fbpx

Nos últimos artigos publicados aqui no blog da Osayk você conheceu o papel do BPO financeiro na transformação digital das contabilidades e entendeu o processo do BPO financeiro na contabilidade consultiva. E, continuando nossa série sobre BPO financeiro, está na hora de você conhecer mais profundamente os benefícios desta alternativa.

Se você acompanhou os textos anteriores, já sabe um pouco mais acerca das vantagens que a prática apresenta. Mas agora elas ficarão mais evidentes.

Como você viu, o BPO financeiro envolve diversas atividades importantes para empresas. Como a gestão de folha de pagamento, o fluxo de caixa, a análise de investimentos, a avaliação de indicadores financeiros e muito mais.

Quais são, então, as vantagens que tanto você quanto o seu cliente usufruem neste serviço? Confira 6 benefícios principais a seguir!

1. Redução de custos

Qual empresa atualmente não está em busca de redução de custos? Mesmo aquelas que não fazem uma procura ativa pela economia, certamente gostariam que surgisse uma solução para diminuir os gastos do negócio, não é?

Se menos custos acontecem, a margem de lucro pode ser maior — assim como as possibilidades de crescimento do negócio. Logo, é sempre interessante que empresários avaliem as operações da empresa para visualizar oportunidades de economia.

E uma delas, sem dúvida, é colocar em prática o BPO financeiro. Em vez de precisar investir na seleção de funcionários, na inclusão de mais pessoas na folha de pagamento e nos frequentes treinamentos sobre contabilidade e finanças, é possível terceirizar as atividades.

A terceirização funciona como contratar uma equipe especializada, mas sem ter todos os custos diretos que implicaria gerir um grupo de colaboradores na própria empresa. Em resumo, um dos benefícios do BPO financeiro é ter mais qualidade com menos custos.

Por isso, oferecer o BPO financeiro é também muito vantajoso para escritórios de contabilidade. Perceba que seus clientes veem no serviço um diferencial. Assim, há mercado para você se destacar e fechar bons contratos.

2. Aumento da produtividade

Quando a economia de recursos está aliada ao aumento da produtividade o sucesso se torna uma consequência esperada. Além de diminuir custos para as empresas clientes, o BPO financeiro também permite uma maior eficiência.

Isso acontece porque a empresa conta com especialistas realizando o trabalho. Assim, o risco de cometer erros em atividades burocráticas – como folha de pagamento ou cálculo de tributos – diminui muito.

A produtividade também aumenta porque os escritórios de contabilidade que oferecem os benefícios do BPO financeiro investem em soluções digitais — como uma plataforma de gestão contábil.

Por meio de softwares é possível despender muito menos tempo em cálculos, registros e análises. A comunicação com os clientes também se dá de maneira mais rápida e eficiente. Logo, o trabalho de todos se torna mais produtivo.

A ideia do BPO financeiro passa necessariamente pelo desempenho. Afinal, as empresas estão contratando profissionais especializados para fazer a gestão das finanças. O objetivo é não se limitar às tarefas básicas do setor, mas agregar performance e diferenciais.

3. Maior segurança de dados

Outra das vantagens do BPO financeiro é proporcionar uma segurança maior para os dados que as empresas e os contadores compartilham. Como a gestão de documentos é automatizada, o arquivamento é realizado de maneira mais segura.

Além disso, o uso de soluções tecnológicas faz com que seja mais difícil cometer erros sem perceber. Uma vez que uma falha seja notada, também é mais simples corrigir o problema e resolver as situações sem sofrer maiores consequências negativas.

Poder contar com um sistema ou plataforma que facilite sua rotina contábil faz muita diferença na hora de manter o foco no que é mais importante. Com isso, você tem menos demandas em trabalhos manuais e também consegue ter mais concentração para não cometer erros.

4. Tomada de decisões estratégica

O BPO financeiro é um impulso para que o contador supere a visão que muitos empreendedores têm sobre seu papel como algo burocrático. A partir de diferenciais, como o uso da tecnologia e a oferta de serviços complexos, por exemplo, a realidade muda.

Uma empresa que contrata o BPO financeiro não conta apenas com o benefício de ter obrigações tributáveis entregues em dia. Ela usufrui da figura de um contador especializado para oferecer informações relevantes para seu processo de decisão.

O papel do cientista contábil passa a ser estratégico no negócio — o que gera diversas vantagens. Ao terceirizar a gestão financeira, o empreendedor pode dar atenção especial às suas atividades fins sem deixar de acompanhar as finanças de perto.

Assim, o contador fica responsável por observar os dados e compartilhar informações centrais para que a empresa possa reduzir custos, ganhar mais dinheiro, posicionar-se melhor no mercado, decidir investimentos etc.

5. Incremento de receita para o contador

Entre os muitos benefícios que o traz para o escritório de contabilidade, certamente o incremento na receita é um dos principais. Como você viu, o serviço é complexo e vantajoso para as empresas. Logo, é possível lucrar bastante com ele.

Ao se posicionar de maneira estratégica na gestão financeira das suas empresas clientes, você está atuando de forma direta para que elas tenham melhores resultados e cresçam. Consequentemente, seu trabalho também deve ser valorizado.

Com certeza o BPO financeiro é uma prática que tem muito a agregar ao trabalho do contador. Ao entregar mais valor, você consegue precificar mais alto e aumentar de forma proporcional os ganhos que obtém.

6. Diferencial competitivo no mercado

Por fim, o BPO financeiro lhe permite não só lucrar mais, mas ter destaque no mercado cada vez mais competitivo da contabilidade. Muitos contadores já disputam os espaços para realização de atividades burocráticas e tradicionais.

Ao optar por se especializar e diferenciar, tendo uma visão estratégica, você se distancia do contexto onde a concorrência é maior. Além disso, a contabilidade consultiva pressupõe uma relação mais próxima com os clientes, o que gera a vantagem da fidelização no longo prazo.

Realizar um trabalho complexo e de qualidade permite que o escritório de contabilidade tenha clientes fieis e atraia sempre novos interessados pelos resultados entregues. Então, vale a pena considerar os diferenciais competitivos que você pode adquirir para aumentar suas vendas.

Com certeza, o BPO financeiro traz inúmeros benefícios e gera um cenário interessante para profissionais de contabilidade. Modernizar seus serviços e estar mais presente na estratégia dos clientes é uma ótima maneira de crescer junto com as empresas que você acompanha!

O que você achou das vantagens que o BPO financeiro oferece para contador e empresas? Acompanhe nosso próximo conteúdo para descobrir com colocá-lo em prática!

Preencha o formulário e saiba como a Osayk pode ajudar seu escritório!


Comentários

Leia o post anterior:
BPO Financeiro na contabilidade consultiva: você sabe como funciona?

No artigo anterior desta série sobre BPO financeiro você conferiu informações sobre a transformação digital na contabilidade e como ela...

Fechar