fbpx

Você certamente já deve ter percebido que a tecnologia transformou não apenas a nossa vida pessoal, mas também diversos aspectos profissionais. E a contabilidade não fica de fora da transformação digital.

Afinal, se os recursos tecnológicos têm facilitado de tantas maneiras diferentes o dia a dia das pessoas e empresas, como não impactaria o trabalho do contador? Seus clientes certamente se beneficiam de soluções digitais.

Então, que tal saber mais sobre como a transformação digital pode influenciar no seu escritório? Continue a leitura!

O que é a transformação digital?

Uma dúvida muito comum é saber o que é, de fato, a transformação digital. O que ela traz de novo para as empresas? De modo geral, o termo se refere ao advento da tecnologia e de sistemas ou programas que podem auxiliar em atividades rotineiras.

Fala-se, por exemplo, de contabilidade digital. Ou seja, da aplicação de recursos tecnológicos no campo de conhecimento contábil. Ela reúne elementos que podem automatizar algumas tarefas e agilizar as obrigações do profissional.

Com isso, é possível oferecer aos clientes um serviço mais eficiente e otimizado. A tecnologia modifica os modos tradicionais de trabalho e permite ir além — economizando o tempo dedicado à burocracia e tendo mais energia para funções estratégicas.

A transformação digital não é exatamente algo recente. Na área de contabilidade, as primeiras máquinas para facilitar o trabalho já surgiram no século XX. Na época, elas se resumiam a instrumentos para realizar soma e subtração.

Desde então, foram sendo desenvolvidos sistemas mais modernos — como máquinas de escrever, calculadoras etc. Nos últimos anos, podemos perceber que a tecnologia gerou uma verdadeira revolução a partir dos sistemas e algoritmos, que permitem o processamento eletrônico de dados.

Quais são os seus benefícios?

Nos últimos anos, ferramentas manuais – como planilhas – foram sendo substituídas por sistemas muito mais complexos. A internet permitiu uma grande evolução. Inclusive, trazendo a possibilidade de entrega de declarações online.

No Brasil, diversos sistemas foram desenvolvidos para acompanhamento das obrigações tributárias de maneira mais direta e transparente. Por exemplo, em 2007, com o Sistema Público de Escrituração Digital.

Outras transformações que vêm acontecendo nos escritórios de contabilidade são:

Assim, os contadores precisam se adaptar à realidade que está cada vez mais forte. Mas, afinal, quais são os benefícios trazidos por ela? Na verdade, as vantagens são diversas — e podem agregar muito ao seu escritório.

Uma delas é aumentar sua capacidade de trabalho. Ao gerenciar documentos na nuvem, por exemplo, é possível economizar recursos e tempo, entregando mais resultados e podendo atender um número maior de clientes.

Além disso, a organização aumenta muito quando você pode contar com a tecnologia. O atendimento do seu escritório se torna mais eficiente e há maior transparência, tornando a comunicação com os clientes também muito mais rápida.

Como se destacar no mercado pela transformação digital?

Ao analisar as vantagens que a transformação digital traz para a contabilidade, você certamente percebeu que o serviço se torna mais atrativo, não é? Sem dúvida, os clientes buscam profissionais que podem entregar mais valor em menos tempo.

Perder-se em meio a atividades burocráticas e obrigações fiscais é um risco do trabalho do contador. De outro lado, quem consegue superar tais dificuldades e utilizar as novas ferramentas tecnológicas para diferenciar o seu trabalho certamente se destaca na concorrência.

É preciso lembrar que há diversos profissionais — com faixas de preço variadas — oferecendo serviços em contabilidade. Assim, é um mercado concorrido para quem se mantém próximo das atividades básicas.

Contudo, se você consegue modernizar o serviço para agregar valor e se apresentar de forma estratégica para os clientes é possível conquistar mais atenção. Logo, o contador deve ter cuidado para não parar no tempo enquanto as novidades modificam profundamente sua área de atuação.

Resistir à transformação digital e não colocá-la em prática na sua empresa pode levar a perdas significativas. Por exemplo, menor atração de clientes e limitação da receita. Afinal, a tecnologia tende a deixar certas atividades simples obsoletas.

O que esperar da contabilidade no futuro?

Você quer saber o que esperar de mudanças na área para saber como se adaptar a elas? Veja a seguir um panorama com os principais aspectos da transformação digital no escritório de contabilidade!

Digitalização de documentos

O uso da internet para organizar documentos digitais e até obter certificações já é uma realidade — que tende a crescer cada vez mais. Inclusive, diversos órgãos brasileiros trabalham com o recebimento de documentos dessa forma.

Assim, tanto o contador quanto as pessoas físicas e jurídicas podem usufruir de mais facilidade ao cumprir suas obrigações fiscais. Além disso, a comunicação entre o escritório de contabilidade e os seus clientes está mais ágil e segura.

A digitalização também traz a vantagem de reduzir os erros cometidos no processo e de coordenar melhor todas as informações necessárias ao trabalho.

Contabilidade consultiva

Um diferencial relevante trazido pela transformação digital é a possibilidade do contador realizar um trabalho mais estratégico e menos burocrático. Diferente do que algumas pessoas pensam, o serviço de contabilidade é essencial para o desenvolvimento de muitas empresas.

Com um profissional consultor, o negócio pode ter seus resultados impulsionados pela economia de tributos e também pela maior eficiência na gestão financeira, por exemplo. Assim, o trabalho vai muito além de fazer cálculos de impostos e cumprir obrigações tributárias.

Para trabalhar com contabilidade consultiva, o profissional precisa economizar tempo e recursos com as tarefas mais simples — que podem ser automatizadas em sistemas. Então, ele consegue se dedicar a atividades complexas, que demandam seu conhecimento e experiência.

Crescimento

Se você pensa em formas de impulsionar o seu escritório e poder aumentar a receita, a transformação digital é uma estratégia interessante. Seu ticker de venda pode aumentar, já que o escritório estará entregando mais valor.

Os clientes que usufruem da contabilidade consultiva podem alcançar resultados mais robustos nas suas empresas e, consequentemente, passam a valorizar mais o trabalho do contador. Assim, oferecer uma experiência mais positiva contribui com o crescimento do seu escritório.

Neste post, você viu como a transformação digital pode colaborar muito com os escritórios de contabilidade. Vale a pena, portanto, considerar os diferenciais que ela apresenta. Assim, você pode usar a tecnologia para facilitar seu dia a dia!

Quer transformar o seu escritório agora mesmo? Conheça a plataforma Osayk!


Comentários