fbpx

Por meio de recursos online à disposição dos profissionais, há uma verdadeira transformação digital ocorrendo no cotidiano dos escritórios contábeis. E, como esse é um movimento que tende a crescer, faz sentido explorar quais são os efeitos da tecnologia na área contábil.

Mais do que isso: é importante saber como incorporar as novidades, justamente para entregar serviços melhores. Com a adaptação, tanto o escritório quanto os profissionais se tornam mais relevantes e até mais valorizados por seus clientes.

Para não ter mais dúvidas sobre esse processo, veja quais são os 7 impactos principais da tecnologia nos escritórios de contabilidade. Acompanhe!

1. Produtividade na coleta fiscal

A boa atuação dos escritórios de contabilidade começa, necessariamente, com a obtenção das informações adequadas e representativas do negócio. É preciso ter dados financeiros a respeito de todas as transações relevantes para que, por exemplo, não haja problemas fiscais.

O papel da tecnologia na contabilidade é logo percebido nesse aspecto justamente porque os recursos facilitam a coleta e a tornam mais produtiva. Por meio de integrações entre serviços e plataformas, por exemplo, há uma importação automática de informações.

Também ocorre uma centralização dos dados, o que evita entradas repetidas ou incompletas — que poderiam prejudicar a rotina do escritório. O risco de erro é menor e não há tanta exigência de retrabalho. Logo, o time pode se dedicar a questões mais estratégicas do dia a dia.

2. Menor burocracia

Outro ponto importante é que a tecnologia na área contábil serve para reduzir o nível geral de burocracia. Graças à aplicação da automação, primeiramente, é possível eliminar tarefas repetitivas e que, muitas vezes, são desnecessárias. Ganha-se tempo e eficiência para focar no que é relevante.

Também há um fluxo melhor de informações e uma comunicação reforçada — tanto interna quanto externamente. Com uma atuação centralizada e transparente, os setores do escritório ficam cientes das situações relevantes e conseguem se integrar melhor.

Até mesmo a comunicação com os clientes é favorecida. Afinal, é mais fácil apresentar relatórios e demonstrações, por exemplo. Ainda que o cliente esteja à distância, é possível vencer a burocracia e tornar tudo mais próximo e rápido com a contabilidade online ou com a versão digital.

3. Maior segurança

Entre os efeitos da tecnologia, também há um aumento na segurança — ao contrário do que muitos acreditavam que aconteceria. Podemos destacar essa questão, primeiramente, pela elevação no nível de eficiência quanto à elaboração de documentos e declarações.

Considerando que o governo tem se digitalizado, cada vez mais os dados são cruzados, em busca de sinais de irregularidades. Usar a tecnologia na criação das documentações de clientes, portanto, é essencial para diminuir os riscos de enfrentar problemas.

A tecnologia também permite aumentar a disponibilidade de informações. De modo físico, os documentos poderiam ser perdidos ou avariados — e os dados seriam perdidos para sempre. Já com a rotina de backup e armazenamento, é mais fácil recuperar elementos.

Não menos importante, vale a pena considerar a questão do acesso. Com o uso da tecnologia, torna-se simples limitar e controlar quem pode acessar certos documentos ou diretórios. Assim, há menos chances de ocorrerem alterações ou vazamentos dos dados de seus clientes.

4. Mobilidade com armazenamento na nuvem

Outro ponto positivo da tecnologia para contadores envolve a chamada cloud computing ou computação na nuvem. Basicamente, ela é uma estratégia que visa armazenar as informações em um servidor remoto, conhecido como nuvem.

O grande diferencial é que uma plataforma contábil desse tipo não exige a instalação e nem fica limitada a um equipamento. Com isso, tanto os profissionais quanto os clientes podem acessar o ambiente e adicionar as informações relevantes, por exemplo.

O armazenamento em nuvem é, ainda, uma forma de obter máxima mobilidade. É possível acessar os dados de qualquer lugar, a qualquer momento — basta ter uma conexão adequada. Como consequência, a atuação e a tomada de decisão dos profissionais de contabilidade ganham dinamismo.

5. Atualização contínua

Quando falamos em tecnologia nos escritórios de contabilidade, estamos falando de um processo que está em constante evolução — e que, provavelmente, continuará assim. Afinal, há cada vez mais novos recursos e outras possibilidades à disposição dos profissionais.

Para acompanhar tudo isso, é comum que as soluções, como plataformas, realizem atualizações contínuas. Isso permite alcançar resultados cada vez melhores e atender a novas necessidades. Assim, você sabe que a tecnologia evoluirá junto com o seu serviço.

Também vale compreender que um dos efeitos da tecnologia é, justamente, a capacidade de se adaptar às novas demandas da extensa legislação fiscal e contábil do Brasil. Então, as mudanças são implementadas rapidamente e o seu escritório consegue se adequar.

6. Otimização do atendimento

Com o uso da tecnologia na área contábil, o atendimento é igualmente favorecido. Sabemos que tal fator pode fazer toda a diferença para a conquista de resultados melhores no mercado.

Adotar soluções tecnológicas faz com que os contadores não precisem dedicar tanto tempo para tarefas repetitivas. Em vez disso, podem trazer insights relevantes e estratégicos sobre relatórios e demonstrações contábeis.

Desse modo, ele pode atuar de forma gerencial e diferenciada, assumindo uma posição estratégica nas empresas clientes. Outra vantagem é que também é possível ser mais transparente e, como dissemos, melhorar a comunicação.

Por meio do ambiente digital e da troca de informações, há como atender os clientes com rapidez e deixá-los sempre integrados ao que está acontecendo. Na prática, isso é essencial para garantir um contato de qualidade entre o escritório e os clientes.

7. Melhor experiência do cliente

Por fim, você certamente percebeu que a tecnologia também agrega valor à experiência do cliente no seu escritório, não é? Mais do que otimizar o atendimento, ela permite entregar um serviço diferenciado e proporcionar uma experiência diferenciada a pessoas e empresas atendidas pelo escritório de contabilidade.

A diminuição dos erros, a agilidade nas entregas e até a diferenciação da concorrência estão entre os efeitos da tecnologia que chegam até quem contrata. Então, é possível atingir as expectativas e realmente fazer a diferença na realidade dos negócios.

Isso é importante porque fomenta a fidelização, melhora a imagem do escritório e até gera indicações de novos clientes. Consequentemente, seu desempenho comercial é potencializado e você pode se destacar no mercado e crescer.

Como visto, os efeitos da tecnologia na área contábil envolvem tanto o aumento da eficiência e da qualidade quanto a percepção dos clientes. Com a escolha dos recursos certos — como uma plataforma completa, é possível superar desafios e aproveitar todas as vantagens!

Que tal ter os benefícios que citamos nesse artigo no seu dia a dia? Veja como implementar a contabilidade na nuvem em seu escritório!

Comentários