fbpx

O que você acha de se tornar um BPO financeiro? Esta sigla significa Business Process Outsourcing, que pode ser traduzida como Terceirização de Processos do Negócio. Ou seja, trata-se de um serviço estratégico para empresas, que podem remanejar um processo ou vários para uma organização especializada.

Quer entender melhor como funciona? Este post irá tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, como:

  • O que é BPO Financeiro?
  • Como ele ajuda as empresas?
  • Quais são suas operações?
  • Como saber se uma empresa precisa de um?
  • Como ele é contratado?

O que é BPO Financeiro?

Como visto acima, o BPO é uma prática de terceirização de processos. Logo, BPO financeiro é uma forma de cobrir todos os trabalhos relacionados à gestão do capital do negócio. Por isso, está diretamente relacionada à contabilidade consultiva, pois envolve práticas de expansão.

Operações como gestão do fluxo do caixa, capital de giro e outros processos financeiros, além de todas as tarefas relacionadas à contabilidade são terceirizadas. O BPO Financeiro é um conceito que abrange também o alto desempenho. Ou seja, não se trata apenas de fazer o básico na contabilidade, mas de proporcionar um ambiente de crescimento.

Em resumo, empresas que buscam melhorias na contabilidade têm mais vantagens com o BPO Financeiro, pois além de terceirizarem um setor importante do negócio, contratam especialistas em crescimento. E o resultado é um significativo aumento nas vendas.

Como o BPO Financeiro ajuda as empresas?

O BPO financeiro ajuda as empresas através de um conhecimento técnico de alto valor. Sem a contratação de uma ajuda especializada, a alternativa é investir em profissionais capacitados ou no treinamento para os colaboradores. De toda forma, são processos que demandam tempo e dinheiro.

Por isso, o BPO financeiro é um caminho facilitado para obtenção de um trabalho especializado sem precisar investir altos valores. Ele ajuda empresas que possuem um número reduzido de funcionários, e que não possuem expertise suficiente para garantir a melhoria contábil e financeira que a empresa precisa.

Além disso, com uma equipe trabalhando em conjunto, é possível consertar as falhas do processo que estão prejudicando o negócio. Em muitos casos o problema envolve a própria gestão, por isso um acompanhamento é necessário para a mudança.

Entre outras empresas beneficiadas estão as que sofrem com trabalhos manuais. Como o BPO Financeiro é automatizado, muitas tarefas são poupadas. O sistema otimiza todo o trabalho, fornecendo informações fundamentais sobre as operações.

Cabe mencionar também as vantagens advindas de um sistema operacional focado em melhoria de resultados. Com os relatórios gerados, a empresa possui um bom número de informações fundamentais para melhorar sua gestão e garantir um alto desempenho para o futuro. Ou seja, é possível tomar decisões mais acertadas e planejar o futuro com mais segurança.

Quais as operações do BPO Financeiro?

O BPO age como um suporte para os processos do negócio. Em termos financeiros, portanto, as operações passam pelas contas a pagar e a receber, a contabilidade, relatórios financeiros, tesouraria e gestão do caixa.

Os aspectos legais do setor também são cobertos pelo BPO, que atualizam sem gerar preocupação para o negócio. Com a ajuda de novas tecnologias, a empresa contratada é responsável por manter o negócio do cliente sempre a par das políticas da empresa e da legalidade das regras contábeis.

Além dos processos fundamentais da contabilidade, temos a gestão financeira estratégica, que abrange administração do capital, processos fiscais, análise de risco, gestão de rendimento e muitos outros.

O BPO Financeiro é um conceito ligado à transformação digital da contabilidade. Com um software de gestão financeira você, que é contador e pretender se tornar BPO Financeiro, traz atualizações fundamentais para a competitividade do seu negócio. Por isso, trata-se de um investimento que contribui tanto para a parte operacional como para a estratégica.

Além disso, o software gera informações valiosas para a gestão financeira. Essas, obtidas por meio de relatórios, permitem uma visão macro do seu negócio, iluminando pontos que antes eram difíceis de identificar. O resultado é uma gestão mais eficiente e ciente dos pontos fortes e fracos.

Quando uma empresa precisa de um BPO Financeiro?

Como mencionado acima, o BPO Financeiro garante uma atualização no mercado. Hoje, as empresas que buscam evoluir estão a procura de serviços que ajudem estrategicamente o negócio e garantam melhorias de longo prazo. Não basta ter um serviço contábil, é preciso ter um serviço consultivo voltado às finanças como um todo. Ao adotar o BPO, a empresa garante competitividade nesse mercado que cada vez mais valoriza o conhecimento.

A terceirização, no longo prazo, faz com que ela alcance uma redução de custos, uma vez que economiza com pessoal interno. O serviço também pode ser personalizado a cada negócio, pois o objetivo é atender às necessidades da empresa. Então ela opta por serviços amplos ou reduzidos de acordo com o contexto.

Outra vantagem que comprova a necessidade do BPO Financeiro é a qualidade do trabalho. É como se a empresa alugasse cérebros contábeis mais rigorosos para executá-lo. Qualidade, segurança e confidencialidade são requisitos para uma boa contabilidade, e isso é encontrado na terceirização com especialistas.

A redução de erros também é grande, uma vez que as responsabilidades são passadas pela empresa contratada. Como o BPO Financeiro abrange as questões legais, são evitadas as pesadas multas do setor ao optar por especialistas.

Além disso, existe o acesso aos dados financeiros de maneira rápida, com interpretações adequadas para tomar decisões sem perder tempo e dinheiro.

Por fim, é importante lembrar que a terceirização por meio do BPO é voltada a resultados. Portanto, a empresa trabalha com as melhores mentes financeiras, que estarão dedicadas ao seu negócio. Como o objetivo último do negócio é ter qualidade e lucro, você “pula casas” ao adquirir um serviço voltado a isso.

Como ocorre a contratação BPO Financeiro?

Mas, porque isso é tão importante para o contador? Além de saber quando uma empresa precisa de um BPO financeiro, ele deve saber como se posicionar, facilitar a contratação e contar com as ferramentas certas.

Então, para escolher o parceiro certo no BPO financeiro, as empresas focam nos serviços financeiros e contábeis especialistas em gestão. Além de qualidade do trabalho, a parte operacional precisa ser voltada às melhorias que citamos ao longo do post.

As empresas se preocupam com os processos cobertos pelo serviço. Os mais procurados são a escrituração contábil, legalização automática, contas a pagar e receber e gestão do caixa.

Finalmente, o mais importante é que o BPO ofereça altos padrões de qualidade e segurança. Ela deve atuar conforme a legalidade e oferecer a proteção completa aos dados do negócio.

Por isso, se você é contador e pretende prestar um serviço de BPO Financeiro, convidamos você para conhecer nosso software de gestão financeira, que garante alto desempenho contábil para você e seus clientes.

Se você quiser se transformar em um BPO, este software completo pode ajudar você a alcançar mais clientes. Então, preencha o formulário para ter mais informações.

Comentários

Leia mais:
Lucro bruto ou líquido
Lucro bruto e lucro líquido: qual a diferença e como calcular

Lucro líquido e lucro bruto: qual a diferença e como calcular Você sabe a diferença entre lucro bruto e lucro...

Fechar