fbpx

Entender o que é contabilidade 4.0 é essencial para os profissionais da área. O mercado é cada vez mais dinâmico e traz mudanças que devem ser observadas por quem deseja se manter ativo e competitivo.

Então, é preciso ter uma visão ampla e acompanhar as novidades. É com base nesses cuidados que você pode identificar as práticas necessárias para se adaptar à nova realidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste conteúdo, você entenderá o conceito de contabilidade 4.0, conhecerá os desafios e verá como é possível superar as dificuldades!

O que é contabilidade 4.0?

O conceito está diretamente relacionado à tecnologia. Inclusive, o uso do termo 4.0 é aplicado a diversos setores do mercado e deriva da constatação de que vivemos a quarta revolução industrial.

Os meios de produção nos vários ramos da economia sofreram mudanças com a aplicação maior da tecnologia. Nesse cenário, a automação de processos é um dos pontos principais. Ele faz com que as indústrias e as empresas passem dos modelos manuais para os digitais.

Isso acontece por meio de metodologias mais modernas e equipamentos inovadores, que automatizam tarefas. Por isso, o conceito também se relaciona com transformação digital, que, nesse caso, se traduz com a aplicação cada vez maior da tecnologia na contabilidade.

Quais são os desafios que ela traz?

A contabilidade 4.0 é inovadora e traz diversos benefícios, ao criar oportunidades e gerar ferramentas que podem otimizar o trabalho. No entanto, a mudança também tem como consequência desafios para os profissionais da área.

A revolução afeta todos os profissionais, mas os impactos costumam ser sentidos pelos que atuam há mais tempo. Após anos de trabalhos manuais e pouca participação da tecnologia, a mudança pode gerar resistência e preocupações.

Logo, é importante entender quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área. Por exemplo:

  • acompanhar as tendências do mercado contábil;
  • investir em inteligência artificial;
  • utilizar o armazenamento em nuvem;
  • aplicar melhorias na experiência do cliente;
  • implementar a comunicação ágil;
  • adotar o regime home office;
  • manter a competitividade.

Como se adaptar à nova realidade?

Agora que você já conhece o conceito de contabilidade 4.0 e os desafios que ele traz, é essencial compreender como superá-los. Confira um compilado de dicas para ter mais facilidade na hora de adaptar o seu escritório contábil.

Acompanhe as tendências

Uma das principais dicas para inovar no trabalho contábil é acompanhar as tendências. Afinal, o mercado traz constantes inovações — e foi isso que transformou a contabilidade 4.0 em realidade.

Dessa maneira, o profissional da área deve acompanhar as mudanças do setor, a atuação de concorrentes e as novas oportunidades. Assim, é mais fácil identificar meios de se adaptar e, principalmente, antecipar mudanças para uma atuação mais dinâmica.

Vale a pena acompanhar plataformas de notícias e portais de confiança que publiquem conteúdos sobre contabilidade. Assinar newsletters também é uma boa prática para receber novidades em seu e-mail, agilizando a sua rotina.

Invista na experiência do cliente

Um dos pontos comuns entre grande parte dos clientes é a busca por um atendimento de qualidade e uma comunicação ágil. Muitas vezes, as rotinas contábeis trazem dúvidas que podem impactar o cotidiano e as finanças da empresa.

Então, os clientes ficam preocupados e esperam soluções mais rápidas. Para atender da melhor forma, é importante adotar a humanização no contato com os clientes. Além de investir em meios de comunicação eficientes.

É preciso sair do tradicional, com as limitações dos telefones e e-mails. Ferramentas como WhatsApp, Hangouts e Skype são bastante utilizadas. As opções que permitem videoconferências, como o Zoom e o Google Meet, também podem ser úteis.

Conte com a tecnologia

As ferramentas tecnológicas trazem diferenciais importantes, mas ainda há resistência na migração de processos físicos e manuais para os digitais e com automação. Para superar isso, é importante conhecer as oportunidades que o meio virtual proporciona.

O armazenamento em nuvem é um dos exemplos mais relevantes. A ideia de não ter registros salvos no hardware pode assustar, mas traz mais segurança e mobilidade. O mesmo acontece em relação à digitalização, que protege documentos e facilita o acesso.

Já a inteligência artificial é essencial para a automação e traz soluções para rotinas contábeis mais eficientes. Portanto, a adaptação pode ser mais simples com o investimento em ferramentas como softwares de gestão, apps para chat e outras soluções digitais.

Crie uma visão estratégica

Ao abordar a Contabilidade 4.0 é essencial trabalhar a visão estratégica do escritório. Não basta ter conhecimentos técnicos e dominar a legislação ou as rotinas contábeis. Também é preciso saber como avaliar e interpretar dados ativamente em busca de melhores soluções.

Isso pode ser feito dentro do escritório, para identificar medidas e otimizar as atividades, aproveitando oportunidades no mercado. Além disso, claro, a estratégia faz diferença na atuação com os clientes, em um serviço voltado para a contabilidade consultiva.

Nesse caso, o contador não se limita às tarefas burocráticas e às obrigações contábeis do negócio. Ele também traz visão ampla sobre diversos aspectos para ajudar os gestores na tomada de decisão.

Considere a aplicação do trabalho remoto

O trabalho remoto, ou home office, é uma tendência que ganhou ainda mais força com a pandemia causada pelo coronavírus. De maneira geral, esse modo de trabalho traz benefícios — como a facilidade no dia a dia e a redução de custos.

Caso tenha um escritório de contabilidade, os profissionais contratados podem exercer suas funções em casa, o que diminui espaço físico necessário. Assim, as despesas com transporte, limpeza e outras necessidades operacionais também podem ser reduzidas.

Por outro lado, quem é contador autônomo conta com a facilidade de atuar como e onde quiser. Ademais, essa forma de trabalho é importante para os profissionais que desejam trabalhar com um escritório contábil digital ou com contabilidade online.

Use uma plataforma para contadores

O mercado oferece diversas soluções tecnológicas que podem ser adquiridas individualmente. Porém, é possível encontrar plataformas de gestão completas, desenvolvidas para os contadores.

Nesse caso, elas unem diversos recursos necessários para que o profissional tenha mais eficiência na rotina. Com a Osayk, por exemplo, você tem acesso ao armazenamento em nuvem, recursos de faturamento, marketplace, site e CRM em um só lugar.

Seguindo as dicas deste post, ficará mais fácil aderir à tecnologia e se adaptar à realidade da Contabilidade 4.0. Para isso, não se esqueça de procurar as melhores ferramentas para otimizar o seu trabalho.

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários