fbpx

Certamente você já ouviu falar no CRC, não é mesmo? É bem provável que a sigla não faça parte do seu dia a dia, mas ao contratar a contabilidade para a sua empresa, ela deve estar bem presente no processo. Neste post vamos explicar exatamente o que é o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e qual é o seu papel em relação à profissão a aos serviços relacionados a área contábil – além de, é claro, esclarecer o que isso tem a ver com você a sua empresa. Continue lendo para saber tudo sobre o assunto!

Certamente você já ouviu falar no CRC, não é mesmo? É bem provável que a sigla não faça parte do seu dia a dia, mas ao contratar a contabilidade para a sua empresa, ela deve estar bem presente no processo.

Neste post vamos explicar exatamente o que é o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e qual é o seu papel em relação à profissão a aos serviços relacionados a área contábil.

Além de, é claro, esclarecer o que isso tem a ver com você a sua empresa. Continue lendo para saber tudo sobre o assunto!

Os conselhos de classes profissionais são entidades regulamentadas por lei que representam os interesses relativos a uma profissão.

Eles são compostos por associados e atuam principalmente no sentido de registrar, fiscalizar e guiar profissões regulamentadas no país.

Cada uma delas possui um conselho federal – no caso da contabilidade, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) – e conselhos regionais (são 27 CRC, um em cada estado do país).

Qual é o papel do CRC e por que ele é importante

Subordinado ao CFC, o Conselho Regional de Contabilidade tem como principal função fiscalizar o exercício profissional no âmbito em questão.

Além disso, o CRC também tem o papel de estabelecer normas e princípios que devem ser seguidos por todos os profissionais da contabilidade.

Em relação ao seu papel referente à fiscalização, o CRC é responsável por supervisionar a atuação de contadores e técnicos em contabilidade (contabilistas ou guarda-livros) e garantir que não estejam sendo cometidas infrações por parte desses profissionais.

Nesse sentido, o órgão tem a função também de punir e enviar às autoridades competentes relatórios sobre fatos apurados, caso a resolução não seja de sua alçada.

A fiscalização exercida pelo CRC é, porém, sobretudo de caráter preventivo. Por essa razão, a entidade procura divulgar as normas e princípios que regem o exercício da profissão contábil e atua verificando o cumprimento dos mesmos.

Ela é fundamental também para disciplinar o relacionamento do profissional com terceiros, ou seja, com os seus clientes.

O CRC também atua promovendo programas educacionais a fim de aprimorar a formação dos profissionais da área e expandir os limites da aprendizagem profissional.

Com esse objetivo, há projetos de educação continuada para contadores e visitas escolares para levar conhecimentos da área a estudantes em idade escolar, por exemplo.

Registro profissional: CRC dos profissionais e dos escritórios de contabilidade

Outra atribuição fundamental do Conselho Regional de Contabilidade é o registro e a expedição da carteira profissional.

O chamado “registro em CRC” é uma obrigação para quem quer trabalhar com contabilidade, pois é ele que permite o exercício da profissão.

O registro demonstra e prova que o profissional é regulamentado e atua legalmente na área.

Por essa razão, possuir um registro em CRC garante a credibilidade do profissional e comprova que ele está apto a exercer a contabilidade seguindo os parâmetros estabelecidos pelo conselho – ou seja, para atuar de forma ética e competente.

Não é exatamente isso que você procura quando contrata um profissional ou um escritório de contabilidade?

Para desempenhar as suas atividades, tanto profissionais quanto empresas de contabilidade devem, portanto, estar devidamente registradas junto ao CRC do seu estado sede.

Por isso, quando for escolher a sua contabilidade, um dos cuidados que você deve ter é verificar se o registro está devidamente feito junto ao conselho.

Número do registro: como pesquisar o CRC

Em relação aos profissionais de contabilidade, hoje somente os contadores, ou seja, aqueles com graduação em Ciências Contábeis podem solicitar o registro profissional.

No entanto, até junho de 2015, os contabilistas (profissionais que possuem curso técnico, também chamados de técnicos contábeis) também tinha o direito de obter o registro no CRC.

Sendo assim, atualmente, o cadastro dos conselhos é formado por bacharéis em Contabilidade e técnicos registrados até 2015.

Um dos requisitos para os graduados em Ciências Contábeis solicitarem o registro é a realização do exame de suficiência, que é realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade.

Para regulamentar também a atuação de pessoas jurídicas no ramo da contabilidade, os escritórios que prestam serviços contábeis também estão obrigados a efetuar o registro cadastral no CRC.

Quando se fala em CRC de um profissional de contabilidade ou de um escritório, se faz referência ao seu número de registro no conselho.

Para consultar o cadastro, tanto de pessoas físicas quanto de jurídicas e conferir se atuam de modo regular, você pode realizar uma pesquisa rápida no site do entidade responsável pelo seu estado: nesta lista, estão todos os cadastros regionais.

É possível realizar a consulta através do próprio número do registro, do CPF ou do nome completo ou parcial do profissional.

Outra opção é fazer a pesquisa diretamente no cadastro do Conselho Federal de Contabilidade, que reúne informações de todos os conselhos regionais do Brasil.

Contabilidade online também pode ter registro no CRC

Uma tendência que vem crescendo muito nos últimos tempos é a prestação de serviços de contabilidade que se dá principalmente por meio digitais e da internet.

A contabilidade online realmente veio para ficar: utilizando plataformas virtuais especificamente desenvolvidas para desempenhar as suas atividades, ela apresenta muitas vantagens para os clientes que necessitam esses serviços.

Os escritórios de contabilidade online também podem atuar de modo regular e possuem cadastro no CRF da mesma forma que os escritórios tradicionais.

Embora nesse caso os serviços sejam prestados através da internet, é necessário que a empresa possua um escritório físico e esteja registrada – somente após o cadastro, o escritório online é autorizado a prestar serviços contábeis.

A Osayk Contabilidade Online é um escritório de contabilidade devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Registrada no CRC/RJ sob o número 006612/O-0, a Osayk é especializada em empresas de serviços.

O seu atendimento funciona através de vários canais: telefone, chat online, site, email e plataforma online. O objetivo da empresa é unir a humanização e o bom atendimento de uma contabilidade tradicional à praticidade oferecida pela tecnologia. Para saber mais acesse o site.

Comentários

Leia mais:
abrir uma empresa
Quanto custa abrir uma empresa?

Você tem o sonho de empreender, mas não tem noção sobre quanto custa abrir uma empresa no Brasil? Bom, essa...

Fechar