fbpx

Conforme um novo ano se aproxima, é comum que pessoas e empresas comecem a refletir e fazer planos para o próximo período. No caso de uma empresa contábil, isso não é diferente — mas é preciso ter atenção em todo o balanço.

Com as reflexões certas, você terá a chance de definir quais são as mudanças necessárias e como traçar o caminho rumo ao sucesso. A tarefa fica ainda mais fácil se você utilizar uma checklist, já que basta agir para cumprir todos os passos.

Além de tudo, há mais organização e eficiência ao colocá-la em prática. Por causa disso, preparamos as principais etapas que você precisa conhecer para fazer sua empresa contábil acelerar em 2021.

Venha conferir!

Realizar uma análise do ano que passou

O primeiro passo, antes mesmo de começar a pensar no próximo ano, é considerar o que aconteceu no período que passou. Por isso, seu checklist deve iniciar com uma avaliação completa sobre o ano anterior.

Veja se as metas definidas para o período foram alcançadas, conheça os maiores desafios e identifique de onde surgiram as principais oportunidades.

A ideia é entender o que deu certo, o que poderia ser feito diferente e o que ainda causará impactos no próximo ano. Com a consolidação do aprendizado, você evita novos erros e aumenta as chances de se destacar.

Avaliar o mercado e suas perspectivas

Para saber como fazer sua empresa de contabilidade crescer, é essencial entender o contexto no qual ela está inserida. Afinal, as condições de mercado e mesmo dos competidores influencia a capacidade de atrair clientes, por exemplo.

No checklist 2021, é impossível desconsiderar os impactos da pandemia e como isso transformou os negócios e suas necessidades. Também é interessante pensar com foco no mercado local, para entender quais são os seus competidores diretos e do que os clientes realmente precisam.

Isso serve para adaptar sua oferta e disponibilizar serviços que sejam mais adequados para cada contexto. Também é um jeito de prever tendências, oportunidades e ameaças.

Definir objetivos de crescimento para o negócio

Após o reconhecimento inicial, considere o que se pretende alcançar durante o ano seguinte. Portanto, o próximo item da sua lista envolve estabelecer quais são os objetivos de crescimento.

Suas metas devem ser temporais, objetivos e relevantes. Por exemplo, há como estabelecer o interesse de atrair mais clientes, de aumentar o volume de contratos ou de ampliar o faturamento mensal. Pense em indicativos numéricos para cada coisa.

Isso é importante para garantir que os planos sejam realistas. Não adianta definir um crescimento muito acima da média ou que não seja compatível com a situação anterior.

Montar um planejamento estratégico completo

O próximo item para incluir no checklist de crescimento é o planejamento estratégico. Ele é fundamental para qualquer gerenciamento e se torna indispensável diante da busca pelo sucesso empresarial.

Nesse plano, o ideal é usar os objetivos definidos inicialmente e dividi-los em metas menores. Também é importante estabelecer quais são as principais medidas para adotar — mediante um plano de ação.

Não menos importante, o planejamento deve contemplar os principais indicadores, que são utilizados para acompanhar os resultados. Assim, a medição do desempenho e da eficiência da gestão contábil é favorecida.

Melhorar o relacionamento e a comunicação com os clientes

Não basta ter profissionais qualificados e as melhores operações. As empresas contábeis que desejam decolar em 2021 têm que oferecer um atendimento de primeira qualidade e que realmente encante e satisfaça os contratantes.

Por isso, vale a pena investir na transparência, garantindo um fluxo melhor de dados e uma comunicação muito mais eficiente. Também é preciso saber coletar e ouvir feedback dos clientes, em busca de melhorias.

Em especial, foque em oferecer um serviço de qualidade e capaz de superar as expectativas. Essa é uma estratégia para fidelizar os clientes, receber indicações e se posicionar no setor de maneira confiável.

Otimizar os processos atuais

Para conquistar resultados diferentes com a sua empresa contábil, é preciso agir de modo distinto do que é feito atualmente, certo? Já que a intenção é acelerar a performance, faz sentido buscar meios de otimizar os processos.

Na parte de gestão financeira, por exemplo, vale a pena eliminar burocracias e definir formas de economizar. Também é possível criar processos melhores de contato, atendimento e venda, além da execução das rotinas de contabilidade.

A intenção é fazer com que cada etapa do negócio seja continua e progressivamente melhor. Ao longo de todo o ano, o desenvolvimento se acumula e, assim, é possível criar as condições para alcançar novos voos.

Adotar a tecnologia no cotidiano da empresa contábil

Como a melhoria da abordagem contábil interfere no crescimento do negócio, é crucial pensar em soluções para tornar essas etapas mais produtivas e eficientes. Nesse caso, a tecnologia tem relação com a otimização dos processos.

Com uma plataforma para contadores e outras ferramentas digitais, por exemplo, você tem a chance de automatizar diversas tarefas. Além disso, é viável centralizar informações e evitar erros. O escritório ganha produtividade e pode atender mais clientes de forma estratégica.

Atuar de forma ágil e qualificada também permite entregar um serviço contábil diferenciado, com maior preço e melhor capacidade de sustentar seu desenvolvimento. Portanto, inclua na sua lista a busca e a implementação de soluções tecnológicas.

Trabalhar a inovação

O uso de tecnologia, por si só, é uma forma de atuar de modo diferenciado no setor contábil. No entanto, não é a única alternativa para inovar. É possível unir diversos canais de atendimento, trazer serviços novos ou mesmo explorar um nicho específico.

Independentemente da solução, a inovação é o ponto em comum quanto a essas transformações. Graças a ela, é possível se destacar no mercado. Então manter a empresa sempre atualizada, moderna e inovadora é um caminho para o crescimento de mercado.

Viu como ter um checklist de 2021 pode ajudar a acelerar a sua empresa contábil? Não se esqueça de incluir todos esses componentes e de trabalhá-los corretamente para ter a chance de se consolidar. Com isso, você entregará cada vez mais valor para seus clientes!

Já que a tecnologia tem tanta importância para o sucesso do seu escritório no próximo ano, fale conosco da Osayk e confira todas as funcionalidades da nossa plataforma!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários