fbpx

O contador é um profissional essencial para o sucesso de qualquer empresa. Esse especialista, muitas vezes lembrado apenas durante a abertura ou o fechamento de uma organização, pode fazer toda a diferença no rumo dos negócios. Por isso, escolher um bom contador que cuide de toda contabilidade da empresa e preste suporte constante é fundamental para qualquer companhia que pretende crescer e aumentar os seus lucros.

Com formação em Ciências Contábeis, o contador está habilitado a atuar em uma ampla gama de atividades consideradas vitais para a empresa, seja na área tributária, quanto na financeira e na organizacional.

Sendo assim, esse profissional é capaz de identificar oportunidades, analisar situações e auxiliar na tomada de decisões sobre o futuro do negócio. Se estiver a par das metas da organização, o contador pode ajudar a traçar o melhor trajeto para alcançá-las.

O que faz exatamente um contador?

Prestar contas, recolher tributos, organizar balanços e emitir notas fiscais são apenas algumas das tarefas que fazem parte do dia a dia de todas as empresas e que são trabalho de um contador.

O profissional de contabilidade com diploma de graduação, ou seja, o bacharel em Ciências Contábeis possui habilitação para trabalhar em diversos âmbitos. Ele exerce funções na área financeira, econômica e patrimonial de uma empresa.

Cabe ao contador assessorar o processo de abertura de um negócio e orientar sobre o enquadramento tributário mais adequado. Contudo, não é somente no início que o seu trabalho se faz necessário: ele também é responsável pelas demonstrações de resultado e pelos relatórios de faturamento.

De acordo com a legislação, ele pode atuar na organização e execução de serviços de contabilidade em geral, na escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios e de todos os necessários à organização contábil. O contador também faz a revisão dos balanços e das contas em geral e, em resumo, mantém a contabilidade da empresa em dia.

É esse profissional que ajuda a garantir a saúde financeira do negócio, que assegura o cumprimento das obrigações das empresas e evita dores de cabeça com o Fisco. Por ser o responsável por organizar e analisar todos os dados da organização, o contador é capaz de fornecer informações pertinentes, auxiliar na resolução de problemas e na busca por meios de promover o seu crescimento.

Contabilista e contador são o mesmo profissional?

O termo “contabilista” é utilizado popularmente para fazer referência ao técnico em contabilidade – que não tem graduação, mas, sim, um curso técnico. Este habilita o profissional a desenvolver atividades semelhantes às tarefas do contador, mas a sua área de atuação é um pouco mais restrita.

Embora também possa cuidar da parte financeira da empresa e ser o responsável pela prestação de contas, há algumas restrições. Ao contrário do contador, um técnico não pode realizar trabalhos de auditoria, perícia e análise de balanços.

No entanto, na verdade, oficialmente, “contabilista” seria o profissional que exerce a prática contábil. O que quer dizer que o termo é genérico e se refere tanto àqueles com nível superior, quanto àqueles com nível técnico em contabilidade.

Para evitar confusão, porém, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, o melhor modo para se referir tanto ao contador quanto ao técnico é com o termo “profissional da contabilidade”. Atualmente, é ele que designa uma categoria mais genérica de profissionais da área.

Por que o contador é importante para os negócios?

Podemos começar a analisar a importância de escolher um bom contador a partir da questão tributária. Em um país com uma elevada carga de impostos e um sistema de tributação bastante complexo, é necessário contar com um especialista no assunto. É muito comum os casos de empreendedores que se focam na gestão e não tomam os cuidados necessários para evitar problemas que podem colocar em risco os negócios. Ao contar com a assessoria de um contador, o gestor garante que o recolhimento dos tributos seja feito de forma correta – e em dia.

Além de trabalhar para que a empresa atenda às obrigações legais que lhe cabem, o contador também pode ser um grande parceiro na condução dos negócios. Ao cumprir a responsabilidade de manter a contabilidade atualizada e registrar todas as transações realizadas, esse profissional torna-se fundamental para o gerenciamento de uma organização. Ele pode fornecer aos gestores informações valiosas para a tomada de decisões.

O auxílio do profissional da contabilidade permite que se tenha uma gestão financeira saudável e benéfica, com controle do fluxo de caixa e registro de todas as movimentações. Conhecendo de forma tão profunda a situação dos negócios, o contador pode ainda opinar e orientar sobre investimentos e outros assuntos que coloquem em jogo o futuro da empresa.

Como escolher um bom contador?

Visto a sua relevância, a escolha do profissional contábil não é uma tarefa fácil. Recomenda-se que, em primeiro lugar, o contratante verifique a situação cadastral do contador junto aos órgãos específicos. Solicitar uma lista de clientes ao escritório para avaliar as referências antes de formalizar a contratação é também um bom modo de verificar a reputação de quem você está contratando.

Também vale ficar atento aos serviços incluídos no contrato. Muitos escritórios oferecem apenas a escrituração contábil – que se restringe ao registro de todos os fatos que acontecem na empresa. É interessante fechar um pacote que inclua todos os serviços contábeis necessários a sua empresa.

Se a sua empresa optar por um serviço contábil terceirizado – ideal para pequenos negócios –, é preciso estar seguro de que você terá todo o suporte necessário. Isso inclui verificar os tipos de canais de comunicação existentes e assegurar-se de que eles serão eficazes caso você precise contatá-lo para resolver problemas importantes.


Você é contador? A Osayk Contabilidade online está procurando profissionais interessados em parcerias! Clique aqui para saber mais!

Comentários