Ícone do site Osayk Plataforma

5 Passos para implementar a contabilidade digital

contabilidade digital

contabilidade digital

Você chegou ao último conteúdo da nossa série de quatro textos sobre contabilidade digital. Nos artigos anteriores, foi possível conhecer esta modalidade, saber como se dá seu funcionamento e identificar as principais vantagens da contabilidade digital para contadores e clientes.

Agora, você provavelmente se convenceu de que escritórios e contadores não podem ficar de fora da revolução que a internet e a tecnologia estão trazendo a este segmento, certo? Então, este é o momento de descobrir como implementar a solução no seu escritório.

Continue a leitura e confira 5 passos essenciais para fazer da contabilidade digital uma realidade no seu trabalho — e saiba como escolher as melhores tecnologias nesta jornada!

1. Avalie as oportunidades do mercado

Qualquer decisão a ser feita no seu trabalho como autônomo ou no seu escritório deve estar baseada na avaliação do mercado. Afinal, o setor de contabilidade tem oportunidades diferentes e é preciso entender como aproveitá-las.

Além disso, as soluções tecnológicas oferecidas por diversas empresas também serão distintas. Logo, é importante que você saiba do que precisa ou o que deseja agregar no seu trabalho para conseguir escolher as melhores alternativas para o seu caso.

Sem dúvida, o mercado atual apresenta possibilidades diferenciadas para quem utiliza a tecnologia. Nos demais posts da nossa série de textos você viu o quanto os clientes de contabilidade procuram e se beneficiam de escritórios digitais.

Seu desafio, então, é perceber as particularidades do seu mercado ou do seu nicho para que possa agregar ainda mais valor ao trabalho que realiza ou que pretende realizar, já que a tecnologia pode lhe ajudar a modificar sua forma de atuação no setor.

2. Conheça seu público

Junto com a análise do mercado, é relevante também pensar sobre o seu público — o que você já atende e deseja migrar para o digital ou aquele que pretende conquistar com a nova forma de trabalho.

Conhecer o público é essencial para planejar o seu negócio, a comunicação com os clientes, o marketing e tudo o mais que tem relação com o seu trabalho. Inclusive, claro, a implementação da contabilidade digital.

Ao avaliar as necessidades dos seus clientes é possível escolher tecnologias que sirvam bem a elas. Além disso, você consegue apresentar a eles as vantagens da digitalização com mais eficiência, mostrando como a estratégia resolverá os problemas da empresa.

De modo geral, empresários que já estão na cultura digital valorizarão a mudança no seu negócio. Afinal, eles certamente contam com a tecnologia em outros processos e gostarão muito de ter a contabilidade facilitada.

Em contraponto, podem existir clientes que não têm a mesma familiaridade com o universo online e prefiram o atendimento tradicional. Você não tem que deixar de atendê-los. O escritório digital pode ser um diferencial, mas não precisa ser a única forma de trabalho.

3. Desenvolva familiaridade com a tecnologia

Acabamos de falar sobre a familiaridade dos seus clientes com a tecnologia. De fato, tal característica influenciará na maneira como eles se relacionarão com a contabilidade digital. Mas é preciso pensar também na sua própria relação com os recursos tecnológicos.

Como ela está? Você já tem a prática de utilizar a internet para se comunicar com os clientes, por exemplo? Tem familiaridade com a utilização de plataformas específicas, consegue aprender rapidamente suas funcionalidades?

Pensar sobre o assunto é importante para considerar seu processo de adaptação. Sempre há um período de treino até conseguir utilizar uma nova ferramenta. Para quem já tem a tecnologia no dia a dia pode ser mais fácil se adaptar.

Contudo, se você não tem o hábito ainda, não precisa se preocupar. As plataformas de gestão contábil são intuitivas e costuma ser fácil aprender suas funções e recursos. Além disso, eles contam com o suporte da empresa que os negociam.

Se você tem sócios ou funcionários no seu escritório, vale a pena também pensar no treinamento deles para uso da tecnologia. A mudança nas ferramentas deve ser acompanhada da transformação da cultura organizacional — para uma mais moderna e tecnológica.

4. Escolha a melhor solução em contabilidade digital

Apesar de a contabilidade digital gerar inúmeras vantagens para o seu trabalho, não é qualquer tecnologia que será capaz de fazer isso. É necessário fazer a escolha com muito cuidado, baseada na análise das necessidades do seu escritório e dos seus clientes.

Existem diversas opções de softwares e plataformas disponíveis. Então, o contador precisa ficar atento à qualidade oferecida por cada um.

Lembre-se de que a maior parte do seu trabalho depende de uma boa ferramenta. Afinal, a comunicação com os clientes, a gestão de documentos e a análise de dados são mediadas por esta plataforma.

Como você viu ao longo da nossa série de conteúdos, a contabilidade digital não significa apenas informatizar documentos na nuvem ou conversar com os clientes por e-mail ou aplicativo de mensagens instantâneas. A plataforma contábil oferece inúmeras funções importantes.

Por isso, demanda o cuidado de saber se a plataforma de seu interesse é robusta e apresenta uma estrutura eficiente, com tudo funcionando de forma adequada. É preciso confiar na ferramenta.

As soluções de contabilidade digital da Osayk atendem às necessidades do contador da melhor forma. Elas facilitam a gestão financeira de empresas, permitem o registro e envio de informações rapidamente e agilizam a entrega das obrigatoriedades contábeis.

5. Incorpore a tecnologia na sua proposta

Depois de transformar a cultura do seu trabalho ou empresa contábil, você não pode deixar de incorporar o diferencial na sua proposta de valor. Afinal, a tecnologia agrega mais valorização para o seu serviço.

Então, será hora de construir uma nova proposta, modificando os preços cobrados de acordo com os benefícios oferecidos para os clientes. Lembre-se de que a contabilidade digital é um investimento que gera bons retornos financeiros.

Nesse sentido, não se limite apenas a aumentar o preço cobrado pelos serviços. Mostre na proposta qual é o valor a mais que está entregando ao ter a possibilidade de um escritório contábil digital para seus clientes.

As vantagens são muitas: as empresas se comunicam de maneira mais rápida com o contador, conseguem economizar tempo e recursos no envio de documentos e têm soluções personalizadas e ágeis. Além disso, o contador passa a assumir um papel mais estratégico.

Chegando ao fim desta nossa série de conteúdos, você sabe agora tudo sobre a contabilidade digital e as oportunidades que ela oferece ao seu trabalho. Então não deixe de considerar o investimento para impulsionar seus resultados no mercado de contabilidade!

Sair da versão mobile