fbpx

Quando se trabalha na própria casa, não faltam distrações para tirar seu foco do trabalho, assim como é difícil sair da cama sem uma rotina com horário marcado para chegar no escritório, não é mesmo? Para ajudá-lo a render mais no dia a dia e a ficar mais perto do sucesso, separamos algumas dicas de produtividade para começar a praticar e a mudar em seu comportamento. Confira! Todo empreendedor já conheceu e se inspirou com histórias de grandes negócios que começaram na garagem ou em um quartinho da casa de seu fundador. Se você está no caminho para construir sua empresa a partir de seu home office, porém, já deve ter percebido que a realidade pode ser muito diferente do sonho quando o assunto é produtividade.

Não faltam distrações para tirar seu foco do trabalho, assim como é difícil sair da cama sem uma rotina com horário marcado para chegar no escritório, não é mesmo? Para ajudá-lo a render mais no dia a dia e a ficar mais perto do sucesso, separamos algumas dicas de produtividade começar a praticar e a mudar em seu comportamento. Confira!

8 dicas para manter a produtividade trabalhando no home office

Não existe fórmula mágica quando o assunto é produtividade. Cada pessoa possui suas próprias motivações e gargalos para produzir o máximo que sua capacidade (e saúde) permitem em um dia. Existem, porém, alguns comportamentos que podem ajudá-lo a construir uma rotina com melhor rendimento. Veja nossas 7 dicas para ter mais produtividade no home office:

1. Tenha o lugar certo para trabalhar

Ao trabalhar em casa, muitas pessoas erram ao achar que serão produtivas se ficarem no sofá ou até mesmo na cama enquanto realizam suas atividades. Para ter um bom rendimento, é preciso criar um lugar adequado para o trabalho, um verdadeiro home office.

Prepare um ambiente exclusivo para isso, com móveis ergonômicos, espaço para expor visualmente suas metas e objetivos e, se possível, o mais distante possível de “símbolos de descanso”, como sofá, televisão ou cama.

2. Crie uma rotina

Apesar do benefício da flexibilidade que se tem ao fazer home office, não há como ser produtivo sem uma rotina estabelecida, com horários certos para acordar, almoçar, fazer exercício e dormir.

Caso não tenha esse comportamento, seu corpo não conseguirá se ajustar adequadamente ao seu dia a dia, identificando quando é momento de relaxar ou de produzir.

É claro, você ainda pode aproveitar essa flexibilidade: se identificar que trabalha melhor à noite, por exemplo, pode ajustar seu cronograma para acordar mais tarde e ir até altas horas na frente do computador.

Ser autônomo ou abrir empresa: o que é melhor para você? Entenda as vantagens e desvantagens de cada um neste post.

3. Faça acordos com os demais moradores

Para quem mora com outras pessoas, é difícil manter o foco sem deixar muito clara sua disponibilidade enquanto está no home office. Por isso, faça acordos sobre em quais momentos pode ser interrompido e deixe evidente o quanto sua produtividade pode ser comprometida com pequenas distrações.

Uma boa dica, também, é manter fechada a porta do escritório enquanto estiver concentrado. Assim, você estabelece uma barreira física que mostra estar em horário de trabalho.

4. Faça uma lista de tarefas

Nada melhor para produzir bem do que saber exatamente o que precisa entregar a cada dia. Para isso, é recomendado ao início de cada mês, semana e dia, rever as pendências para o período que está começando.

Você pode manter sua lista de tarefas em aplicativos no celular, em planilhas no computador ou até mesmo no papel – o efeito de efetivamente riscar compromissos de sua lista o ajuda a manter-se focado e produtivo.

dicas-para-seu-home-office

5. Use ferramentas de produtividade

Outra dica importante é contar com ferramentas de produtividade. Existem diversas disponíveis online, seja para computador ou para celular, baseadas nas mais diversas técnicas – como Pomodoro ou Kanban. Uma ferramenta que recomendamos é o Trello. É uma ferramenta gratuita – que também possui planos pagos mais completos – e é bem fácil de usar.

Com o Trello, você pode criar um quadro de tarefas com três listas (colunas): a fazer, fazendo e feito, e mover os cartões de atividade conforme você for executando. É possível adicionar datas de entrega, incluir usuários como responsáveis pelas atividades e muito mais. Aqui na Osayk usamos diariamente o Trello para gerenciar nossas atividades.

Não se pressione, porém, para usar várias ferramentas ao mesmo tempo, ou pode ficar ainda mais improdutivo. Identifique quais são seus gargalos na rotina e, aí sim, encontre ferramentas que ajudem a lidar com eles. Por exemplo, se você se distrai facilmente com redes sociais, pode se beneficiar com aplicativos que bloqueiam o uso desses canais enquanto está trabalhando.

Pensando em abrir sua empresa? Baixe gratuitamente nosso e-book “Guia de Como abrir sua empresa de serviços”.

6. Tenha momentos de pausa

Um problema para quem faz home office é que toda hora parece hora de trabalho. Não se esqueça de fazer suas pausas, assim como tinha quando trabalhava em um ambiente formal.

Tenha intervalos para as refeições, levante com frequência para dar uma caminhada pela casa e esticar as pernas, tome um café e pratique exercícios físicos. Essas interrupções programadas ajudam seu cérebro a perceber quando é momento de ligar ou desligar do trabalho.

7. Termine (realmente) o expediente

Da mesma forma, é preciso encerrar de fato seu expediente quando chegar a hora do descanso. Isso significa não trabalhar até a hora de dormir, parar de olhar as contas de e-mail e, até mesmo, não atender telefonemas de clientes fora de horário comercial. Só assim você consegue recarregar as energias para ser produtivo no dia seguinte!

8. Delegue o que não for sua especialidade

Empreendedores que ainda estão em seus primeiros passos tendem também a concentrar grande parte das responsabilidades da empresa em suas mãos. Em alguns momentos, entretanto, é preciso deixar que essas atividades “saiam do home office” para serem desenvolvidas por especialistas.

Usar seu tempo para desenvolver ações que não sejam sua especialidade e que não estejam no centro da operação da empresa (como contabilidade, estratégia de divulgação, entre outras), pode prejudicar seu rendimento e também adiar o andamento de sua estratégia.

Qual será seu modelo de produtividade?

Neste artigo, demos algumas dicas para melhorar sua produtividade trabalhando em seu home office. Vale relembrar, porém, que o principal caminho para ter um bom desempenho em seu dia a dia passa pelo autoconhecimento. Somente descobrindo quais são suas motivações e o que o ajuda a ter melhor rendimento, você conseguirá de fato mudar seus hábitos para ter melhor performance. Aprenda sobre si mesmo e desenvolva-se como empreendedor!

Faça o teste: Você está pronto para abrir sua empresa?


Você tem alguma outra dica para manter a produtividade enquanto trabalha no home office? Se você precisa delegar sua contabilidade para ter mais produtividade em seu dia a dia, a contabilidade online pode ser uma boa opção, especialmente para quem trabalha em um home office. Para entender melhor a contabilidade online confira o post “Como funciona um escritório de contabilidade online”




Comentários

Leia mais:
Tipos de empresa
Quais são os tipos de empresa no Brasil?

Você conhece os tipos de empresa existentes no Brasil? Se você deseja abrir uma empresa, é importante conhecer quais são os...

Fechar