fbpx

Contabilidade digital: o que é e como funciona? A internet e os mecanismos tecnológicos evoluem rapidamente e trazem transformações em diversas carreiras. A contabilidade não poderia ficar de fora, certo? Nos últimos anos, existem inúmeros recursos que podem ser utilizados pelos contadores e escritórios de contabilidade.

Eles ajudam a otimizar o trabalho e agregam eficiência e agilidade. Por meio da contabilidade digital, por exemplo, você pode oferecer uma atuação diferenciada e ser cada vez mais necessário aos seus clientes— economizando tempo em tarefas simples e adotando um perfil de atendimento muito mais estratégico.

Então, que tal saber mais sobre o assunto? Preparamos uma série com 4 artigos completos, para que você entenda tudo o que precisa sobre a contabilidade digital.

Neste primeiro post, você descobrirá mais detalhes sobre o que é e como funciona a contabilidade digital. Acompanhe a partir de agora!

O que é a contabilidade digital?

O uso da internet é uma realidade de todos nós e sempre afeta, em algum nível, a relação profissional. O contador, por exemplo, provavelmente troca e-mails ou mensagens por aplicativo com seus clientes, certo?

Contudo, o simples uso de recursos online não representa as possibilidades da contabilidade digital. O termo diz respeito à automatização de serviços contábeis por atuação de softwares e plataformas especializados e eficientes. Trata-se, portanto, de uma nova categoria de serviços contábeis.

O intuito é utilizar não apenas a internet, mas também conhecimentos de inteligência artificial e automação para agregar valor ao trabalho dos contadores. Análises que tradicionalmente são feitas individualmente podem ser realizadas de maneira rápida e muito completa via plataforma.

A contabilidade digital se diferencia da contabilidade online — ela é outra possibilidade, um pouco mais limitada. Isso porque o trabalho digital envolve participação ativa do contador em um papel estratégico na empresa.

Ou seja, a ideia não é apenas agilizar os processos e a comunicação, dando mais autonomia ao cliente. Em empresas complexas, o contador realiza atividades menos operacionais e muito mais estratégicas. E a contabilidade digital é um dos grandes pilares desta tarefa.

Como ela funciona?

Tanto o contador quanto seus clientes podem se beneficiar muito do uso das tecnologias de comunicação e informação (TICs) para compor seu trabalho. Mas é importante entender como a contabilidade digital, de fato, funciona.

Veja a seguir os principais pontos relacionados ao funcionamento da contabilidade digital:

Automatização de processos

A principal função de digitalizar seu trabalho é automatizar processos. Ou seja, atividades burocráticas ou simples passam a ser feitas de maneira automática, via plataforma ou software, e não mais pelo profissional sozinho.

Imagine o quanto de tempo você poderia ganhar se não ficasse mais responsável por tarefas pouco complexas? Geralmente, elas tomam uma parte significativa do dia do contador. Por isso, investir na automatização torna a rotina mais dinâmica.

Os dados serão produzidos mais rapidamente. Então, com a contabilidade digital fica mais fácil que o contador assuma um papel de consultor na empresa, indo além do aspecto burocrático e de realização de cálculos.

Assim, você terá sempre as informações que precisa de maneira ágil e simples — para analisá-las e tomar decisões que aumentem a competitividade dos seus clientes. A inteligência artificial proporcionada pela tecnologia permite isso.

Funcionalidades de organização

Outro aspecto importante no funcionamento da contabilidade digital é proporcionar inúmeras novidades – e funcionalidades – na organização. O contador se torna mais produtivo, pois não precisa mais dedicar muito tempo em registro de dados, cálculos e organização de informações.

Algumas tarefas que demandam tempo significativo, como gestão de folha de pagamento e cálculo de impostos, podem ser feitas e coordenadas diretamente pelo computador ou outro dispositivo.

Logo, você tem os dados disponíveis sempre que necessário, de maneira simples e muito mais produtiva.

Melhorias na gestão financeira do escritório

A gestão financeira de empresas se beneficia muito da contabilidade digital. Afinal, todos os documentos envolvidos na relação entre contador e cliente podem ser organizados de maneira mais prática e rápida a partir do uso de uma plataforma especializada.

Uso de menos recursos

Como você já percebeu, a contabilidade na era digital funciona com a mediação das tecnologias para que não seja preciso realizar tantas tarefas quanto antes. Tradicionalmente, os contadores se viam em meio a inúmeros documentos e obrigações cotidianas.

Com o recurso da tecnologia, podem ser evitados, por exemplo, diversos envios de malotes com documentos físicos — assim como a dificuldade para arquivar todos eles e ter à mão pelo tempo necessário.

Desse modo, é possível utilizar menos recursos – físicos e financeiros – e otimizar todos os processos do dia a dia do escritório de contabilidade.

Comunicação otimizada

Mais um aspecto significativo no trabalho do contador é a comunicação com o cliente. Em uma empresa que veja a contabilidade com o papel estratégico que ela realmente tem, o diálogo é constante.

O contador não é apenas o profissional que recebe alguns documentos e realiza cálculos para o negócio. Ele pode auxiliar muito no sucesso do empreendimento, não apenas ao regularizar as taxas, mas também avaliando os melhores caminhos para a empresa.

Na contabilidade digital, a comunicação é otimizada. Os clientes podem, por exemplo, alimentar a plataforma com os documentos dos quais você precisa sem complicação. E o contador, por outro lado, tem acesso a mais informações e pode oferecer feedback cada vez mais eficientes.

Por que a contabilidade digital é importante?

Ao conhecer o que é e como funciona a contabilidade digital, você provavelmente já percebeu a sua importância para o dia a dia de qualquer contador atualmente, certo?

Sem dúvida, suas funcionalidades geram uma série de vantagens para o contador. Por exemplo:

  • Aumento da produtividade;
  • Acesso facilitado aos dados;
  • Maior organização;
  • Incremento da qualidade do seu atendimento;
  • Menos burocracia na gestão de documentos;
  • Mais segurança no arquivamento de dados;
  • Oferta de maior competitividade e oportunidade de crescimento para o profissional ou escritório de contabilidade.

Falaremos mais sobre estas vantagens e outros benefícios da contabilidade digital ao longo desta série de artigos.

Como trabalhar com a contabilidade digital?

Se você é contador e ainda não considerou a contabilidade digital, está na hora de mudar esta realidade. O mundo se transformou e profissionais que ainda estão na era do papel (e não na digital) estão perdendo possibilidades interessantes.

No cenário atual, a busca por comodidade e praticidade aumentou muito. Seus clientes certamente desejam uma comunicação mais rápida e a gestão simplificada dos documentos. Além disso, as empresas procuram por contadores estratégicos.

Vale a pena, então, planejar sua entrada no mundo digital. Afinal, é preciso se adaptar ao ambiente de intensas transformações, certo? Para trabalhar com contabilidade digital, o primeiro passo é escolher uma plataforma completa para lhe ajudar nesta jornada.

A escolha da tecnologia certa é essencial, já que ela facilitará a implementação das funcionalidades na sua rotina. Um cuidado relevante é entender quais são suas principais necessidades — para que seja possível encontrar um parceiro que as atenda integralmente.

Com a Plataforma Osayk, por exemplo, você otimiza os processos contábeis e aumenta a produtividade do seu escritório. Tudo é feito de maneira segura e acessível a partir de qualquer computador com acesso à internet.

Neste artigo, você acompanhou as principais informações sobre o que é e como funciona a contabilidade digital.

Para continuar aprendendo sobre o assunto – e entender melhor como a tecnologia pode impactar positivamente o seu escritório de contabilidade, não perca os próximos conteúdos da série!

Se você está convencido que a contabilidade digital é uma realidade e está procurando uma plataforma para o seu escritório, preencha o formulário abaixo que um consultor irá entrar em contato com você.

 



 

Comentários