fbpx

Saber como montar um escritório de contabilidade é o objetivo de muitos profissionais. Afinal, nem sempre as oportunidades do mercado de trabalho são suficientes para atingir as metas de carreira. Além disso, é comum ter o sonho de ter o próprio negócio.

Independentemente do motivo, se você deseja abrir um escritório de contabilidade, precisa entender as etapas necessárias e as dicas para concluí-las. É natural que surjam dúvidas e desafios nessa jornada.

Por isso, preparamos um conteúdo para mostrar como montar um escritório de contabilidade sem erros. Confira!

Passo a passo: como montar um escritório de contabilidade?

Para explicar o que precisa para abrir um escritório de contabilidade, você verá um passo a passo indicando os principais pontos de atenção durante o processo.

Tenha um bom plano de negócios

Você deve começar montando um plano de negócios. Esse é o primeiro passo para iniciar qualquer empreendimento. Para isso, é preciso avaliar diversas questões para desenvolver as estratégias de atuação. Por exemplo:

  • situação e oportunidades do mercado;
  • tipos de serviços que serão prestados;
  • público-alvo — pessoas físicas ou jurídicas, porte das empresas etc.;
  • investimento inicial necessário;
  • capital social e capital de giro;
  • projeção de custos e entradas.

Para conseguir desenvolver o planejamento, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado. Os resultados podem mostrar áreas que demandam mais profissionais e necessidades dos clientes que ainda não são bem atendidas na sua região.

Em complemento, é interessante planejar a parte financeira, considerando a necessidade de levantar fundos para o capital de giro. Também há custos relacionados à contratação de funcionários, aquisição de equipamentos e ao espaço — como aluguel, energia, etc.

Entenda os requisitos necessários

Antes de iniciar a parte prática para ter seu escritório de contabilidade, avalie todos os requisitos necessários para a tarefa. O processo exige diversas etapas burocráticas e varia de acordo com a localidade, já que muitas normas dependem da prefeitura.

Para ajudar, listamos algumas questões que merecem atenção para agilizar o procedimento e evitar erros:

  • monte o contrato ou estatuto social;
  • obtenha o CNPJ da empresa;
  • verifique os procedimentos na junta comercial;
  • pesquise os trâmites exigidos pela prefeitura, como alvarás e licenças.

Basicamente, você pode pensar em como atenderia o seu cliente nesse tipo de processo. Lembre-se de que muitas empresas procuram os contadores para lidar com toda a parte burocrática ao abrir uma empresa.

Faça o registro no CRC da sua região

O registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade) é uma etapa importante para regularizar o escritório. Nele, um contador assume a responsabilidade técnica sobre a empresa.

A inscrição é feita no estado onde será aberto o escritório e o procedimento varia em cada localidade. Em geral, os sites do CRC de cada estado apresentam o funcionamento do processo, assim como a lista de documentos necessários.

Um ponto de atenção é a inscrição do contador no órgão de classe para exercer legalmente a profissão. Sem ela, não será possível obter o registro do escritório no CRC.

Consequentemente, as atividades do escritório serão irregulares e o profissional pode sofrer punições. Cabe esclarecer que essa é uma contravenção penal, que leva à prisão ou à aplicação de multa.

Organize a estrutura do escritório

Você já pensou em como será a estrutura do espaço de trabalho? É mais uma demanda fundamental ao decidir como montar um escritório de contabilidade. Para começar, defina a localização, o que inclui decidir se terá um espaço físico ou apenas atendimento online.

Em escritórios, é importante estar próximo aos centros comerciais para facilitar a busca dos clientes. Além disso, avalie os trajetos que serão necessários no dia a dia, como Receita Federal, Junta Comercial, cartórios, prefeitura, entre outros estabelecimentos.

Depois, pense no espaço necessário para a empresa, com o número de salas para a equipe atuar, cozinha, recepção, arquivo e sala de reuniões. Se optar pelo home office, veja como encaixar tudo no ambiente disponível.

Por fim, adquira os equipamentos necessários para trabalhar. Por exemplo, computadores, materiais de escritório, mesas, cadeiras e demais mobílias. Não se esqueça de pensar na ergonomia para evitar o desenvolvimento de lesões durante o trabalho.

Contrate a equipe de trabalho

Quando avaliar o que você precisa para abrir um escritório de contabilidade, lembre-se da equipe de trabalho. Contratar colegas contadores, recepcionistas e outros profissionais é importante para o atendimento ao cliente e a realização de todas as tarefas no prazo.

Aqui, a dica é analisar quais são as necessidades iniciais do escritório para definir o número de pessoas na equipe. Em seguida, determine os critérios para contratação, como qualificação, perfil e experiência.

Conte com uma plataforma para contadores

Ter processos bem estruturados é uma das chaves para o sucesso da atuação. Portanto, é importante buscar sistemas que auxiliem na rotina e permitam oferecer diferenciais aos clientes.

As ferramentas certas facilitam uma análise estratégica dos negócios, ampliando a atuação. Diante disso, pesquise opções de plataformas de gestão que ofereçam as funcionalidades que você precisa para trabalhar da melhor forma.

O uso da tecnologia traz benefícios importantes, como agilidade no serviço, redução de erros e mais agilidade no atendimento ao cliente. Dessa forma, refletirá no retorno obtido pelo escritório.

Vale a pena abrir um negócio online ou digital?

Você sabia que atualmente é possível abrir um escritório de contabilidade sem um espaço físico? A contabilidade online e a digital trazem soluções interessantes para os contadores e devem ser consideradas ao começar um negócio.

No primeiro caso, o foco é oferecer serviços pela internet, mas com características mais próximas ao modelo tradicional de atuação. Já a atuação digital é um conceito mais amplo, que abrange funcionalidades da contabilidade online, mas agrega mais funções.

Nela, a tecnologia tem um papel ainda maior, com ferramentas que permitam a apresentação de um serviço completo aos clientes. Ao optar por um dos modelos, eles podem ser tanto implementados no trabalho virtual quanto em escritórios físicos.

No serviço à distância, a equipe pode trabalhar em home office. Entre os benefícios proporcionados estão a redução de custos com estrutura e a superação de barreiras geográficas. Dessa maneira, é possível atingir um público maior e aumentar o número de possíveis clientes.

Nossas dicas sobre como montar um escritório de contabilidade esclareceram as suas dúvidas? Esperamos que elas ajudem a conquistar os seus objetivos profissionais. Coloque as orientações em prática ao começar sua empresa!

Você busca as melhores soluções para ter sucesso no empreendimento? Acesse o nosso site e conheça a plataforma Osayk para contadores!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários