Contabilidade consultiva: 5 motivos para se tornar um parceiro estratégico do seu cliente

por | Contabilidade Consultiva

Um dos grandes desafios enfrentados pelos escritórios contábeis é manter a competitividade no mercado entre tantos profissionais. Com a transformação digital, inovação e mudanças nos negócios, é preciso saber encontrar oportunidades. Você já conhece a contabilidade consultiva?

Ela é uma forma de atuação que pode trazer o diferencial que o seu escritório precisa. Aqui, o foco não é apenas prestar serviços ao cliente, mas se tornar um verdadeiro parceiro estratégico. Por isso, se você ainda não conhece essa possibilidade, precisa acompanhar a tendência. 

Tem interesse no assunto? Continue a leitura para saber mais sobre contabilidade consultiva e conhecer 5 motivos para se tornar um parceiro estratégico para seus clientes!

O que é contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva é um modelo diferenciado de trabalho. O contador não se limita a atuar no cumprimento das obrigações, esclarecimento de dúvidas e suporte nas tarefas burocráticas dos clientes. 

Mesmo que registros financeiros e cálculos de impostos sejam importantes, é preciso ir além.  O objetivo é apresentar uma atuação estratégica, trabalhando como consultor para a empresa. Isso é feito com base nos dados e informações que o contador tem acesso ao realizar as suas funções. 

Assim, ele interpreta os registros para auxiliar os clientes na tomada de decisão. Para isso, o escritório de contabilidade precisa contar com soluções tecnológicas. 

É necessário ter como armazenar e interpretar os dados com agilidade, por exemplo. Assim, uma plataforma de gestão costuma ser uma solução essencial para o trabalho consultivo. 

Quais são os diferenciais dessa modalidade de atuação?

O principal diferencial é, exatamente, a possibilidade de se tornar um verdadeiro parceiro do cliente. É comum que as empresas tenham uma visão mais limitada ou encontrem dificuldades para interpretar alguns dados. Por outro lado, o contador consultivo consegue solucionar a questão.

Ele tem conhecimentos técnicos abrangentes para fazer a análise dos dados da empresa. Em especial quando já existe uma parceria de trabalho. Portanto, é possível identificar informações de qualidade, oportunidades e eventuais problemas com mais facilidade.

A partir disso, o profissional consegue realizar diversas tarefas consultivas, que darão suporte para o desenvolvimento do negócio do cliente. Por exemplo:

  • projeções para o médio e longo prazo;
  • possibilidades de reduzir custos fiscais, com folhas de pagamentos e outros, de maneira legal;
  • identificação de oportunidades de negócio e de investimento;
  • indicação de problemas (atuais ou futuros), agilizando a implementação de soluções;
  • suporte em contratações trabalhistas, especialmente sobre modalidade de contrato e boas práticas;
  • orientação ao cliente sobre todas as informações relevantes, ajudando nas decisões. 

Ou seja, o contador vai além da conferência de documentos, cálculos e verificações sobre as obrigações empresariais. Ele se torna um consultor, que oferecerá dados e ajudará a empresa na avaliação de medidas que podem ser adotadas. E embasam, assim, a tomada de decisão.

5 motivos para aplicar a contabilidade consultiva no seu escritório

Você já conheceu os diferenciais da atuação consultiva. Mas conseguiu entender por que vale a pena se tornar um parceiro estratégico do seu cliente? 

Para esclarecer, veja 5 motivos para implementar a contabilidade consultiva no seu escritório de contabilidade!

1. Oportunidade para ampliar os serviços prestados

Ao se preparar para atuar como contador consultor, o profissional amplia as oportunidades de trabalho. Isso aumenta a gama de serviços prestados ao cliente, que podem se converter em mais contratos e fontes de renda. 

Quer um exemplo? Uma das tendências na contabilidade consultiva é o BPO Financeiro — basicamente, uma terceirização do setor. O BPO contábil é recorrente, mas a ampliação do serviço traz mais possibilidades.

Nesse caso, há mais profundidade ao lidar com as questões financeiras da empresa. Unindo isso aos dados contábeis, o contador consegue oferecer um serviço abrangente para o cliente. Assim, você pode atrair um novo público e, também, ampliar os contratos ativos com mais serviços. 

2. Criação de relacionamento mais próximo ao cliente

Na contabilidade, o consultor consegue criar um relacionamento mais próximo do cliente. Tendo em vista que é preciso avaliar e debater diversos pontos da gestão do negócio, as relações passam por mudanças. Geralmente, ao perceber os resultados da atuação, o cliente aumenta a confiança. 

Com o tempo, é comum que a visão da empresa mude, enxergando cada vez mais o contador como figura essencial, muito além das obrigações legais. Contudo, isso exige que o profissional trabalhe bastante a abordagem e a comunicação.

É necessário saber ouvir, para identificar dúvidas e possíveis problemas, e conseguir oferecer soluções que sejam interessantes. Tudo isso refletirá no relacionamento e no sucesso do trabalho como consultor. 

3. Geração de valor e diferenciais no mercado

Quem deseja crescer profissionalmente deve buscar maneiras de se diferenciar no mercado. Um dos pontos essenciais para isso é saber como gerar valor para o cliente. A consultoria consegue atuar exatamente nesse sentido. 

Com a análise e interpretação dos dados, fazendo diagnósticos da empresa, é possível fazer previsões que ajudem a tomar decisões mais estratégicas. Ao perceber os resultados, o cliente enxergará mais valor no serviço. 

Logo, a contratação deixa de ser apenas uma obrigação legal. O serviço prestado se torna um investimento desejado e ainda mais vantajoso para a empresa. 

4. Maior atração e fidelização de clientes

Como resultado do diferencial apresentado e da ampliação dos serviços, o escritório consegue atrair mais clientes. Comprovando a qualidade do serviço e entregando valor aos empreendimentos acontece a fidelização. 

O escritório e os profissionais envolvidos ganham mais autoridade, desenvolvendo melhor a imagem no mercado. O resultado costuma ser o aumento de contratos ativos e, até mesmo, da sua duração. Desse modo, a atuação consultiva colabora com as estratégias de vendas. 

5. Aumento da receita do escritório contábil

Se os outros motivos não foram suficientes para convencer você, avalie os impactos que eles trazem para a receita do escritório. Com as vantagens citadas, é comum que os lucros aumentem e, até mesmo, aconteça uma redução de custos. 

A contratação de ferramentas tecnológicas que viabilizem o trabalho como consultor também traz impactos na produtividade. Por consequência, a otimização de processos pode reduzir as despesas e aumentar os lucros. Assim, essa é uma oportunidade de ampliar os ganhos. 

Viu só? Conhecendo 5 motivos para ser um parceiro estratégico do cliente, fica mais fácil entender as vantagens da contabilidade consultiva. Então avalie essa alternativa para o seu escritório e invista no diferencial!

Quer saber como colocar a estratégia em prática? Aproveite para conferir 5 passos para implementar a contabilidade consultiva!

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