fbpx

Você sabia que a fidelização de clientes é um conceito vital para um escritório de contabilidade? Investir nessa prática, na verdade, é fundamental para os profissionais de qualquer área. Afinal, ela vai ao encontro das necessidades atuais dos consumidores.

Nos dias atuais, a busca por soluções e serviços ultrapassa o preço. Ela engloba a personalização, um atendimento de qualidade e os diferenciais do negócio. Para alinhar seu escritório a todos esses fatores, vale a pena saber mais sobre o tema.

Continue a leitura e confira 4 dicas para fidelizar clientes na contabilidade!

O que é a fidelização de cliente?

Inegavelmente, um dos principais fatores de sucesso de um negócio é sua previsibilidade de faturamento. Esse ponto traz segurança à organização, além de permitir que a empresa contábil se mantenha em um ciclo saudável de crescimento.

Contudo, para atingir a estabilidade, é preciso ter clientes constantemente comprando e contratando os serviços do escritório de contabilidade. Ou seja, é necessário contar com consumidores que permitam a previsão.

Em suma, é disso que se trata a fidelização. Ela garante que os clientes que você já tem se mantenham ligados ao negócio. Significa que eles devem estar cientes do valor que você oferta e reconhecer os seus diferenciais.

Por que ela é tão importante?

Não é de hoje que as organizações percebem, cada vez mais, a relevância da qualidade sobre a quantidade. Ainda que seja importante ter um bom número de clientes entrando no negócio, pode ser ainda mais relevante encontrar os clientes certos. Ou seja, aqueles que ficam.

Com o passar dos anos — e com as mudanças no perfil do consumidor, gestores e líderes começaram a perceber que de nada adiantava atrair diversos clientes se eles não voltavam ao negócio.

Isso porque, além de atrapalhar a estabilidade do escritório, a atitude ainda culminava em um fluxo de caixa inseguro. Em vista disso, passaram a investir em ir além da prospecção.

Hoje, apostar em uma estratégia de fidelização de clientes que retenha e encante é imprescindível. É essa atitude que permite que um escritório de contabilidade se destaque no mercado, otimizando a solidez de sua imagem.

Quais as vantagens de conhecer seu público?

Conhecer seu público é imperativo para saber como fidelizar clientes. Sem isso, não é possível direcionar os esforços. Em consequência, as necessidades de personalização, atendimento de qualidade e diferenciais não serão atendidas.

Ao conhecer o público, também é possível entender seus diferentes graus de fidelização. Assim, os responsáveis pelo marketing do escritório de contabilidade podem desenvolver estratégias mais efetivas.

Segundo Kotler, mestre do marketing, existem quatro graus de fidelização de clientes. São eles: os infiéis (que não têm preferência), os inconstantes (que mudam constantemente de marca), os divididos (que contam com 2 ou 3 marcas diferentes) e os convictos (ou fiéis).

Aqueles que almejam solidez devem buscar pelo último grau. Ao fazerem isso, garantem benefícios como:

  • menor custo de aquisição de clientes;
  • garantia de faturamento recorrente;
  • maior ticket médio;
  • fortalecimento da marca;
  • satisfação do consumidor.

Qual a diferença entre a fidelização e satisfação do cliente?

Como você viu, a satisfação do consumidor é indispensável para o negócio. Porém, alguns contadores se confundem em relação à relevância do termo para a fidelização. Isso porque acreditam que manter um cliente satisfeito é suficiente para fidelizá-lo — e não é bem assim.

A transformação digital e o aumento do acesso à internet fizeram com que o consumidor atual tivesse sempre mais de uma opção de serviço em mãos. Por sua vez, a realidade aumentou a competitividade das mais diversas áreas.

Na busca por se manterem relevantes, as empresas contábeis passaram a ofertar cada vez mais valor e qualidade ao público. Ao mesmo tempo, os clientes se tornaram ainda mais e mais exigentes.

Diante disso, satisfazer o consumidor não é mais considerado um diferencial. É uma obrigação para se destacar perante a concorrência! Logo, é possível afirmar que a fidelização está acima da satisfação. E é preciso inovar para alcançá-la.

Como montar uma boa estratégia para a fidelização de clientes?

Sabendo a importância da fidelização de clientes, é hora de conhecer 4 dicas que o ajudam a garanti-la no escritório contábil.

Confira!

1.      Capacite a equipe

O primeiro passo para fidelizar clientes é alinhar os colaboradores. Eles devem estar a par dos valores da organização. Além disso, precisam conhecer o público e suas necessidades. Por fim, devem saber lidar com ele.

Reúna a equipe e certifique-se de que todos conheçam esses pontos. Você pode fazer isso por meio de palestras, workshops, reuniões semanais ou treinamentos externos. Seja como for, aposte em realizar novos ciclos de capacitação de tempos em tempos.

2.      Priorize um atendimento diferenciado

Com os membros do escritório contábil alinhados, é hora de trabalhar o atendimento. É ele que permitirá que os consumidores tirem suas dúvidas, comuniquem-se com o negócio e compreendam o valor da marca.

Lembre-se de que um atendimento de qualidade não se limita ao pessoal. É preciso ofertar qualidade também nas redes sociais, no site, no blog e em quaisquer outros canais de comunicação. Ao solidificar tal aspecto, a fidelização tenderá a ser mais simples.

3.      Construa uma boa reputação

Certifique-se de que a imagem de seu escritório seja sólida. Isso significa tratar os clientes com responsabilidade, transparência e eficiência. Cuide de sua reputação, gerencie crises cuidadosamente e coloque-se no lugar de seus consumidores.

Ao seguir esses passos você garante que a empresa seja conhecida no mercado como uma organização que oferta qualidade e honestidade ao público. Assim, a motivação para clientes se tornarem fiéis é maior.

4.      Atente aos feedbacks

Por fim, não deixe de ouvir o principal envolvido no sucesso do escritório: o consumidor. Para isso, colete feedbacks online e pessoalmente – se for o caso. Eles permitirão que você saiba quais são os pontos fortes do negócio e o que precisa ser melhorado.

Com as dicas que viu neste conteúdo, será possível aumentar a qualidade do atendimento e ter a fidelização de clientes como sua aliada no processo de expansão e crescimento contínuo do seu negócio!

Quer descobrir serviços que otimizam seu trabalho como contador? Que tal conhecer a plataforma da Osayk?

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários