fbpx

A influência da tecnologia no universo profissional — inclusive, na carreira de contador — é inegável. Se você leu o primeiro artigo desta série sobre contabilidade digital já viu que o papel da internet nesta profissão vai muito além da troca de e-mails ou mensagens instantâneas com clientes.

Os contadores e seus clientes se beneficiam da comunicação rápida, mas também da gestão mais eficiente de dados e da economia de tempo em atividades burocráticas. Assim, suas horas podem ser dedicadas ao viés estratégico.

Neste segundo post, você saberá mais sobre as principais diferenças entre contabilidade online e contabilidade digital. Embora sejam entendidas como sinônimos, ambas são bastante distintas.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é contabilidade online?

Os termos “online” e “digital” remetem a uma ideia semelhante de uso de tecnologia e da internet, certo? Com isso, eles acabam sendo confundidos em alguns cenários. Entretanto, existem diferenças importantes, na prática.

A contabilidade online utiliza sim a tecnologia para otimizar o trabalho do contador — mas, de modo geral, está limitada à agilidade na comunicação com os clientes. Embora essa seja uma vantagem relevante, não apresenta mudanças profundas na atuação profissional.

Contabilidade online representa a facilidade de organizar os documentos das empresas na nuvem. Ou seja, o cliente e o contador se comunicam pela internet e enviam a documentação importante online, arquivando por meio de softwares e plataformas.

O procedimento economiza recursos — como dinheiro e tempo. Afinal, não é mais necessário montar grandes malotes de documentos para envio. Além disso, o trabalho gasto em organização e arquivo diminui bastante.

A atuação do contador junto à empresa também se torna mais simples e rápida, pois é possível economizar tempo no recebimento e na análise de dados. Para os clientes, o acesso aos resultados do trabalho de contabilidade também se torna mais ágil.

Qual é o papel do contador online?

Não há dúvidas de que a utilização de um sistema em nuvem facilita a comunicação e torna a relação entre o contador e o cliente mais fluida. Mas, em alguns casos, a contabilidade online pode dar a impressão errada de que o contador não é tão necessário.

Afinal, o cliente ganha mais autonomia ao poder acessar um sistema sem precisar entrar em contato com o profissional sempre que tiver necessidade de obter um documento ou informação.

Não significa, entretanto, que o contador perde sua importância. É importante lembrar que o uso da tecnologia está facilitando apenas a agilidade na troca de informações — que continuam sendo produzidas pelo contador.

Ou seja, o profissional segue tendo sua relevância na empresa. Ele é responsável por funções centrais, como sempre. Ainda assim, muitos contadores têm resistência com a contabilidade online por causa da visão deturpada de que seu papel seria esvaziado.

O que é contabilidade digital?

A contabilidade digital pode ser uma resposta eficiente para profissionais que não queiram trabalhar apenas com as funcionalidades do online. Isso porque ela vai além da simples comunicação pela internet.

A contabilidade digital envolve mais funcionalidades, pois diz respeito à automatização de processos. Assim, o contador não tem somente a possibilidade de armazenar e enviar documentos através da nuvem.

Ele pode utilizar uma série de tecnologias para automatizar atividades rotineiras e economizar tempo e recursos com aspectos burocráticos. Um profissional que é menos exigido na burocracia tem melhores condições para se posicionar de forma estratégica na empresa.

Ou seja, quando o contador demanda menos tempo em tarefas técnicas, cálculos e outras atividades menos complexas, ele pode se dedicar mais à tomada de decisões. Assim, a contabilidade digital proporciona uma análise mais profunda dos dados.

Ela envolve programas de inteligência artificial que calculam os dados e disponibilizam as informações relevantes para você. É possível ter acesso a informações mais completas — de forma mais simples e com menos tempo.

Com os dados organizados e apresentados de maneira completa, o contador consegue otimizar as decisões, buscando sempre os melhores cenários para seus clientes. Por meio da plataforma para contadores que optem pela contabilidade, também é viável realizar simulações, projetar cenários e corrigir estratégias.

Quais são as diferenças entre contabilidade online e digital?

Como você viu, não é possível dizer que os dois termos – contabilidade digital e contabilidade online – significam a mesma coisa. Apesar de ambos utilizarem a funcionalidade da internet, a contabilidade digital apresenta muitos diferenciais em relação à online.

Quando analisada de perto, a contabilidade online se mantém próxima da forma tradicional. A principal mudança está na escolha pela comunicação por meio da internet — o que torna a relação com o cliente mais simples e ágil.

Por outro lado, a contabilidade digital se apresenta de forma diferente, pois agrega mais benefícios ao contador — que consegue coordenar melhor suas atividades e ter mais tempo para funções diferenciadas.

A maior diferença entre as duas está, então, na tecnologia agregada e, consequentemente, no papel que o contador exerce para a empresa. Com a contabilidade digital é viável trazer um serviço mais complexo e de maior valor para os clientes.

Contabilidade online ou contabilidade digital: qual escolher?

A escolha entre contabilidade online ou digital depende de cada contador e dos serviços que ele costuma oferecer. Talvez, a contabilidade online pode ser útil para quem atende empresas de menor porte ou presta serviços específicos.

De outro lado, a contabilidade digital pode ser uma oportunidade para que você agregue maior valor ao seu trabalho e faça seu negócio avançar, atendendo os clientes em suas necessidades mais complexas. Afinal, as empresas se beneficiam muito desta contabilidade estratégica.

Independentemente da sua escolha em relação às duas possibilidades, certamente vale a pena investir em alternativas que possam elevar o seu negócio a outro nível, certo? Por isso, apostar na tecnologia para o seu escritório de contabilidade sempre será a melhor opção.

Tenha em mente que as empresas estão cada vez mais interessadas em soluções tecnológicas que ajudem a diminuir custos ou aumentar seus lucros. Assim, escritórios de contabilidade e contadores que não adentram no universo online e digital acabam correndo o risco de ficar para trás.

É importante, portanto, se atualizar e adaptar sua profissão às mudanças. E, para oferecer mais ao seu cliente – construindo um papel cada vez mais estratégico na companhia, a contabilidade digital pode ser a melhor opção para você!

Concluindo

Neste artigo, você descobriu o que é a contabilidade online e quais são as principais diferenças entre ela e a contabilidade digital. E agora ficou muito mais fácil escolher qual é a melhor opção para o seu escritório, certo?

Então aproveite este conteúdo para planejar melhor o seu trabalho, agregar mais valor ao seu público e conquistar cada vez mais clientes com a contabilidade digital!

Está gostando de acompanhar esta série completa sobre o tema? Continue acompanhando nosso blog e descubra as principais vantagens e benefícios da contabilidade digital em nosso próximo artigo!

Se você é um contador e está procurando uma plataforma para o seu escritório preencha o formulário abaixo e um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:

 


Comentários

Leia o post anterior:
Contabilidade digital: o que é e como funciona?

Contabilidade digital: o que é e como funciona? A internet e os mecanismos tecnológicos evoluem rapidamente e trazem transformações em...

Fechar