fbpx

A sustentabilidade é um tema que ganha cada vez mais destaque na gestão de empresas. Com foco na responsabilidade ambiental e social, ela também permite reduzir custos.  Porém, criar um escritório de contabilidade sustentável pode ser desafiador.

É preciso entender de que maneira as práticas adotadas no ambiente de trabalho afetam a natureza e buscar soluções para o problema. A partir disso, é possível relacionar as medidas com as práticas de economia para delinear as melhores estratégias.

Quer ver como fazer tudo isso? Neste conteúdo você verá como pode reduzir custos ao adotar a contabilidade sustentável. Continue a leitura e aprenda!

Qual a importância do planejamento financeiro no escritório?

O planejamento financeiro costuma ser uma preocupação comum no escritório de contabilidade. É preciso acompanhar as entradas e saídas, prever o orçamento e as despesas para manter a viabilidade do negócio.

Diante disso, saber como economizar se torna essencial. Não basta escolher gastos que serão retirados do orçamento com base apenas em valor. É necessário fazer um diagnóstico do negócio para identificar de que maneira é possível fazer isso beneficiando o escritório.

Aqui, o pensamento sustentável traz ideias interessantes, como redução no gasto de energia e água, reutilização de materiais, entre outras. Certamente, existem diversas práticas de contabilidade sustentável que ajudarão a conquistar o objetivo de diminuir o custo mensal.

No entanto, é necessário saber o que avaliar para tomar essa decisão e quais são as principais medidas disponíveis. Somente assim você terá condições de encontrar as que fazem mais sentido para o seu negócio, unindo sustentabilidade e economia.

O que avaliar antes de reduzir custos pensando em sustentabilidade?

Um dos pontos essenciais quando se fala em redução de custos é compreender que ela não é sinônimo de fazer cortes. Na verdade, o foco é ver quais estratégias e despesas são importantes e trazem retorno real. Depois, identificar quais podem ser cortadas sem prejudicar o negócio.

Por exemplo, investir em uma plataforma para contadores é fundamental para ajudar na gestão do escritório. Afinal, ela ajuda no desenvolvimento do escritório, permitindo apresentar diferenciais para os clientes e se destacar da concorrência.

Ou seja, o investimento proporciona retorno, enquanto ajuda no conceito de sustentabilidade ao permitir maior digitalização de processos. Por outro lado, gastos com excesso de materiais, como descartáveis e alto uso de papéis, podem ser reavaliados.

Apesar de darem a impressão de praticidade (e redução de tempo em tarefas), eles têm um maior custo mensal e ambiental. Em resumo: é necessário saber avaliar o custo-benefício e o retorno do investimento para descobrir como economizar da melhor maneira.

Como reduzir custos e ter uma contabilidade sustentável?

Como você viu, é preciso identificar como fazer cortes de maneira inteligente, enquanto mantém as demandas que realmente contribuem para o crescimento do escritório. Para ajudar, separamos algumas dicas importantes sobre o tema.

Após aprender mais sobre a importância do planejamento financeiro para a redução de custos focada em sustentabilidade, é hora de pensar na prática. Preparamos uma lista que ajudará a adotar a contabilidade sustentável, com mais economia para o escritório.

Acompanhe!

Aprenda sobre consumo consciente

O conceito de consumo consciente é essencial quando o desejo é unir a economia com a sustentabilidade. A ideia é escolher produtos e serviços pensando nos impactos ambientais. Junto a isso, considera-se como eles afetam a sociedade e o orçamento da empresa.

Outro ponto é a adoção de iniciativas que ajudem na preservação ambiental, com a adoção de bons hábitos no dia a dia. Confira algumas sugestões:

  • aposte na luz natural, abrindo cortinas para reduzir o consumo de energia;
  • use as aberturas para ter mais ventilação e diminuir a necessidade de climatização;
  • tenha lâmpadas automáticas em locais estratégicos, para evitar luzes acessas sem necessidade;
  • utilize equipamentos com boa classificação de eficiência energética;
  • adote a coleta seletiva, com a separação de materiais e realização do descarte correto;
  • avalie todas as compras e contratos, identificando custos e impactos ambientais;
  • considere a adoção de fontes renováveis de energia, como a solar.

Ademais, todos os colaboradores devem ser conscientizados sobre a importância das boas práticas. A manutenção de um escritório ecológico depende da participação de todos. Então faça campanhas e incentive as medidas sustentáveis no dia a dia.

Reduza o uso de materiais descartáveis

Uma prática comum nos diversos tipos de estabelecimentos é o uso de materiais descartáveis. Copos plásticos e outros itens trazem praticidade, além de facilitar o atendimento ao cliente. No entanto, vale avaliar os limites para isso, já que geram um algo volume de lixo.

Para a equipe, por exemplo, é possível contar com copos reutilizáveis, oferecendo um espaço adequado para higienização. Em relação aos clientes, práticas solicitando a adoção de um copo durante todo o atendimento ajudam a reduzir o volume utilizado.

Outro ponto é diminuir o uso de papéis e, antes de descarta-los, considerar a reutilização. Muitas vezes, eles podem ser usados como rascunho, baixando o volume de lixo. É preciso ter atenção apenas com os documentos que tenham informações confidenciais ou de acesso limitado.

Invista na digitalização de documentos e processos

A fim de facilitar a redução do volume de papéis e impressões no dia a dia, que tal apostar em processos digitalizados? Esse é um dos principais exemplos de como implementar a sustentabilidade empresarial.

Os arquivos digitais dispensam a realização de diversas cópias de arquivos físicos e, até mesmo, a impressão de alguns documentos. Com assinaturas digitais e outras ferramentas, existem soluções para diminuir o volume de papéis no escritório.

Em complemento, o armazenamento em nuvem permite a guarda segura e com mobilidade de todos os arquivos, trazendo ainda mais benefícios. Com backups e outras medidas de proteção, toda a documentação do escritório contará com a segurança necessária.

Tenha uma plataforma especializada

Por fim, uma maneira de ajudar na aplicação das dicas anteriores é contar com uma plataforma para contadores. Especializada nas rotinas de contabilidade, ela oferece ferramentas que viabilizam a digitalização dos processos de maneira segura.

Além disso, é possível encontrar funcionalidades adicionais, que permitem a realização de outras tarefas essenciais, como:

  • manutenção da organização financeira empresarial;
  • cadastros de clientes e fornecedores;
  • ferramentas de suporte a vendas, marketing e marketplace de serviços.

Agora você já sabe como reduzir custos com um escritório de contabilidade sustentável. Então pode se organizar para colocar as dicas em prática, sempre contando com as melhores ferramentas para viabilizar as medidas!

Que tal saber mais sobre as soluções que podem auxiliar seu escritório de contabilidade? Descubra 6 razões para implementar uma plataforma de gestão!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Quer descobrir uma solução completa para a gestão do seu escritório de contabilidade? Conheça a plataforma Osayk e veja como podemos ajudar!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários