fbpx

Nos artigos anteriores, você entendeu o conceito da contabilidade consultiva e viu as diferenças entre ela e a forma tradicional de prestar serviços contábeis.

Neste post – o terceiro de uma série completa sobre o tema, a ideia é aprofundar as vantagens da contabilidade consultiva — tanto para o trabalho do contador quanto para as empresas que o contratam. Então, aproveite para continuar conosco e saber mais sobre como a estratégia pode lhe auxiliar e impulsionar seus resultados.

A seguir, você conhecerá 6 das principais vantagens e benefícios de adotar o papel de consultor na sua rotina. Confira a partir de agora!

1. Permite utilização eficiente dos recursos do contador

Uma das principais vantagens da visão de consultor acontece no próprio escritório de contabilidade: ela proporciona um uso mais eficiente dos seus recursos. Contadores que trabalham dessa forma conseguem otimizar seu tempo e as ferramentas de trabalho.

Por exemplo, algo muito presente é a economia de recursos em atividades burocráticas. Afinal, é preciso sobrar tempo para tarefas mais estratégicas, como a interpretação de dados e as reuniões de planejamento com os clientes.

O intuito é superar a visão de que o contador dedica toda a sua rotina de atuação para organização de documentos e cálculos contábeis. Embora sejam atividades fundamentais, a essência do trabalho diferenciado do profissional especialista em contabilidade é auxiliar na tomada de decisões.

Então, adotar a contabilidade consultiva traz vantagens no sentido de otimizar seu tempo e distribuir os recursos com mais eficiência. Uma forma de alcançar tal objetivo é utilizar a tecnologia para automatizar processos mais simples.

O uso da tecnologia permite economizar muito tempo na troca de documentos entre contador e clientes, por exemplo. Encaminhá-los através da nuvem e utilizar uma plataforma de gestão contábil torna tudo mais simples e permite que você entregue maiores – e melhores – resultados.

2. Auxilia o cliente no planejamento estratégico

A principal meta de um contador que se utilize da contabilidade consultiva é oferecer aos seus clientes um diferencial em relação ao planejamento estratégico do negócio deles. Você deve ter em mente que é especializado em um conhecimento que poucas pessoas compreendem a fundo.

Ou seja, seu papel é bem maior do que deixar as obrigações fiscais em dia ou registrar as informações financeiras da empresa frequentemente. O que se faz com os dados obtidos é que o diferencia — e gera valor para seus clientes.

Um profissional de contabilidade com viés consultivo pode promover muitos insights e ajudar a desenvolver ideias que impulsionem os resultados da empresa. Afinal, tudo em um negócio está relacionado às condições financeiras dele, certo?

Sendo assim, a contabilidade está na essência de qualquer empresa. Veja algumas das particularidades que você pode ofertar aos clientes:

  • Oferecimento de informações de qualidade para a gestão fiscal e financeira;
  • Análise de oportunidades de investimentos;
  • Identificação de possibilidades para redução de custos e aumento da margem de lucro;
  • Suporte na tomada de decisões sobre estoque, vendas e outros setores relevantes;
  • Organização e otimização do pagamento de obrigações tributárias;
  • Realização de projeções para o negócio no médio e longo prazo.

3. Promove redução de custos para as empresas

Sem dúvida, a redução de custos é uma das vantagens que mais chamam a atenção dos clientes acerca da contabilidade consultiva. Afinal, qual empresa no mercado não está interessada em manter ou ampliar suas atividades gastando menos?

Um dos profissionais mais indicados para encontrar formas de fazer isso é exatamente o contador — que entende de inúmeros processos relacionados ao dinheiro, ao empreendedorismo e à adequação diante de regras e normas brasileiras.

Ter consultoria com um contador permite que muitos empreendedores consigam, de forma lícita, diminuir seus custos com tributos, por exemplo. Além disso, é possível avaliar as informações contábeis para encontrar oportunidades nas contas da empresa.

4. Contribui para a manutenção dos negócios

No Brasil, o número de empresas que fecham em até 5 anos depois da criação é alarmante. Entre vários motivos, o problema se deve à falta de experiência de empreendedores em relação a questões contábeis e fiscais.

Mais do que vender produtos ou serviços e administrar uma empresa, o empreendedor precisa ter profissionais com quem contar para organizar seu negócio da melhor forma. Entre eles, o contador tem papel fundamental.

A contabilidade consultiva permite que seja possível, por exemplo, identificar dificuldades financeiras na empresa, sendo capaz de encontrar soluções que evitem que o problema se agrave. Consequentemente, o negócio se mantém no mercado e pode crescer.

5. Oferece mais valor para os clientes

O contador também é um empreendedor, seja ele profissional autônomo ou atuante em um escritório de contabilidade. É sempre importante pensar em quanto de valor está sendo oferecido aos seus clientes, para que você siga ampliando sua atuação.

Contribuir para a satisfação das empresas que lhe procuram é mais uma das vantagens da contabilidade consultiva. Ainda que o cliente busque um contador apenas para cumprir as obrigações fiscais, você pode mostrá-lo como seu valor vai além.

A atuação mais ampla e a interpretação adequada das informações contábeis logo mostrará aos seus clientes o que eles ganham ao investir em contabilidade consultiva. Encontrando mais valor no serviço, a tendência é que eles deem cada vez mais espaço ao contador na empresa.

6. Traz destaque ao escritório de contabilidade

O que você faria se um prestador de serviço oferecesse à sua empresa oportunidades de reduzir custos, aumentar margem de lucro e potencializar os resultados? Certamente, sua postura seria de valorizar o profissional, não é?

Os empreendedores estão constantemente procurando por pessoas que sejam úteis no desenvolvimento de suas empresas. Logo, valorizam e se tornam clientes fieis de profissionais que conseguem entregar diferenciais assim.

Por isso, o destaque ao escritório de contabilidade ou ao seu trabalho como autônomo é mais uma vantagem de quem atua com contabilidade consultiva. Exercer um papel estratégico e fornecer caminhos para que seus clientes enriqueçam também lhe traz resultados financeiros.

O esperado é que você fidelize os clientes e tenha cada vez mais procura. Além disso, os serviços consultivos apresentam um preço maior do que a contabilidade tradicional. Afinal, se entregam mais valor, é natural que os honorários sejam maiores.

Os contadores são profissionais centrais para a saúde financeira e o sucesso do negócio. Então, é preciso assumir seu papel. Utilize a contabilidade consultiva para deixar claro aos clientes o quanto eles podem ganhar ao contratar um serviço especializado e complexo!

Você está chegando ao último conteúdo da nossa série. Continue acompanhando o blog, pois no próximo artigo daremos dicas para implantar a estratégia no seu escritório. Não deixe também de conhecer o que a plataforma da Osayk pode lhe oferecer!

Preencha o formulário abaixo e dê um importante passo em direção ao sucesso do seu escritório de contabilidade!

 


Comentários

Leia o post anterior:
Contabilidade consultiva x contabilidade tradicional: quais as diferenças?

Nossa série de artigos sobre contabilidade consultiva teve início explicando do que se trata e como funciona essa estratégia contábil....

Fechar