que os outros escritórios não têm feito. Isso traz a oportunidade de preencher certas lacunas para o público e, assim, conquistar mais clientes.

Avalie o portfólio de serviços

Depois da análise externa é hora de olhar para dentro do escritório. Um dos aspectos mais importantes é o portfólio de serviços, que deve ser capaz de atender às necessidades específicas do seu público de interesse.

Além de serviços tradicionais, vale a pena investir em atividades mais completas. Com a contabilidade online e digital, por exemplo, é possível eliminar o papel e fazer tudo com ajuda da internet. Como muitos escritórios ainda atuam apenas de forma física, esse pode ser um destaque.

Também é o caso de pensar em serviços complementares, como BPO financeiro, contabilidade consultiva e outros aspectos semelhantes. Ao oferecer um conjunto de soluções, os clientes podem encontrar tudo em um só lugar. 

Considere definir um nicho

Dependendo do nível de competição do mercado ou da parcela do público que seu escritório deseja alcançar, pode ser o caso de definir o diferencial competitivo com base em um nicho. Nesse cenário, vale a pena encontrar uma área de interesse e no qual sua empresa se destaque.

É possível tanto focar em um setor específico da economia quanto em atividades contábeis — como perícia contábil ou auditorias internas. Para atuar de forma segmentada, entretanto, é fundamental oferecer um serviço de qualidade acima da média, o que aumentará o valor agregado.

Otimize a experiência do cliente

Além dos processos, o diferencial competitivo está na experiência e no relacionamento com o cliente. Afinal, muitos clientes não recebem o suporte necessário por parte da contabilidade, o que diminui o nível de satisfação. Ao focar nessa questão, é possível sair à frente dos demais.

Uma experiência otimizada inclui pontos como resposta ágil, disponibilidade por parte dos profissionais, atendimento personalizado e entrega acima do contratado. Portanto, devem-se considerar todos esses elementos para que as pessoas busquem você e fidelizem.

Utilize uma plataforma para contadores

Depois de pensar nesses aspectos, não se esqueça de um diferencial importante: o uso da tecnologia. Os escritórios contábeis que permanecem sendo majoritariamente manuais têm perdido relevância para os negócios digitais, então é preciso investir nisso.

Contar com uma boa plataforma para contadores é de grande utilidade, já que permite que você tenha todos os dados na nuvem e ganhe eficiência e produtividade. Também favorece o contato com o cliente, a troca rápida de dados e a abordagem personalizada.

Com essas informações, você tem toda a condição de definir e aproveitar seu diferencial competitivo na contabilidade. Portanto, use esse conhecimento para criar o recurso que pode ajudar seu escritório a chegar mais longe!

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