fbpx

Que a era digital tem como objetivo facilitar a nossa vida, disso todo mundo já sabe. Mas o que poucas pessoas sabem é que alguns serviços, como o de contabilidade, por exemplo, também podem ser otimizados por meio de ferramentas digitais.

Mas se você não sabe ao certo quais são as diferenças entre a contabilidade tradicional e a digital, não se preocupe. É especialmente sobre esse assunto que nós falaremos no post de hoje. Vamos lá. Boa leitura!

Afinal de contas, o que é a contabilidade digital?

Quando falamos sobre contabilidade digital, estamos nos referindo a um termo relativamente novo – assim como toda a era digital que nos rodeia. Isso porque, apesar de parecer que vivemos em um mundo altamente tecnológico já há muito tempo, se paramos para analisar, nos damos conta de que não faz tanto tempo assim.

Dessa forma, a contabilidade digital nada mais é do que uma espécie de modalidade de serviços contáveis que surgiu como uma resposta às necessidades de diversos segmentos de empresas. Afinal, se antes era possível esperar dias por um serviço simples de contabilidade, hoje isso já não pode mais ser cogitado. É preciso ser ágil para estar sempre à frente do mercado e, principalmente, da concorrência.

Como surgiu a contabilidade digital?

Como citado anteriormente, a contabilidade digital surgiu justamente como uma solução para as necessidades específicas que diversos segmentos vinham apresentando no que dizia respeito à contabilidade em si.

Com isso, os contadores começaram a entender que precisavam oferecer serviços inovadores, como a contabilidade consultiva, por exemplo. Bem como trazer tecnologias inovadoras para o ambiente de seus escritórios, caso desejassem se destacar perante a concorrência.

Que a contabilidade digital representa um grande avanço para a contabilidade como um todo, isso você já sabe. Mas afinal de contas, quais são os benefícios que esse tipo de contabilidade pode proporcionar? Existem realmente muitas diferenças entre a contabilidade digital e a contabilidade tradicional? Quais diferenças são essas?

Benefícios da contabilidade digital

Antes de falarmos sobre os benefícios da contabilidade digital, é preciso frisar que ela não tem como objetivo eliminar o papel crucial do contador, muito menos excluir as tão importantes rotinas contábeis. Muito pelo contrário, a contabilidade digital almeja apenas facilitar os processos que dizem respeito a esses aspectos, bem como promover a valorização do profissional da contabilidade.

Além disso, a contabilidade digital também pode proporcionar demais benefícios. Tais como:

– Redução significativa de custos;

– Acompanhamento do fluxo de caixa em tempo real;

– Agilidade e segurança nos processos;

– Escalabilidade e automação;

– Consultoria contábil;

– Aumento da execução e precisão de tarefas;

Ou seja, por meio da integração de sistemas e fazendo uso de softwares inteligentes, a contabilidade digital faz com que o contador possa dispor de mais tempo para exercer outras atividades também muito caras à sua rotina. Como a contabilidade consultiva, por exemplo.

E a contabilidade tradicional?

Quando falamos em contabilidade tradicional, estamos nos referindo ao tipo de contabilidade que faz com que as informações sejam repassadas aos agentes que estão externos à empresa. Como exemplo podemos citar: governo, fornecedores, bancos entre outros.

Assim, normalmente não existe uma integração de sistemas entre as outras partes da empresa com o setor responsável pela contabilidade. Com isso, é sempre necessária a existência de documentos físicos. Além da falta de otimização do tempo de trabalho dos profissionais, já que esses precisam se preocupar com um trabalho que, na contabilidade digital, é realizado por software.

Contabilidade digital x contabilidade tradicional: quais são as diferenças entre uma e outra?

Atendimento ao cliente

Pode-se dizer que uma das principais diferenças entre a contabilidade digital e a tradicional pode ser notada no que diz respeito ao atendimento ao cliente. Isso porque, quando ainda estão amparados pela contabilidade tradicional, os profissionais dispõem de pouco ou nenhum tempo para lidar, de fato, com os demais problemas de seus clientes.

O que deixa de acontecer quando passam a contar com a eficiência das ferramentas digitais aplicadas à contabilidade. Já que, como vimos anteriormente, a contabilidade digital ajuda a otimizar processos que antes eram feitos manualmente.

Serviços mais completos

Enquanto na contabilidade tradicional o papel do contador basicamente se resume a zelar por assuntos fiscais e informar o cliente a respeito de saldos, na contabilidade digital, a responsabilidade desse profissional passa a ser muito maior.

Isso porque ele também passa a ser responsável por ‘traduzir’ os dados provenientes das transações executadas por meio das ferramentas, de modo que possam ser entendidas pelos clientes. Por outro lado, o contador também passa a oferecer serviços muito mais completos aos seus clientes, já que passa a tomar a frente em decisões e estratégias administrativas.

Prazos e aumento da produtividade

O alongamento de prazos, sobretudo para a contabilidade, costuma ser bastante indesejado. Não é à toa, já que pode acabar repassando para o cliente uma ideia de ineficiência do serviço oferecido. Com isso, essa é mais uma das diferenças que se pode notar entra a contabilidade tradicional e a contabilidade digital.

Isso porque na primeira as atividades são muito menos automatizadas – o que aumenta as chances de que erros aconteçam, bem como diminui a produtividade e alonga os prazos. Ao passo que na segunda, os contadores podem utilizar softwares que têm como objetivo organizar a sua rotina, além, é claro, de automatizar tudo o que for possível – otimizando o trabalho e forma inteligente e sem perder a produtividade.

Agora que você já sabe todos os diferenciais e benefícios que a contabilidade digital pode trazer, que tal começar a se atualizar e investir ainda mais em você como profissional? Afinal de contas, não importa se você trabalha em uma empresa ou tem o seu próprio escritório contábil, é importante garantir o seu lugar no mercado.

Para isso, conheça nossa plataforma de gestão financeira – a White Label! Temos certeza de que ela fará toda a diferença em seu dia a dia profissional. Esperamos ter ajudado a sanar suas dúvidas sobre esse assunto. Para ter acesso a mais dicas como essas, continue nos acompanhando!

 

Comentários

Leia mais:
Ferramentas para a rotina do escritório contábil
Ferramentas para a rotina do escritório contábil

Os contadores são peças fundamentais para o segmento empresarial no Brasil, isso porque o país possui uma legislação tributária extremamente...

Fechar