Endomarketing nos escritórios contábeis. Como essa estratégia pode ser aplicada?

por | Marketing Contábil

Endomarketing nos escritórios contábeis. Como essa estratégia pode ser aplicada ?  Um dos principais desafios para gestores de negócios de qualquer segmento é manter a equipe produtiva e engajada. E esta realidade não é diferente com os escritórios de contabilidade.

As rotinas operacionais repetitivas podem levar à falta de motivação e à desconexão dos profissionais dos valores da empresa, elementos que impactam seriamente a satisfação dos colaboradores e sua eficiência de trabalho. Além disso, a sensação de fazer parte de processos enfadonhos pode ter um peso determinante sobre a taxa de rotatividade da empresa.

E com um alto Turn Over, perde-se potencial em relacionamento com a carteira de clientes, aspecto crítico para a fidelização. Cabe destacar que este é um ponto muito relevante para os negócios do segmento contábil, uma vez que os clientes do setor desejam se sentir seguros quanto às suas finanças pessoais e corporativas.

Além dos prejuízos no campo de relacionamento com o cliente, uma rotatividade alta também traz consigo aumento de custos e queda de produtividade, visto que é preciso selecionar e treinar novos contadores alinhados com as perspectivas do negócio.

Assim, ter um time de profissionais motivados é essencial para o desempenho e o sucesso dos escritórios contábeis. Mas diante da necessidade de seguir protocolos organizados e muitas vezes recorrentes para realização das tarefas diárias, como lutar contra o desânimo entre os colaboradores?

O Endomarketing para escritórios de contabilidade pode ser a resposta que você procura!

Primeiro entenda: o que é Endomarketing?

Como a própria estruturação do termo já indica, o Endomarketing compreende a aplicação de estratégias de marketing voltadas para dentro. Ou seja, as ações são direcionadas para a própria empresa.

Desta forma, o público-alvo do Endomarketing são as equipes do seu negócio. Por meio de ações de marketing institucional, ele promove uma melhor comunicação interna. Isso faz com que os colaboradores permaneçam constantemente conectados aos princípios e padrões da empresa.

Além disso, as estratégias de Endomarketing colaboram para uma melhor integração das equipes e para o sentimento de valorização pessoal dos funcionários. Tudo isso culmina com um ambiente mais propício à resolução colaborativa de problemas e às altas taxas produtivas.

Desta forma, com uma equipe mais engajada e satisfeita, o atendimento pode ser naturalmente aprimorado, levando a uma melhor experiência do cliente, além de ser sensivelmente ampliada a retenção de talentos. Tudo isso porque as ações de Endomarketing permitem que seu escritório de contabilidade se posicione frente ao mercado profissional como um bom lugar para trabalhar.

Endomarketing nos escritórios contábeis

Agora que você já compreende o conceito de Endomarketing, resta saber como aplicá-lo à realidade do seu escritório contábil, incluindo-o em sua gestão estratégica. Para fazer isso, você pode investir em ações segmentadas em três esferas programadas:

  • Comunicação interna;
  • Integração do time;

Comunicação interna Endomarketing nos escritórios contábeis

É importante que os colaboradores sintam-se amparados quando tiverem dúvidas ou reclamações. Isso pode ser feito de forma simples e objetiva pelo estabelecimento de um canal de comunicação interna que lhes permita liberdade de fala.

Você pode estabelecer uma caixa de e-mail fixa para funcionar como ouvidoria interna e outra para retirada de dúvidas sobre procedimentos, por exemplo. É importante que os colaboradores sintam que tais mecanismos permitam que eles se comuniquem diretamente com as lideranças.

Por isso, tenha superiores operando por estes canais, seja diretamente ou por intermédio de um setor dedicado, como o RH. Também é fundamental que as respostas às solicitações internas sejam feitas rapidamente. Assim os colaboradores se sentem valorizados e relevantes.

Para dúvidas acerca de procedimentos internos

Para resolver dúvidas sobre procedimentos internos ou calendários, por exemplo, você pode ter um FAQ em um endereço escondido em seu site (veja porque seu escritório precisa de um site), apenas para uso dos colaboradores. Assim você acelera a resolução de problemas e alavanca a produtividade.

Se quiser investir mais neste setor, pode até mesmo implementar um chatbot de uso interno. Este recurso pode ser muito valioso principalmente para escritórios de grande porte, com diversas unidades em endereços diferentes ou que desejam apostar na flexibilização das jornadas de trabalho, com home office, por exemplo.

Integração das equipes

Este fator é muito importante para a criação de um clima agradável no trabalho, fator que tem influência direta sobre a satisfação, a motivação e a produtividade dos profissionais. Promova dinâmicas, treinamentos e atividades que sejam relevantes para o perfil do seu escritório e de seus profissionais.

Você pode investir em cursos coletivos para qualificação dos profissionais, ginástica laboral, atividades de lazer integrativas, entre outros. Tire proveito de datas sazonais e realize tais ações periodicamente.

Uma ideia é destinar parte das receitas de cada mês a uma causa e deixar que os colaboradores proponham a destinação e estruturem a entrega dos donativos. Esta técnica simples permite que todos conheçam melhor seus interesses e histórias pessoais, sintam-se valorizados e trabalhem por um propósito, além de promover a imagem do negócio como consciente e parceiro da comunidade, colocando a empresa em evidência e gerando ótimos conteúdos para alimentar as redes sociais.

Conexão com a empresa

As ações de Endo marketing para integração do time e comunicação interna já têm um importante papel no estabelecimento de uma conexão genuína entre colaboradores e a empresa. Mas há outras estratégias de comunicação institucional que podem fomentar ainda mais esta relação.

E-mail marketing interno e recursos como circulares, TV Institucional por meio de plataformas de streaming corporativo, rádio Institucional, entre outras ferramentas, podem auxiliar no direcionamento de comunicação da empresa para os colaboradores. Por meio destes canais é possível criar um tom de voz que se alinhe à cultura organizacional e ao ambiente que se deseja ter na empresa.

Desta forma, pode-se informar sobre melhores práticas, datas especiais, procedimentos internos, treinamentos, dinâmicas, meios de comunicação interna e muito mais com eficiência e coesão.

Com estas estratégias de Endo Marketing seu escritório de contabilidade pode aprimorar a relação com os colaboradores, desfrutando de retenção de talentos, aumento da produtividade e motivação da equipe.

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