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Cadastro de clientes: porque manter sempre atualizado

Um bom relacionamento com o cliente é um dos principais fatores que influencia na recompra de produtos e serviços. No entanto, na medida em que a sua empresa vai crescendo e o número de clientes aumentando, fica cada vez mais complicado oferecer um atendimento personalizado e de qualidade.

Uma das principais soluções para evitar a queda na qualidade do atendimento é o uso de um recurso muito simples, mas não menos efetivo. Sim, estamos falando do cadastro de clientes!

O cadastro de clientes pode oferecer suporte tanto para o atendimento quanto para a comunicação da empresa. Logo, ele é essencial para diferentes tipos de negócios.

Para que seja efetivo, no entanto, a atualização é algo que não deve ser deixado de lado. Assim, de tempos em tempos, é necessário realizar a atualização do cadastro de clientes.

Para empresas que não sabem da importância de um cadastro de clientes e porque mantê-lo sempre atualizado, vale a pena conferir!

1.      Comunicação de fatos relevantes

Uma das principais funções de um cadastro de clientes é informar sobre dados, fatos e recados que sejam de seu interesse. Mudança de local da empresa, oferecimento de novos serviços, promoções e outras ações devem ser comunicadas e o cadastro de clientes é a base da efetiva informação.

De nada adianta enviar um recado importante se o destinatário final não possui mais aquele e-mail ou endereço. Portanto, a atualização do cadastro de clientes é algo essencial para empresas que buscam uma comunicação efetiva. E, ela deve ser feita de forma periódica e constante.

2.      Melhoria do relacionamento

Como explicamos logo no início deste post, um bom relacionamento é a base para a recompra de produtos e serviços. Mas como construir uma boa relação com a sua clientela se a comunicação da sua empresa é falha?

Com um cadastro de clientes atualizado é possível enviar promoções exclusivas, mensagens de aniversário e até datas comemorativas. Esses pequenos detalhes fazem a diferença e ainda ajudam o cliente a se lembrar constantemente da sua empresa.

Como já diria o ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Portanto, usar seu cadastro para agradar o cliente é uma excelente maneira de aproximá-lo, pode beneficiar o fortalecimento do vínculo junto à sua empresa.

Fidelizar um cliente, como a maioria dos empreendedores já sabe, custa muito menos para a empresa. Por isso, usar o cadastro de clientes como uma ferramenta para a fidelização é algo que pode trazer resultados tanto em termos de demanda como também financeiros.

3.      Melhorar o atendimento

Como você se sentiria se, ao entrar em contato com uma empresa, o atendente soubesse seu nome, seus gostos e direcionasse o atendimento para aquilo que você realmente precisa? Parece uma boa? Pois grandes empresas já sabem que um atendimento personalizado pode beneficiar e muito o processo de fidelização e, também, as vendas.

Marcas como o Starbucks, por exemplo, apostam cada vez mais no atendimento personalizado pois reconhecem a potencialidade desse modus operandi e sabem como ele é responsável na construção da reputação de uma marca e na conquista de clientes.

Para proporcionar um atendimento personalizado, no entanto, uma boa base de dados atualizada é fundamental. Por isso, se um dos objetivos da sua empresa é melhorar o atendimento, comece pela construção e atualização do seu cadastro de clientes.

4.      Diminuição dos índices de inadimplência

Hoje a maioria das pessoas conta com uma rotina atribulada. Justamente por isso, esquecer de pagar contas e faturas tornou-se algo mais comum. Seu negócio, por muitas vezes, pode acabar sendo vítima disso.

Como a legislação limita a multa por inadimplência, o consumidor muitas vezes não é devidamente penalizado pelo seu esquecimento. Assim, todas as empresas devem contra com medidas estratégicas para evitar esse tipo de problema.

Uma boa dica para quem quer evitar a inadimplência é instituir uma régua de cobrança. Para quem não conhece uma régua de cobrança esse recurso é bastante utilizado por empresas com o objetivo de fazer com que seus clientes se lembrem de realizar o pagamento.

Pode parecer bobagem enviar um e-mail ou um SMS avisando sobre o vencimento da fatura. No entanto, acredite, isso dá resultados.

Quer melhorar o sistema de cobrança da sua empresa? Confira nossas dicas!

Para ter uma régua de cobranças efetiva, no entanto, o cadastro de clientes atualizado é fundamental. Logo, adotar essa medida simples e atualizar o cadastro, pode ser uma boa atitude para a saúde financeira do seu negócio

5.      Aprimorar o marketing digital

Você provavelmente já deve ter escutado sobre os benefícios do marketing digital e principalmente do marketing de conteúdo. Enviar para o seu cliente e potenciais clientes conteúdos de seu interesse é uma excelente forma de melhorar a confiança, o relacionamento e obviamente as vendas.

Enviando conteúdo de qualidade, e que respondam dúvidas e dores do seu cliente, é uma ótima forma de se aproximar e fortalecer os vínculos de confiança.

Pensando em investir em marketing? Confira algumas ações de baixo custo para promover seu negócio!

Para colocar em prática uma boa estratégia de marketing digital, novamente, o cadastro de clientes é a base. Afinal, por meio desse recurso você pode fazer com que seu conteúdo chegue ao seu cliente de fora efetiva e sua empresa possa se beneficiar do uso do marketing como uma ferramenta de melhoria para o seu negócio.

O cadastro de clientes, como vimos, não é um mero recurso para se acumular dados. Ele, muitas vezes é a base de ações estratégicas para o seu negócio. Mantê-lo atualizado constantemente é essencial, especialmente para quem visa uma comunicação efetiva.

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