fbpx

Se você pensa em abrir uma empresa, provavelmente já ouviu que todo negócio implica em risco. No entanto, no universo de incertezas em que o empreendedorismo se inclui, alguns riscos são certos e podem ser evitados, ou ao menos, minimizados.

No Brasil ainda é muito comum observar o fenômeno do empreendedorismo de necessidade. Ou seja, pessoas que começam um negócio porque não conseguem arrumar um emprego e precisam gerar o próprio sustento.

Nesse cenário, os riscos costumam ser proporcionais às frustrações pelo simples despreparo de muitos empreendedores. Para quem quer evitar dar um passo e acabar com uma empresa fechada e uma grande dívida, vale a pena conhecer alguns riscos que envolvem abrir uma empresa. Saiba mais!

Saiba se você tem perfil empreendedor

A ideia de ter o próprio negócio pode ser muito inspiradora. Porém, para tirar uma empresa do papel é preciso mais do que inspiração. Empreender é uma atividade bastante desafiadora e nem todas as pessoas possuem o perfil.

Portanto, se você é do tipo de pessoa que não gosta de assumir riscos, odeia sair da zona de conforto e não gosta de se ver desafiado por diferentes tipos de conhecimento, talvez empreender não seja para você.

Não se preocupe se você não possui o perfil empreendedor, isso não é um demérito para ninguém.

Muitas vezes é melhor se autoconhecer e analisar a situação com cautela, antes de dar o primeiro passo. Abrir um negócio sem ter um perfil empreendedor não é apenas um risco, como motivo de frustração e infelicidade para muitos. Portanto, vale a pena refletir e avaliar.

Análise o mercado

Você sabe quem são os principais players do mercado em que pretende atuar? Sabe dizer quais deles podem ser seus concorrentes diretos no futuro? Você conhece toda legislação e barreiras regulatórias que podem representar entraves ao seu negócio?

Analisar o mercado é um dos primeiros passos de quem deseja abrir um negócio. Muitas vezes o desconhecimento sobre questões básicas como a legislação e quem serão seus concorrentes diretos podem colocar tudo a perder.

Por isso, monte um plano de negócios, estude, faça pesquisas de mercado e só tome os passos seguintes quando estiver realmente seguro.

Embora seja um fator externo e que, muitas vezes, o empreendedor não tem controle, conhecer o seu mercado é essencial para garantir a sobrevivência da sua empresa.

Escolha bem seus sócios

Não é pequeno o número de empresas que quebra por conta de desentendimentos entre os sócios.

Por isso, para evitar riscos como estes é fundamental escolher o parceiro certo para construir seu negócio.

Um erro muito cometido por empreendedores na hora de escolher um sócio é buscar perfis parecidos com o seu. No entanto, essa “receita” costuma dar mais problemas para a sociedade do que criar boas parcerias.

Para evitar riscos, procure escolher um sócio com perfil e habilidades complementares a suas.

Na hora de escolher um amigo ou um familiar para ser sócio, avalie bem, uma sociedade costuma se parecer muito com um casamento, e é preciso afinidade e comprometimento para encarar os desafios que uma empresa implica.

Pensando em escolher um sócio? Confira nossas dicas para uma tomar uma boa decisão

Tenha um bom planejamento

O Brasil conta com uma altíssima taxa de mortalidade de empresas. Por aqui, negócios que ultrapassam o segundo ano de vida, infelizmente, ainda não são a maioria. Além da burocracia, os empreendedores precisam estar preparados para uma alta carga tributária.

Portanto, sem planejamento e estratégia é impossível sobreviver aos diversos fatores negativos que fazem parte do chamado “risco Brasil”.

Ter um bom plano de negócios, testar um produto mínimo viável, começar com uma estrutura enxuta são algumas dicas para quem quer minimizar o risco de fechar as portas, antes mesmo de ter lucro.

É fundamental se planejar, testar e dar passos condizentes com a sua capacidade financeira e de mercado. O planejamento ajuda no processo de tomada de decisões mais assertivas e evita riscos que são desnecessários.

Abrir uma empresa no Brasil é desafiador! Saiba porquê!

Tenha uma reserva financeira

Nenhum empreendimento nasce gerando lucro e resultados. No entanto, enquanto isso não acontece, o empreendedor precisa pagar as contas e, não raras vezes, até sustentar uma família. Antes de empreender certifique-se de que você tem uma reserva financeira que permite você se dedicar ao seu negócio.

Da mesma forma, tenha um bom capital de giro para a sua empresa, garantindo que ela possa desempenhar suas atividades, mesmo enquanto os resultados não vem.

Uma reserva financeira, tanto pessoal quanto para a sua empresa, minimizam uma série de riscos e frustrações ao empreendedor. Por isso, tenha um dinheiro guardado e administre suas reservas, enquanto trabalha duro para que a sua empresa possa prosperar.

Saiba pedir ajuda

Empreender pode ser uma atividade um tanto quanto solitária, muitas vezes. No começo é muito comum que só o empreendedor acredite em sua ideia e, enquanto os resultados não vêm, é difícil ter a certeza de que seu negócio de fato vai prosperar.

Porém, independentemente das incertezas, um risco que muitos empreendedores assumem e podem colocar tudo a perder, é querer fazer tudo sozinho.

Embora conhecer muitas coisas e aprender seja intrínseco a empreender, isso não significa que você precisa fazer tudo. Terceirizar as atividades de suporte, por exemplo, pode ser uma medida simples e econômica, que permite o empreendedor focar naquilo que realmente precisa de atenção no seu negócio.

Já pensou em terceirizar a contabilidade do seu negócio? Saiba mais!

Toda empresa está inserida em um mercado dinâmico e mutável. Nos dias de hoje, querer fazer tudo sozinho é tão difícil quanto arriscado e pode ser um risco para muitos negócios.

Gostou de saber mais sobre esses riscos antes de abrir sua própria empresa? Quer abrir sua empresa, mas não sabe com quem contar? Entre em contato e saiba mais!

Comentários

Leia mais:
Sped contábil e fiscal
O que é SPED Contábil e SPED Fiscal?

Para muitos empreendedores, o SPED ainda é uma sigla que gera muitas dúvidas e questionamentos. Para facilitar a compreensão desses...

Fechar