fbpx

Você tem acompanhado aqui no blog da Osayk uma série completa sobre a contabilidade digital. Nos artigos anteriores, você descobriu o que significa o termo e como este modelo de contabilidade funciona.

Além disso, também pode compreender as diferenças entre este tipo de contabilidade e o formato online. E entendeu que os contadores precisam atualizar seus serviços e ter uma boa estrutura digital para oferecer competitividade aos seus clientes.

Mas, quais seriam as maiores vantagens da contabilidade digital para o seu trabalho? O que esta modalidade agregará ao seu escritório? São estas respostas que você encontrará neste post.

Elencamos 5 principais benefícios que a adoção deste formato de contabilidade pode trazer tanto para o seu negócio quanto para seus clientes. Então confira a partir de agora estas vantagens e reflita sobre a possibilidade de contar com este diferencial no seu escritório!

1. Praticidade

A praticidade não poderia ficar de fora de um conteúdo sobre automação e digitalização de processos, certo? Afinal, uma das possibilidades mais valorizadas da contabilidade digital é exatamente utilizar a tecnologia a favor do gerenciamento efetivo do seu tempo.

Sabemos que a rotina do contador envolve diversos aspectos trabalhosos. Mesmo procedimentos relativamente simples, como o cálculo de impostos, podem tomar um tempo relevante no seu cotidiano de trabalho.

Consequentemente, fica mais difícil atender um maior número de clientes ou se dedicar a tarefas complexas, como a análise estratégica da empresa. Por isso, vale a pena contar com a praticidade de softwares de contabilidade digital.

Com eles, torna-se viável delegar muitas tarefas burocráticas ao computador. Você poderá acelerar os cálculos e o registro de informações. Assim, os dados ficarão disponíveis para avaliação mais criteriosa e estratégica — otimizando sua rotina profissional.

Existe, ainda, a praticidade em receber informações diretamente do cliente sem maiores problemas. A gestão financeira, por exemplo, se dá de forma mais simples, pois a empresa pode alimentar o software com as informações.

A plataforma da Osayk, por exemplo, oferece funcionalidade de lançamentos financeiros, emissão de notas fiscais, controle de estoque e outros aspectos relevantes. Assim, o cliente se organiza online e o contador tem acesso aos dados dos quais precisa de maneira bastante prática.

2. Comunicação mais rápida

A rapidez na comunicação é um elemento proporcionado pela contabilidade digital e que beneficia tanto o contador quanto seus clientes. Afinal, nem sempre é possível dispor de tempo para fazer reuniões presenciais ou esperar o envio de determinados documentos.

O empreendedorismo é cada vez mais dinâmico e os empresários procuram sempre funcionalidades que podem facilitar seu dia a dia e otimizar seu trabalho. Logo, um contador que ofereça uma estrutura digital parte na frente e agrega valor à proposta.

Ter um escritório digital permite que você se comunique com seus clientes por meio da internet. Não estamos falando apenas de enviar um e-mail ou uma mensagem por aplicativo, e sim de arquivar as informações importantes em um sistema aos quais ambos têm acesso.

Ou seja, seu cliente pode conferir as tarefas concluídas por você sempre que precisar checar algo. De outro lado, o contador tem acesso mais rápido aos dados que precisa para realizar suas atividades. A relação se dá de maneira mais fluida e dinâmica.

A contabilidade digital permite que as informações sejam acessadas a qualquer momento ou local, de forma bastante simples. Não é preciso estar no escritório para procurar em arquivos físicos — ou marcar uma reunião presencial para resolver assuntos simples.

3. Economia de recursos

No universo empresarial, um dos grandes objetivos é economizar recursos — sejam eles financeiros ou outros elementos finitos (como o próprio tempo). Quando se consegue cortar custos, a produtividade e a lucratividade aumentam.

Nesse sentido, a tecnologia tem um papel especial. Pense no quanto as soluções tecnológicas diminuíram fronteiras e trouxeram mais agilidade para nossas formas de comunicação e trabalho? Não é por acaso que empreendedores a valorizam.

Como você viu, a contabilidade digital diminui a necessidade de encontros presenciais e de envio de documentos físicos. Apenas nesses dois elementos já é possível perceber uma economia significativa de recursos.

Mas ela vai além. Suas soluções também envolvem economizar o trabalho do contador em relação a cálculos e questões burocráticas (como arquivo de documentos, organização de dados, gestão financeiras básica etc.).

Ao despender menos horas do seu dia em atividades assim, você pode atuar de forma mais estratégica, como um consultor para seus clientes. Então, a contabilidade não se limita ao viés burocrático — visão que alguns clientes ainda têm.

Quando os dados estão à disposição e há condições de se dedicar mais à análise, o contador consegue auxiliar bastante na tomada de decisões. Ou seja, encontrar alternativas para que seu cliente lucre mais e gaste menos.

4. Valor agregado ao serviço

Quando você oferece o serviço de contabilidade deve colocar um preço que representa o valor que está ofertando ao cliente, certo? Então, a contabilidade digital é uma ótima maneira de agregar maior valor e, consequentemente, aumentar seus honorários.

Contadores que trabalham digitalmente são mais valorizados pelas empresas. Afinal, elas se beneficiam da agilidade na comunicação, da organização dos processos e, claro, do trabalho estratégico do contador.

Em resumo, as funcionalidades trazidas pela tecnologia lhe permitem oferecer mais — e cobrar mais por isso. Seus atendimentos, sem dúvida, ganham qualidade com o uso das soluções modernas que a internet e as melhores plataformas geram.

Do ponto de vista do seu negócio, o investimento em contabilidade digital é útil para destacar você de outros profissionais. O mercado de escritórios contábeis também é competitivo e se faz necessário pensar em formas de conquistar seu espaço.

5. Segurança e organização de documentos

Por fim, mais uma vantagem que pode facilitar bastante a sua atuação está no fato de que a contabilidade digital permite organizar a documentação do cliente de forma online. Portanto, é possível ter mais tranquilidade em relação ao arquivo.

A segurança também é maior, já que uma plataforma de qualidade é preparada para proteger os dados e limitar o acesso às pessoas que são autorizadas. Sem a necessidade de enviar documentos físicos, tudo fica mais seguro e prático.

Outro aspecto positivo é que fica mais fácil diminuir eventuais problemas com atrasos de recebimento de documentos ou envio de obrigações. Como o cliente também conta com a funcionalidade, o registro de informações e documentação é facilitado.

Agora você já conhece as 5 principais vantagens da contabilidade digital. Conseguiu perceber como ela pode ser interessante para o seu escritório?

É importante, portanto, avaliar suas possibilidades – e considerar implementar esta estratégia no seu dia a dia. Afinal, vivemos em um mundo cada vez mais permeado pela tecnologia. E cada diferencial pode ser decisivo no sucesso do seu negócio.

Ficou interessado? Então continue acompanhando o blog para conferir o último conteúdo da série e entender como implementar a contabilidade digital no seu escritório!

 


Comentários

Leia o post anterior:
Contabilidade online x Contabilidade digital: quais as diferenças?

A influência da tecnologia no universo profissional — inclusive, na carreira de contador — é inegável. Se você leu o...

Fechar