fbpx

A evolução da internet e da tecnologia traz efeitos tanto na nossa vida pessoal quanto na profissional. Atualmente, existem diversos recursos tecnológicos que facilitam atividades em diferentes carreiras — e a cada dia surgem mais ferramentas disponíveis.

Na contabilidade não poderia ser diferente. A transformação digital está muito presente no dia a dia dos contadores e gera oportunidades. Com certeza, vale a pena conhecer e aproveitar os diferenciais trazidos por ela.

Então, que tal entender mais sobre o assunto? Este é o primeiro conteúdo de uma série completa sobre BPO financeiro, e você acompanhará informações sobre o papel dele na transformação digital.

Confira!

Por que a transformação digital é importante?

Você certamente já notou que vivemos em um mundo digital. Além de poder realizar diversas atividades complexas (como reuniões, compras etc.) pelo celular ou computador, a tecnologia também muda muito mais do que nossa rotina pessoal.

Diversas profissões são impactadas pelo avanço tecnológico e é preciso se adaptar a ele de modo a não ficar para trás. Mais do que isso: é possível aproveitar as oportunidades que a transformação digital oferece para crescer e alcançar melhores resultados financeiros.

Por isso, ela é indispensável na área de contabilidade. Pense em todos os serviços que você realiza e considere o quanto seria vantajoso contar com soluções tecnológicas que facilitassem atividades burocráticas.

O uso de ferramentas diferenciadas favorece tanto o contador, que economiza tempo e outros recursos, quanto os clientes — que contam com um serviço cada vez mais ágil e eficiente. Logo, as vantagens são inúmeras.

Por exemplo:

  • Maior organização de documentos;
  • Comunicação mais rápida entre contador e cliente;
  • Aumento da produtividade no escritório;
  • Mais segurança jurídica;
  • Redução de custos;
  • Escalabilidade do negócio;
  • Aumento do valor agregado ao serviço — consequentemente, aumento da receita do contador.

A transformação digital tem uma relação próxima com a mudança de paradigma na contabilidade empresarial. É preciso superar a visão de que o trabalho do contador se reduz à entrega de obrigações acessórias.

Com a ajuda da tecnologia, ele não apenas consegue realizar as atividades básicas de maneira mais rápida, como também consegue servir aos seus clientes de outras formas. Por exemplo, apresentando visões estratégicas para a tomada de decisão das empresas.

O que é o BPO financeiro?

Uma das maiores oportunidades para os contadores que reconhecem a importância da transformação digital é exatamente o BPO financeiro. A sigla representa o termo em inglês Business Process Outsourcing.

O significado é, basicamente, a terceirização de processos. É uma estratégia para empresas que desejam focar sua energia na atividade fim. Ou seja, aquela que, efetivamente, gera receita e lucro para o negócio.

Então, tarefas igualmente importantes, mas que não fazem parte do produto final, são terceirizadas. As finanças estão entre as principais. Por isso, o termo BPO financeiro é relevante para o trabalho da contabilidade.

A lógica central é a seguinte: gerir a questão financeira do negócio é uma atividade indispensável e que precisa ser muito bem feita. Logo, pode custar caro para o empresário ter funcionários especialistas no assunto e montar um setor eficiente na própria empresa.

A solução encontrada por muitos empreendedores é contratar escritórios de contabilidade. Então, o serviço é terceirizado e eles contam com expertise de especialistas sem colocar salários, direitos trabalhistas e treinamentos na sua folha de pagamento.

Quais atividades envolvem o BPO financeiro?

As mais diversas atividades financeiras podem ser delegadas para contadores. A escolha depende do funcionamento de cada empresa e, claro, da visão que o empreendedor tem acerca do BPO financeiro.

São exemplos de tarefas que podem ser realizadas pelo escritório de contabilidade terceirizado:

  • Controle do fluxo de caixa;
  • Organização de contas a pagar e receber;
  • Faturamento e pagamento de impostos e taxas;
  • Análise de indicadores financeiros e investimentos;
  • Otimização dos custos;
  • Gestão de documentos;
  • Conciliação bancária.

Entre as atividades financeiras, podem ser encontrados elementos operacionais ou analíticos. Os primeiros se referem mais àquelas tarefas burocráticas, que são fundamentais para as operações da empresa.

No grupo de atividades analíticas se encontram as que apresentam diferenciais. Elas estão ligadas à contabilidade consultiva e tem o objetivo de organizar informações que baseiem a tomada de decisão empresarial. Assim, ambos os tipos de tarefas são importantes nas finanças do negócio.

A realização do BPO financeiro possibilita à empresa a redução de custos com folha de pagamento, ao mesmo tempo em que promove uma gestão eficiente das finanças. A partir da transformação digital, a gestão de documentos e a análise de dados ficam ainda mais vantajosas.

Qual é o papel do BPO na transformação digital da contabilidade?

E então, qual seria a relação entre o BPO financeiro e a transformação digital dos contadores? Como você viu, a terceirização das finanças empresariais é uma tendência cada vez mais presente. Ela costuma ser muito utilizada por empresas de médio e grande porte.

Contudo, até empresários de menor porte podem se interessar pelo apoio de um contador eficiente e ágil nas finanças do negócio. Logo, o mercado apresenta muitas oportunidades para quem trabalha com serviços assim.

Se você deseja aproveitar as chances e impulsionar seu escritório a partir do BPO financeiro, é preciso investir em transformação digital. Afinal, como lidar com diversas demandas de empresas realizando suas atividades do modo tradicional?

A organização de documentos em nuvem e o uso de uma plataforma de gestão contábil são exemplos de transformações digitais importantes atualmente. E contadores que não utilizam as ferramentas podem perder espaço no mercado competitivo.

Por outro lado, utilizar a tecnológica no seu serviço e apresentar diferenciais em contabilidade consultiva lhe coloca em uma posição de destaque com seus clientes. Sem dúvida, a visão estratégica de um contador experiente agrega valor às empresas.

O BPO financeiro permite que os empresários mantenham o foco de seus negócios nas atividades centrais, sem deixar de lado a qualidade da gestão financeira. E você, está preparado para ajudá-los nisso? Considere a transformação digital do seu escritório e conquiste seus clientes!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


O que achou deste conteúdo? Se deseja saber mais sobre o assunto, continue acompanhando nossa série especial sobre BPO financeiro!

Comentários