fbpx

A tecnologia e o amplo alcance da internet geraram transformações em todas as áreas — e a  gestão contábil é uma delas. Então, de modo a se manter alinhado às necessidades do mercado e dos clientes, é importante investir em uma gestão de contabilidade inovadora.

A boa notícia é que, nos últimos anos, diversos recursos surgiram para auxiliar nesse sentido. Isso significa que, ao implementar as ferramentas certas no escritório, é possível conquistar resultados mais ágeis e eficientes.

Como consequência, os contadores passam a dispor de uma postura estratégica, ofertando serviços diferenciados ao público. A rentabilidade do negócio também tende a aumentar, com ele caminhando junto às mudanças do mercado.

Para ajudar seu escritório de contabilidade a contar com uma gestão hábil e competente, confira 6 práticas a seguir! 

  • Alinhar o escritório à transformação digital

A contabilidade 4.0 já é uma realidade para a área. Ela surgiu junto às dinâmicas trazidas pela transformação digital. Assim, implementá-la é fundamental para os que desejam se manter ativos e competitivos. Mas, afinal, o que é contabilidade 4.0?

O termo 4.0 é usado em diversos setores do mercado. Ele parte do princípio de que estamos vivendo a chamada “quarta revolução industrial”. Ou seja, que os meios produtivos de muitos segmentos passaram a contar com uma maior aplicação da tecnologia.

Nessa hora, uma ferramenta que se destaca é a automatização de processos. Ela implica na minimização das atividades manuais. Para os contadores, que lidam com grandes volumes de dados todos os dias, isso tendem a ser um grande benefício.

Outro conceito intimamente ligado à transformação digital e à contabilidade 4.0 é o suporte em nuvem. Ele permite que todas as informações, documentos contábeis e dados de clientes fiquem armazenados online.

Assim, não há a necessidade de um espaço físico para isso. Os profissionais podem “levar seu escritório” aonde forem. E a comunicação e transferência de dados com clientes também se torna mais rápida.

  • Implementar uma plataforma de Gestão Contábil

Conforme visto, adaptar o escritório contábil à transformação digital é imprescindível. Nessa hora, uma das melhores formas de aproveitar os benefícios da tecnologia é acessá-los em um só local. 

Para isso, é possível contar com a plataforma de gestão contábil completa para contadores. Ela diz respeito a uma ferramenta segura e tecnológica desenvolvida especialmente para amparar a gestão do seu escritório de contabilidade.

Seus serviços permitem que os profissionais acessem dados armazenados a qualquer momento, realizem tarefas com agilidade e simplifiquem sua jornada de trabalho. 

Desse modo, por meio dela, é possível:

  • organizar documentos de clientes;
  • emitir NF-e e NFS-e;
  • armazenar documentos na nuvem;
  • fazer cobranças;
  • comparecer a reuniões;
  • cadastrar clientes;
  • cumprir prazos;
  • comunicar-se internamente e com clientes de modo integrado etc.
  • Organizar o workflow

Workflow é uma palavra em inglês que se refere a “fluxos de processos”. Assim, ele diz respeito ao caminho que um negócio toma até chegar ao resultado esperado. Ele pode ser dividido em etapas, como por meio de entradas e saídas.

Na área de contabilidade, isso significa organizar a rotina que os profissionais de contabilidade devem executar. Logo, é possível ordenar os processos, gerar o aumento da produtividade e da eficiência — além de garantir o cumprimento de prazos de acordo com prioridades.

É comum encontrar fluxos em sua forma física, por meio de gráficos e fluxogramas. Eles devem ordenar as etapas a serem executadas claramente. Isso tende a reduzir falhas, melhorar a comunicação e os processos internos do negócio, tornando a rotina ainda mais organizada.

  • Acompanhar as tendências

Uma das principais dicas de gestão em contabilidade é estar sempre atento às tendências. Como você viu, o acesso à inovação tem mudado constantemente o comportamento do consumidor.

Logo, é preciso saber quais novas ferramentas e práticas que surgem no mercado podem ajudar o escritório a se manter alinhado às necessidades do seu público. O acompanhamento das inovações tecnológicas é fundamental na contabilidade 4.0. 

Ao monitorar as novidades que surgem, os profissionais conseguem se destacar perante a concorrência. Além disso, podem se adaptar a possíveis mudanças, antecipar problemas e realizar suas tarefas com maior dinamismo.

Sendo assim, é interessante acompanhar notícias e publicações de portais que são referências na área. Pesquisar novas ferramentas de gestão contábil e os temas que estão sendo discutidos por profissionais também é importante.

  • Investir em contabilidade digital

Implementar e ofertar soluções de contabilidade digital pode transformar positivamente a gestão de seu negócio. Essa prática não visa apenas a otimização dos processos do seu cliente. Ela também posiciona o contador como um agente ativo do planejamento estratégico.

Isso porque, por meio de ferramentas e soluções tecnológicas, ele passa a se comunicar de forma muito mais simples e ágil com os clientes. Eles, por sua vez, estão em busca de soluções cada vez mais rápidas e completas — que amparem as estratégias de suas próprias empresas.

Desse modo, o profissional ganha um papel menos operacional e mais central. Em vista disso, é interessante planejar a implementação de soluções digitais e de gestão contábil em sua gestão empresarial.

  • Escolher as ferramentas ideais para a companhia

A escolha das melhores ferramentas para seu negócio é delicada. Por isso, deve ser tomada com cuidado. Afinal, elas atuarão como um pilar para a realização de tarefas da sua equipe qualificada. 

Em geral, as melhores ferramentas para contadores devem ter:

  • Gestão Contábil;
  • navegação intuitiva;
  • garantia de segurança de dados;
  • possibilidade de backup e operações na nuvem;
  • sistemas especialmente voltados às demandas da área contábil;
  • facilidade ao compartilhar informações com clientes;
  • soluções de faturamento e cobrança.

Existem diversas ferramentas que podem agregar ao seu escritório. Mas, como você viu nas dicas anteriores, contar com uma plataforma destinada a contadores é fundamental.

A plataforma Osayk, por exemplo, permite que você acesse todos esses serviços. Além disso, ela o ajudará a otimizar os processos contábeis, impactando diretamente a produtividade dos colabores. Tudo com segurança e acessibilidade.

Com estas dicas, você poderá tornar a gestão do seu escritório de contabilidade muito mais simples e eficiente. Ao alinhar a solução da plataforma às práticas trazidas neste artigo, os resultados tendem a ser muito positivos!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários

Share This