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Você já se perguntou o que é follow up? Uma das preocupações comuns entre os contadores é conseguir a fidelização de clientes. Com a realização de contratos de longo prazo e o retorno de quem já foi atendido em outras oportunidades, é possível ter mais estabilidade no escritório. 

Assim, é necessário encontrar as melhores estratégias para isso, como o follow up. Esse é um processo fundamental para acompanhar os resultados das vendas. Portanto, um escritório de contabilidade de sucesso precisa se familiarizar com o termo e aplicá-lo em seu dia a dia. 

Para esclarecer o assunto, você pode conferir este conteúdo sobre o que é follow up, por que ele é importante e como aplicá-lo. Continue a leitura! 

O que é follow up?

O termo follow up pode ser traduzido como acompanhamento. Assim, a estratégia consiste em acompanhar os leads durante o processo de vendas com o objetivo de aumentar a conversão. Desse modo, a empresa busca informações com os clientes, visando apresentar melhores soluções.

Aqui, vale diferenciar o conceito do feedback, que acontece quando é o cliente que toma a iniciativa de trazer informações. Normalmente, isso acontece para dar retorno sobre o atendimento recebido e a qualidade do produto ou serviço adquirido. 

Por outro lado, ao adotar o follow up a empresa atua de maneira ativa, fazendo questionamentos e tentando conhecer melhor o cliente. Com base nisso, é possível desenvolver práticas que consigam aumentar a satisfação do consumidor e ampliar as vendas. 

Como funciona o follow up?

O funcionamento do follow up depende do planejamento estratégico do escritório de contabilidade. Geralmente, ele se baseia no funil de vendas, criando medidas específicas para cada situação. Logo, pode ser aplicado de maneira ampla — antes, durante e depois das vendas. 

Vale investir na diversidade, considerando o perfil de cada cliente. Além disso, escolher bons canais de comunicação para enviar conteúdos relevantes e tentar coletar informações é fundamental. 

A partir dos dados coletados o escritório de contabilidade pode identificar padrões de erros e acertos para aprimorar a gestão. Portanto, a ferramenta consegue trazer benefícios tanto para o marketing quanto para as vendas.

Por que ele é importante?

Um objetivo comum entre empresas de diversos segmentos, incluindo contabilidade, é saber como atrair e reter clientes. Como você viu, o follow up faz parte das técnicas que podem ser aplicadas para isso. 

Com a estruturação de um bom acompanhamento, o escritório pode conquistar diversos benefícios. Quer saber quais são? Acompanhe a seguir!

Criação de um relacionamento mais próximo

Para começar, o acompanhamento permite a aproximação com os clientes, já que ele busca a comunicação. A estratégia não se limita a divulgar conteúdos ou aplicar práticas específicas. Ela também tem o intuito de manter contato com o consumidor para conhecê-lo.

A proximidade pode ajudar a encantar o cliente e desenvolver maior confiança, aumentando as chances de fechar o contrato. O diálogo direto e a demonstração do interesse em ter um retorno sobre as necessidades da pessoa são pontos positivos. 

Auxílio na gestão de leads do escritório

Com base nas respostas, fica mais fácil segmentar interesses dos leads e, até mesmo, identificar quem é potencial cliente. Por meio dos retornos, também é possível entender se as estratégias do escritório estão adequadas para cada etapa da jornada do consumidor.

Todos os dados levantados podem ser usados a favor do planejamento, servindo de base para a tomada de decisões. Com eles, é possível fazer previsões, comparar resultados e melhorar a gestão de leads.

Melhoria na satisfação do cliente

Foi possível perceber que o follow up tem bastante relação com a coleta de informações, certo? Afinal, o acompanhamento pode ser usado para melhorar os serviços. 

Como consequência, a empresa tem informações sobre pontos fortes e fracos. Também pode identificar as soluções buscadas e obter insights. A realização de aperfeiçoamentos com base no follow up tem potencial para otimizar a experiência dos clientes com o atendimento do escritório. 

Como fazer o follow up na contabilidade?

Com tantos benefícios, vale a pena implementar essa prática na contabilidade. Mas você sabe como fazer isso? 

Veja algumas dicas essenciais para auxiliar nessa jornada!

Escolha os canais de comunicação

Se a estratégia trata do acompanhamento do cliente na jornada de compra e no pós-vendas, a comunicação é essencial. Para tanto, avalie os canais disponíveis para encontrar os mais adequados, considerando o perfil do cliente e as suas preferências.

Além disso, treine a equipe para garantir um atendimento qualificado. É fundamental que eles conheçam boas técnicas de vendas e pós-vendas para aplicar a abordagem correta. Sem esse cuidado, a estratégia fica prejudicada. 

Um cuidado importante é sempre deixar clara a intenção com o contato. Ao procurar o cliente, explique o motivo da abordagem antes de tratar o assunto em si. Sem isso, é possível que eles apresentem maior resistência, impedindo a continuidade da comunicação. 

Tenha uma rotina de diálogo com o cliente

Crie uma rotina de comunicação com o cliente, considerando as necessidades da empresa mas também a disponibilidade dele. Nesse caso, vale desenvolver uma segmentação e os calendários de contato considerando o momento da jornada. 

Na pré-venda, normalmente a ideia é entender melhor as necessidades para combiná-las com as soluções do escritório. Outro objetivo é conseguir ultrapassar as objeções para fechar o contrato.

Durante a venda, os contatos visam definir termos, esclarecendo detalhes sobre o contrato, honorários e outras questões. Já o pós-venda foca no suporte oferecido diante de problemas, reclamações, sugestões e elogios. 

Logo, a rotina e o calendário de contato devem se adequar as possíveis necessidades de cada etapa, combinada com o tipo de serviço. Aqui, também vale realizar reuniões para uma comunicação mais próxima e detalhada. 

Use ferramentas para otimizar o processo

Um dos pontos essenciais para o processo é ter as estratégias, os planos de comunicação e o calendário bem estruturados. A dica para isso é contar com uma plataforma especializada, que permita o planejamento e acompanhamento das práticas desenvolvidas. 

Com a possibilidade de fazer a gestão de leads, registrar as comunicações e verificar as ações feitas, o escritório melhora o controle de todo o processo. Desse modo, a equipe consegue potencializar os resultados obtidos. 

Pronto! Você já aprendeu o que é follow up e como ele pode auxiliar o seu escritório. Então, estude as melhores práticas e procure ferramentas adequadas para colocar essa estratégia em prática!

Gostou do conteúdo? Se você quer mais dicas, conheça 5 passos para aprimorar a comunicação com o cliente!

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