Ícone do site Osayk Plataforma

Certificado Digital Contador: quais os tipos mais indicados?

Certificado Digital Contador: quais os tipos mais indicados?

Certificado Digital Contador: quais os tipos mais indicados?

Certificado Digital Contador: quais os tipos mais indicados? Atualmente, com o avanço do mundo on-line tornou cada vez mais comum o uso de artifícios digitais para facilitar o dia a dia das empresas de profissionais autônomos e de seus clientes, como a automatização, o e-commerce, a publicidade on-line de performance, entre outros. Todas essas áreas contribuem para uma nova época de transformação e revolução digital, trazendo mais precisão, agilidade e segurança na prestação de serviços.

Na área da contabilidade, não é diferente. O uso do certificado digital pelos escritórios contábeis, por exemplo, propicia um processo menos burocrático e mais seguro ao trabalho do contador e às informações de seus clientes. Inúmeros contratos, declarações e livros contábeis na forma física foram substituídos por arquivos eletrônicos com o advento da contabilidade digital, visando mais praticidade e uma melhor otimização do tempo.

Mas o que é um certificado digital?

Um certificado digital é uma identidade virtual relacionada a uma entidade, seja ela uma pessoa física ou jurídica, permitindo que uma organização ou uma pessoa troque informações a partir de uma criptografia de chave pública. Ela providencia uma comunicação on-line segura, autêntica e confiável.

Um certificado digital garante, sob legislação, validade legal e fiscal nos atos que o utilizam. Estes podem ser: transações bancárias, assinaturas de contratos, comércio eletrônico, emissão de documentos fiscais, assinatura de declarações, entre outros. Em resumo, são operações feitas virtualmente, com a necessidade de identificação on-line da parte interessada.

Que tipos de certificados digitais existem?

As chaves criptográficas serão providenciadas por uma Autoridade Certificadora, responsável pela emissão do certificado digital. Essas chaves públicas codificam o documento, e as chaves privadas associam a elas a chave decodificada.

É possível usar uma assinatura digital para completar o certificado digital, tornando impossível qualquer modificação no documento depois de enviado. Trabalhando juntos, a assinatura e o certificado digital tornam as transações on-line mais seguras, legítimas e autênticas, tornando a vida de seu cliente mais fácil e menos estressante.

Abaixo, explicaremos os dois tipos de certificados digitais que existem.

Certificado Digital Contador:

Certificado A1

Este é um arquivo digital instalado no computador de uma entidade, válido por um ano, sem a necessidade de ficar armazenado em hardwares. A chave pública e a chave privada são associadas através do arquivo, e a primeira é enviada para a Autoridade Certificadora. Já a chave privada fica guardada dentro do computador, podendo ser acessada com uma senha.

Vantagens:

Desvantagens:

Certificado A3

O certificado A3, diferentemente do A1, é criptografado por meio de um dispositivo, como um smart card, um token ou um cartão inteligente.

Vantagens:

Desvantagens:

Utilização e finalidade

Quanto à utilização e à finalidade dos certificados, eles podem ser subdivididos em 3 categorias:

e-CPF

É como um documento de CPF eletrônico (Cadastro de Pessoa Física). Esse documento dá autorização para que o usuário faça transações virtuais com a mesma validade e legitimidade que com o documento físico. No caso de Escrituração Contábil Fiscal, duas assinaturas digitais são requeridas: uma do contador (por meio de e-CPF e e-PJ) e outra da pessoa jurídica (por meio de A1 ou A3).

Alguns dos principais usos do e-CPF são:

NF-e

Uma pessoa jurídica (empresa) pode contar com duas opções de certificados digitais: NF-e ou e-CNPJ. A Nota Fiscal Eletrônica é um arquivo digital que deve ser assinado eletronicamente para que tenha validade e legitimidade. É por meio dessa assinatura que será provado que a empresa emitiu a nota e que ela é autêntica.

No momento em que uma empresa escolhe o certificado NF-e, ela adquire muitas vantagens, podendo atribuir a um funcionário as emissões das notas fiscais, sem que ele precise ter acesso a dados privados da empresa. Com o e-CNPJ é diferente: o documento fica obrigatoriamente sendo responsabilidade apenas do representante legal da empresa.

e-CNPJ

Assim como o caso do e-CPF, o e-CNPJ também é uma versão eletrônica do CNPJ físico, destinado à pessoa jurídica. Com esse certificado digital, a burocracia diminui em grande quantidade, economizando tempo, papel, e fazendo todos os processos com muito mais segurança do que antes.

Para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e envio mensal do SPED fiscal, uma empresa precisa ter um e-CNPJ. Para o envio da declaração anual SPED contábil, é necessário ter um e-CPF do profissional contábil ou do responsável da empresa.

Alguns dos usos do e-CNPJ:

Os certificados digitais na atualidade

A tecnologia se desenvolve cada vez mais rápido, e muitas empresas utilizam a Internet e as redes sociais para fazer negócios e atender seus clientes. Com isso, surgem furos de segurança na web, com hackers invadindo sites, contas bancárias e dados sigilosos de empresas.

Se faz fundamental, assim, o uso de certificados digitais e criptografia. Para acompanharmos o constante movimento do mundo, precisamos investir nas tendências do futuro, e com o intenso fluxo de informações que é transmitido pelas pessoas e entidades, a proteção de dados se torna a cada dia mais importante.

Para o contador, o certificado digital traz mais comodidade, agilidade e economia de custos, reduzindo os deslocamentos até os clientes ou órgãos públicos e diminuindo o desperdício de papéis. Além disso, o contador não precisa memorizar incontáveis senhas para cada transação, já que pode gerenciar tudo sob apenas uma senha privada, que estará sempre protegida de fraudes ou roubos.

Sair da versão mobile