5 Passos para implementar a contabilidade digital

Você chegou ao último conteúdo da nossa série de quatro textos sobre contabilidade digital. Nos artigos anteriores, foi possível conhecer esta modalidade, saber como se dá seu funcionamento e identificar as principais vantagens da contabilidade digital para contadores e clientes. Agora, você provavelmente se convenceu de que escritórios e contadores não podem ficar de fora […]

contabilidade digital

Neste post você vai encontrar:

Você chegou ao último conteúdo da nossa série de quatro textos sobre contabilidade digital. Nos artigos anteriores, foi possível conhecer esta modalidade, saber como se dá seu funcionamento e identificar as principais vantagens da contabilidade digital para contadores e clientes.

Agora, você provavelmente se convenceu de que escritórios e contadores não podem ficar de fora da revolução que a internet e a tecnologia estão trazendo a este segmento, certo? Então, este é o momento de descobrir como implementar a solução no seu escritório.

Continue a leitura e confira 5 passos essenciais para fazer da contabilidade digital uma realidade no seu trabalho — e saiba como escolher as melhores tecnologias nesta jornada!

1. Avalie as oportunidades do mercado

Qualquer decisão a ser feita no seu trabalho como autônomo ou no seu escritório deve estar baseada na avaliação do mercado. Afinal, o setor de contabilidade tem oportunidades diferentes e é preciso entender como aproveitá-las.

Além disso, as soluções tecnológicas oferecidas por diversas empresas também serão distintas. Logo, é importante que você saiba do que precisa ou o que deseja agregar no seu trabalho para conseguir escolher as melhores alternativas para o seu caso.

Sem dúvida, o mercado atual apresenta possibilidades diferenciadas para quem utiliza a tecnologia. Nos demais posts da nossa série de textos você viu o quanto os clientes de contabilidade procuram e se beneficiam de escritórios digitais.

Seu desafio, então, é perceber as particularidades do seu mercado ou do seu nicho para que possa agregar ainda mais valor ao trabalho que realiza ou que pretende realizar, já que a tecnologia pode lhe ajudar a modificar sua forma de atuação no setor.

2. Conheça seu público

Junto com a análise do mercado, é relevante também pensar sobre o seu público — o que você já atende e deseja migrar para o digital ou aquele que pretende conquistar com a nova forma de trabalho.

Conhecer o público é essencial para planejar o seu negócio, a comunicação com os clientes, o marketing e tudo o mais que tem relação com o seu trabalho. Inclusive, claro, a implementação da contabilidade digital.

Ao avaliar as necessidades dos seus clientes é possível escolher tecnologias que sirvam bem a elas. Além disso, você consegue apresentar a eles as vantagens da digitalização com mais eficiência, mostrando como a estratégia resolverá os problemas da empresa.

De modo geral, empresários que já estão na cultura digital valorizarão a mudança no seu negócio. Afinal, eles certamente contam com a tecnologia em outros processos e gostarão muito de ter a contabilidade facilitada.

Em contraponto, podem existir clientes que não têm a mesma familiaridade com o universo online e prefiram o atendimento tradicional. Você não tem que deixar de atendê-los. O escritório digital pode ser um diferencial, mas não precisa ser a única forma de trabalho.

3. Desenvolva familiaridade com a tecnologia

Acabamos de falar sobre a familiaridade dos seus clientes com a tecnologia. De fato, tal característica influenciará na maneira como eles se relacionarão com a contabilidade digital. Mas é preciso pensar também na sua própria relação com os recursos tecnológicos.

Como ela está? Você já tem a prática de utilizar a internet para se comunicar com os clientes, por exemplo? Tem familiaridade com a utilização de plataformas específicas, consegue aprender rapidamente suas funcionalidades?

Pensar sobre o assunto é importante para considerar seu processo de adaptação. Sempre há um período de treino até conseguir utilizar uma nova ferramenta. Para quem já tem a tecnologia no dia a dia pode ser mais fácil se adaptar.

Contudo, se você não tem o hábito ainda, não precisa se preocupar. As plataformas de gestão contábil são intuitivas e costuma ser fácil aprender suas funções e recursos. Além disso, eles contam com o suporte da empresa que os negociam.

Se você tem sócios ou funcionários no seu escritório, vale a pena também pensar no treinamento deles para uso da tecnologia. A mudança nas ferramentas deve ser acompanhada da transformação da cultura organizacional — para uma mais moderna e tecnológica.

4. Escolha a melhor solução em contabilidade digital

Apesar de a contabilidade digital gerar inúmeras vantagens para o seu trabalho, não é qualquer tecnologia que será capaz de fazer isso. É necessário fazer a escolha com muito cuidado, baseada na análise das necessidades do seu escritório e dos seus clientes.

Existem diversas opções de softwares e plataformas disponíveis. Então, o contador precisa ficar atento à qualidade oferecida por cada um.

Lembre-se de que a maior parte do seu trabalho depende de uma boa ferramenta. Afinal, a comunicação com os clientes, a gestão de documentos e a análise de dados são mediadas por esta plataforma.

Como você viu ao longo da nossa série de conteúdos, a contabilidade digital não significa apenas informatizar documentos na nuvem ou conversar com os clientes por e-mail ou aplicativo de mensagens instantâneas. A plataforma contábil oferece inúmeras funções importantes.

Por isso, demanda o cuidado de saber se a plataforma de seu interesse é robusta e apresenta uma estrutura eficiente, com tudo funcionando de forma adequada. É preciso confiar na ferramenta.

As soluções de contabilidade digital da Osayk atendem às necessidades do contador da melhor forma. Elas facilitam a gestão financeira de empresas, permitem o registro e envio de informações rapidamente e agilizam a entrega das obrigatoriedades contábeis.

5. Incorpore a tecnologia na sua proposta

Depois de transformar a cultura do seu trabalho ou empresa contábil, você não pode deixar de incorporar o diferencial na sua proposta de valor. Afinal, a tecnologia agrega mais valorização para o seu serviço.

Então, será hora de construir uma nova proposta, modificando os preços cobrados de acordo com os benefícios oferecidos para os clientes. Lembre-se de que a contabilidade digital é um investimento que gera bons retornos financeiros.

Nesse sentido, não se limite apenas a aumentar o preço cobrado pelos serviços. Mostre na proposta qual é o valor a mais que está entregando ao ter a possibilidade de um escritório contábil digital para seus clientes.

As vantagens são muitas: as empresas se comunicam de maneira mais rápida com o contador, conseguem economizar tempo e recursos no envio de documentos e têm soluções personalizadas e ágeis. Além disso, o contador passa a assumir um papel mais estratégico.

Chegando ao fim desta nossa série de conteúdos, você sabe agora tudo sobre a contabilidade digital e as oportunidades que ela oferece ao seu trabalho. Então não deixe de considerar o investimento para impulsionar seus resultados no mercado de contabilidade!

Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais:

WhatsApp
Telegram
Facebook
LinkedIn
Threads
Email
plataforma de contabilidade digital

Plataforma de contabilidade digital

A Osayk é a melhor plataforma para prestação de serviços contábeis online.  Agende uma demonstração gratuita.

Artigos que você pode gostar:

Você chegou ao fim das publicações disponíveis

Preencha o formulário e veja uma demonstração gratuita: