fbpx

O início do ano é uma época propícia para avaliar os resultados do seu negócio, além de estabelecer novos objetivos. Toda empresa que deseja conquistar seu espaço no mercado e crescer precisa contar com metas específicas.  Quer saber como estabelecer boas metas para 2017 e torna-las realidade para o seu negócio? Então confira!

O início do ano é uma época propícia para avaliar os resultados do seu negócio, além de estabelecer novos objetivos. Toda empresa que deseja conquistar seu espaço no mercado e crescer precisa contar com metas específicas. Embora isso possa parecer um tanto óbvio para muitos empreendedores, é muito comum identificar falhas de gestores e administradores na hora de estabelecer metas exequíveis que tornem seus objetivos realidade.

Mais do que definir metas propriamente, é preciso que o empreendedor tenha consciência de que planejamento e disciplina são fundamentais durante o processo. Sem esses elementos, muitos empreendedores acabam tomando decisões pontuais e sem conexão com um planejamento e objetivos maiores. Isso, naturalmente, pode acabar prejudicando o negócio como um todo.

Para atingir metas para a empresa, muitas vezes o empreendedor e sua equipe precisarão executar tarefas que não gostam. Assim, clareza sobre os objetivos e disciplina são fundamentais para que todos possam evoluir durante o processo.

Quer saber como estabelecer boas metas para 2017 e torna-las realidade para o seu negócio? Então confira!

Porque definir um plano de metas?

Assim como pessoas, as empresas também precisam de um norte para que a sua atuação seja produtiva e próspera. Portanto, definir metas para o negócio é um dor grandes passos para fazer com que a empresa ganhe unidade e consistência em sua atuação.

Para quem precisa se planejar e definir algumas regras para a execução de metas, vale a pena considerar este pequeno guia.

Como definir metas?

Para definir metas que tenham exequibilidade é fundamental ter em mente que alguns elementos no planejamento poderão fazer toda a diferença. Para tornar suas metas e objetivos uma realidade, vale a pena considerar alguns aspectos.

Tenha clareza sobre as suas metas e mantenha-as visíveis

Um dos pontos fundamentais para que as metas se tornem exequíveis é a clareza. Sem conhecer quais são as metas e porque devem ser realizadas é difícil começar qualquer forma de planejamento.

Primeiramente é importante que o empreendedor exteriorize suas metas. É possível utilizar ferramentas específicas ou mesmo um simples pedaço de papel. Mas é fundamental começar escrevendo quais são as metas do próximo ano e quais objetivos elas estão vinculadas.

Isso ajuda a colocar as ações do empreendedor em perspectiva, facilitando a execução de cada meta. Também é importante deixar as metas em um local visível, para que o empreendedor possa se comprometer diariamente com seus objetivos, sem perde-los de vista.

Alinhe suas metas com o seu time

Dificilmente uma meta estabelecida para uma empresa será atingida considerando a ação de uma única pessoa. Uma empresa é um conglomerado de profissionais e toda sua atuação depende de uma equipe. Logo, é fundamental que todos os colaboradores tenham consciência de quais são as metas e de que maneira podem contribuir para que a empresa atinja seus objetivos.

Estabelecer metas junto aos funcionários, além de dar mais força à execução de um planejamento, é uma excelente forma de promover o engajamento dentro da empresa, fazendo com que a equipe se sinta parte do coletivo. Essa estratégia, além de motivação é uma das táticas mais utilizadas por equipes de RH para se reter talentos no atual mercado.

Estabeleça critérios

Além de definir a meta, o gestor precisa definir qual será a forma de execução, quais serão os custos envolvidos e de quem será o colaborador responsável por monitorar e promover o cumprimento da meta.

Definindo critérios, fica mais fácil acompanhar o processo e fazer com que o planejamento tenha sucesso. Esses critérios também auxiliam na tomada de decisões e prática de ações em prol do objetivo comum traçado pela empresa.

Estabeleça um cronograma

Um cronograma é uma ferramenta essencial para promover o gerenciamento de qualquer planejamento. Sem um cronograma é difícil visualizar a execução das metas e até estabelecer novas estratégias, caso as coisas não saiam como o planejado.

Não é preciso buscar ferramentas complexas para definir um cronograma e executá-lo.

Uma simples planilha, muitas vezes, é o suficiente. No entanto, é fundamental elaborar o cronograma, caso contrário, as chances de que as ações se percam no tempo é bastante alta.

O cronograma, conforme explicamos, auxilia na visualização das metas e isso também acaba auxiliando na motivação da equipe. Ainda que existam alterações no decorrer do planejamento, com um cronograma é mais difícil perder o foco dos objetivos maiores.

Cuide do financeiro

De nada adianta estabelecer metas, se a execução do planejamento traz mais gastos do que a empresa pode arcar. Antes mesmo de começar a definir as atividades para a execução das metas é fundamental realizar um planejamento financeiro atrelado às metas.

Nem sempre a empresa conta com os recursos necessários para executar seus objetivos em curto prazo. Assim, é fundamental organizar o fluxo de caixa e monitorá-lo antes mesmo de dar o primeiro passo visando atingir os objetivos.

Agora que você já sabe quais são os elementos necessários para tornar as metas da sua empresa exequíveis, que tal dar o primeiro passo? 2017 não promete ser um ano fácil, por isso, planejamento, objetivos e motivação serão bastante necessários.

Quais são as metas para a sua empresa em 2017? Tem alguma dúvida sobre como estabelecer metas? Deixe nos comentários abaixo e não deixe de conferir mais dicas sobre como montar um bom planejamento financeiro para o seu negócio, clicando aqui.

Comentários