fbpx
Para saber quais os requisitos a serem avaliados na hora de escolher o melhor serviço contábil para a sua empresa, acompanhe as dicas que preparamos para você!O trabalho de um escritório de contabilidade é tão importante para sua empresa que você deve saber como avaliar um bom serviço contábil antes mesmo de promover a contratação. Como em todas as áreas de atuação, existem profissionais e empresas com diferentes níveis de qualidade e capazes de prestar serviços com mais ou menos eficiência. Por isso, é preciso saber eleger o serviço contábil ideal, conforme as necessidades do seu negócio.

Um contador, ou mesmo um escritório de contabilidade, provavelmente será o primeiro consultor da sua empresa. Além de acompanhar seu negócio de perto, esse profissional irá ajudá-lo na solução de pequenas questões burocráticas, organizando o recolhimento de impostos, a folha de pagamentos e a escrituração contábil. Um contador também possui um papel estratégico fundamental para todo negócio, pois além otimizar a tributação da sua empresa, ele conta com informações e dados financeiros importantes, que podem fazer toda a diferença na hora de tomar decisões. Existe a possibilidade também de você contar com um escritório de contabilidade online – clique para saber como funciona e quais são seus benefícios.

Para saber quais os requisitos a serem avaliados na hora de escolher o melhor serviço contábil para a sua empresa, acompanhe as dicas que preparamos para você!

1. Tenha boas referências antes de contratar um serviço contábil

Antes de contratar os serviços contábeis que melhor atendem às suas necessidades, o ideal é buscar informações e referências sobre a empresa e os profissionais que nela atuam. Pesquise quem são seus clientes, quais as opiniões deles em relação aos serviços prestados e se a empresa candidata, ou o contador escolhido, possuem condições para atender as demandas do seu negócio. Busque compreender como é feita a prestação de serviços e a cobrança dos honorários.

O ideal é pesquisar diferentes referências e tipos de soluções no mercado, comparando preços e serviços para encontrar aquele que se adequa melhor as suas necessidades. Se você precisa de um profissional full time  para integrar seu time financeiro, talvez seja melhor contratar um contador. Se a contabilidade pode ser terceirizada para que você se dedique integralmente às atividades principais do seu negócio, por que não optar por uma empresa de contabilidade? Se você busca mais agilidade e melhores preços, a contabilidade online também pode ser uma excelente opção.

2. Confirme a situação cadastral do escritório e seus profissionais

Independentemente de você escolher um contador autônomo ou um escritório de contabilidade físico ou online, é importante checar a situação cadastral do profissional e da empresa. Consulte o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e o Conselho Regional de Contabilidade para confirmar os registros técnicos e a regularidade de tais inscrições.

Alguns documentos, como balancetes, por exemplo, devem ser obrigatoriamente assinados para um contador, por isso é importante que este esteja regularizado junto ao órgão de classe.

3. Analise a qualidade dos relatórios enviados

Um ponto que é bastante relevante na hora de avaliar os serviços contábeis é a qualidade dos relatórios enviados pelo contador ou pela empresa de contabilidade. Mensalmente, sua empresa irá receber alguns relatórios contendo informações importantes sobre a cobrança de tributos e folha de pagamentos, por exemplo. Esses precisam ser coerentes, claros e devem auxiliar o empreendedor no dia a dia da empresa. Se os relatórios não são capazes de solucionar suas questões e o contador não é ágil em esclarecê-las, provavelmente os serviços contábeis prestados não atendem suas necessidades.

4. Avalie o sistema de cobrança

É importante esclarecer que um escritório de contabilidade não realiza o trabalho do financeiro, portanto, ele não é encarregado de recolher os impostos de uma empresa propriamente. Levando isso em consideração, o empreendedor deve ter em mente quais são exatamente os serviços oferecidos e de que maneira eles serão cobrados. Avalie não apenas o valor dos honorários, mas principalmente a agilidade na prestação dos serviços e no atendimento, e se o trabalho da empresa contábil está, de fato, auxiliando a sua empresa.

Como os honorários de um escritório de contabilidade não são fixos, pesquise bastante no mercado e veja quais são as condições. O ideal é levar em consideração não apenas o custo, mas também o benefício. Dependendo do tamanho da sua empresa, da forma como você gosta de conduzi-la e das necessidades financeiras, contratar um contador autônomo, um profissional de contabilidade para o seu negócio, uma empresa de contabilidade offline ou mesmo uma empresa online podem indicar mais ou menos vantagens, considerando não apenas o preço, mas também a forma como os serviços são prestados.

5. Avalie a comunicação do escritório

O contador conta com informações relevantes para o seu negócio, por isso é necessário ser diligente e ágil tanto nas respostas como nas resoluções de questionamentos. Não são poucas as vezes que um gestor precisará de informações do contador, por isso verifique quais são os meios de comunicação que o profissional utiliza e qual o seu comprometimento com a agilidade e a organização.

Para avaliar um bom serviço contábil, o empreendedor deve estar consciente de quais são as necessidades do seu negócio. Esse é o ponto de partida para quem quer escolher bem o seu contador ou a sua empresa de contabilidade. A contabilidade online apresenta uma série de benefícios e por ser uma prática relativamente nova no mercado, muitos empreendedores ainda não conhecem suas facilidades. Se este é o seu caso, clique aqui e saiba mais sobre as vantagens desse tipo de sistema.

Essas dicas ajudaram você? Você tem dúvidas como escolher o serviço contábil ideal para a sua empresa? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe suas experiências conosco!

Comentários

Leia mais:
Contabilidade digital
Contabilidade digital: como se adaptar e aproveitar essa tendência

É provável que você já tenha ouvido falar por aí a respeito da contabilidade digital, afinal esse é um assunto que...

Fechar