fbpx

Uma demanda para quem deseja se manter ativo e competitivo no mercado é saber como inovar. A ideia é apresentar diferenciais enquanto fornece as soluções procuradas pelos seus clientes. Essa é uma necessidade da cultura de inovação atual — que também chega à contabilidade.

Quando a estratégia é bem desenvolvida e aplicada corretamente, ela pode trazer diversos benefícios para o escritório. Porém, apesar de não ser um conceito novo, muitas empresas ainda não se familiarizaram com ele e não sabem como colocá-lo em prática.

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura para aprender o que é cultura de inovação, quais são os seus benefícios e como implementá-la!

O que é cultura de inovação?

A cultura de inovação traz uma nova forma de fazer negócios. Ela altera a maneira como os processos internos e externos do escritório são estruturados. Assim, deve abranger todas as áreas da empresa.

Apesar de existir uma grande ligação com a transformação digital e a tecnologia, o conceito não se resume a isso. Ele também se relaciona com a cultura organizacional, ou seja, a missão, os princípios e os valores da empresa.

Assim, a atuação do escritório de contabilidade, por meio de todos os colaboradores, deve ter o foco na inovação. A prática exige a revisão das ferramentas usadas e também das formas de treinar funcionários e montar as metodologias aplicadas.

Quais são os benefícios da inovação nas empresas?

Conseguir desenvolver e implantar a cultura de inovação no escritório de contabilidade pode trazer diversos benefícios. De maneira geral, ela ajuda a trazer renovação e estimula o crescimento do negócio.

A seguir, explicamos algumas vantagens específicas para que você entenda a importância dessa estratégia. Confira!

Atração e retenção de talentos

Existem diversos critérios que podem ser usados pelos profissionais no momento de decidir em qual empresa trabalhar. Nesse cenário, é comum que um talento prefira estar em um ambiente que o permite se destacar e inovar no mercado.

Afinal, isso aumenta o potencial do negócio e pode trazer mais oportunidades ao profissional. Dessa forma, uma cultura de inovação ajuda a atrair talentos interessados em trabalhar em seu escritório e colabora com a retenção.

Os colaboradores têm mais estímulos para realizar suas funções, pois participam da criação e aplicação de novas estratégias. Ademais, os valores do escritório ficam mais alinhados aos do profissional. Tais fatores geram maior interesse em manter o vínculo, reduzindo o turnover.

Manutenção do potencial competitivo

A cultura de inovação faz com que o acompanhamento de tendência e desenvolvimento de novos processos faça parte da rotina. Desse modo, a tarefa que, muitas vezes, é um desafio, torna-se algo comum no dia a dia de todos os profissionais.

Com o tempo, a empresa se tornará mais flexível e adaptável, deixando a zona de conforto. A consequência é a maior facilidade para identificar tendências e, se viável, aplicá-las. Ou seja, o escritório de contabilidade conseguirá acompanhar o mercado, com uma boa força competitiva.

Melhora na prospecção de clientes

Com diferenciais e uma equipe engajada, é mais fácil prospectar clientes para o escritório. Antes de contratar o serviço de contabilidade, é comum que eles façam pesquisas e comparativos para encontrar as melhores soluções.

Assim, a geração de valor na inovação se torna um atrativo, especialmente para quem busca verdadeiros parceiros na contabilidade. A capacidade que o escritório tem de inovar pode ser vista como uma oportunidade para que os clientes se beneficiem da visão em seu próprio negócio.

Maiores chances de crescimento

Um dos focos da inovação é encontrar maneiras de utilizar os recursos de maneira eficiente. O objetivo é conseguir reduzir custos, aumentar a produtividade e manter ou melhorar a qualidade das entregas.

Então, quando o escritório consegue aplicar as estratégias, é possível ampliar os negócios e aproveitar mais oportunidades. A procura maior por parte dos clientes também colabora para os resultados positivos, ao aumentar a carteira de contratos ativos.

Como implementar a inovação no escritório de contabilidade?

Após compreender o que é a cultura de inovação e os benefícios que ela proporciona, que tal saber como implementá-la?

Veja as principais dicas sobre o tema:

Esteja aberto a novas ideias

A dica pode até parecer óbvia, mas reflete uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas. Em alguns casos, os líderes não estão preparados para estimular e recepcionar ideias dos colaboradores.

Esteja aberto a proposições, mesmo que elas não sejam adequadas. Isso gera uma oportunidade de ampliar a visão e trocar sugestões. Às vezes, uma ideia ruim pode trazer insights interessantes em debates entre a equipe — gerando soluções melhores.

Por isso, é fundamental que gestores e líderes realmente incentivem os profissionais a explorar o potencial criativo. Além disso, é importante ter um ambiente aberto ao diálogo, deixando todos à vontade para se expressar.

Não tenha medo de errar

Quando se fala em estratégias de negócio, ninguém quer errar. Contudo, os erros podem trazer grandes aprendizados. Eles não são grandes vilões quando se trata de inovação. Portanto, é necessário perder o medo de errar para conseguir realmente inovar.

Caso contrário, a tendência é se manter só com as ações reconhecidas e validadas, perdendo grandes oportunidades. Nesse sentido, há o risco de ficar para trás na competitividade. O erro não precisa ser tão temido, desde que você tenha uma maneira de manejar os problemas.

Com uma equipe engajada inserida em um ambiente inovador, os erros são inseridos em debates para busca de soluções. Novamente, surge mais um estímulo para a criatividade, a pesquisa e as ideias mais efetivas.

Analise as métricas com base nos valores

É normal que o escritório de contabilidade tenha métricas definidas para avaliar os resultados. Mas ao implementar a cultura de inovação é necessário rever os processos. Isso porque as análises devem ser feitas considerando os objetivos do negócio.

Assim, avalie quais foram as motivações da empresa e o que você busca, para entender o que acompanhar. Alguns exemplos de indicadores importantes estão ligados à redução de custos, à taxa de ideias, ao investimento em projetos e à taxa de sucesso.

Conte com boas ferramentas de apoio

Como você viu, a cultura de inovação tem relação com a tecnologia. Então uma dica essencial é ter boas ferramentas de apoio. Existem diversas soluções que podem ser empregadas pelo escritório para acompanhar o mercado e ajudar no desenvolvimento. Por exemplo:

  • armazenamento em nuvem;
  • softwares de gestão;
  • plataformas de marketplace;
  • aplicativos de produtividade.

Com a Osayk você conta com as melhores ferramentas de apoio para implementar a cultura de inovação no seu escritório de contabilidade. Clique aqui para saber mais!

A cultura de inovação é importante para quem deseja se manter relevante no mercado. Pensando nisso, reavalie os processos do seu escritório de contabilidade para implementá-la e aproveitar os benefícios que ela gera!

Quer acompanhar as tendências? Então saiba mais sobre a contabilidade 4.0 e os seus desafios!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários