fbpx

A contabilidade ideal é sempre voltada para a melhoria do negócio como um todo. Por isso, quando você oferece um conjunto de ferramentas para questões financeiras e comerciais você tem mais resultado e valorização do próprio negócio. Essas práticas são relacionadas à contabilidade consultiva e vamos demonstrar como ela pode ser a solução para sua empresa.

A contabilidade consultiva faz parte da transformação digital nos escritórios contábeis. Em vez de entregar a contabilidade básica, você participa do planejamento, acompanhamento e atinge os objetivos em conjunto.

Contabilidade e consultoria

A ideia de contabilidade e consultoria traz uma abordagem diferente para o trabalho, mas ela não é nova. A verdade é as práticas consultivas deveriam ser parte de qualquer trabalho de contabilidade. E hoje, com o grande número de empresas buscando maneiras de criar valor, as práticas consultivas se tornaram elementares.

Portanto, a contabilidade consultiva é ir além do “básico”, incorporando métodos de trabalho mais eficientes e interessantes para os clientes. Em vez de cuidar apenas da saúde financeira do negócio, o olhar do contador está na melhoria e expansão da empresa.

Evidentemente, a adoção dessa abordagem não pode ser feita do dia para noite. Mas ao planejar a mudança, você garante mais valor na sua oferta de serviços.

Oferecer contabilidade consultiva é realmente necessário?

Muitos seguem a máxima popular que diz “em time que está ganhando não se mexe”. Contudo, nosso objetivo é olhar para o horizonte, em que não podemos prever acontecimentos. Mesmo que os resultados estejam vindo, vale a pena se arriscar nesse mercado que sempre busca novas abordagens estratégicas?

Hoje percebemos que cada departamento da empresa tem papel ativo nas questões gerenciais. E a contabilidade possui um dos papéis mais importantes nesse complexo esquema de gestão moderna. A nossa vantagem é que novas tecnologias, softwares de contabilidade e serviços surgiram para gerar o retorno que esperamos da contabilidade.

Quando falamos de contabilidade na era digital, falamos então da utilização de informações e recursos modernos para as decisões. Isso é a pura contabilidade consultiva.

Além disso, os próprios clientes mudaram, e hoje têm expectativas maiores sobre o serviço. Um empresário atualizado vai em busca de quem pode oferecer “algo a mais”. É que demonstrou uma pesquisa feita pela Sage, em 2018. Segundo esse levantamento, 83% dos entrevistados querem que os contadores tenham habilidades de consultoria.

Portanto, a contabilidade consultiva conecta você com esse tipo de cliente, mais apto a mudanças positivas. Eles querem que você traga insights e ideias para o negócio. O relacionamento se torna melhor, pois como um consultor você trabalha oferecendo a confiança de quem entende de negócios. Você entrega uma abordagem adequada ao cliente visando o futuro.

Benefícios da contabilidade consultiva

Identificação de problemas

Algumas dessas empresas estão presas a uma rotina que dificulta a identificação de problemas. Eles já se tornaram parte da cultura organizacional e não são mais percebidos.

A busca por identificação de problemas é uma das razões para que muitos clientes desejem um aconselhamento para o negócio. Elas sabem que, com isso, podem se manter lucrativas e competitivas no negócio.

Conhecimento financeiro

Em consultoria, seu ativo é o conhecimento. Com base no perfil da empresa que você vai conhecer, saberá desenvolver estratégias para obtenção de financiamentos e créditos. O cliente precisa das suas indicações para ter mais acertos. Com isso você informa sobre os melhores bancos, credores e investidores para o negócio dele.

Trabalho com métricas

As empresas passam a ser treinadas a operar dentro de informações precisas. A utilização de métricas é fundamental para o negócio, uma vez que são dados reais do negócio para a tomada de decisão.

Melhor gestão do caixa

A especialidade da contabilidade ganha uma abordagem diversificada, pois as operações serão feitas com base em estratégias personalizadas e de longo prazo. O cliente tem mais previsões detalhadas do caixa, descobrindo o que realmente leva a empresa a atingir os objetivos. Ele passa a identificar as oportunidades do negócio e os pontos que atualmente prejudicam o negócio.

Trabalho com capital de giro

As ferramentas que envolvem a contabilidade consultiva também favorecem a utilização de uma gestão do capital de giro mais eficiente. O cliente passa a ver o valor no caixa como uma ferramenta diferente, que não só ajuda a manter o controle da liquidez, mas também se torna uma base para a expansão.

Planejamento de contingências

Um aspecto fundamental para o negócio é a criação de estratégias diferentes para os diversos cenários possíveis. Para isso é importante ter acesso a informações específicas sobre o negócio, que a contabilidade consultiva vai gerar. De certa forma ela ajuda a blindar o negócio.

Benefícios para sua empresa

Participar ativamente do trabalho do cliente é enriquecedor para seu negócio. Além da experiência de atuar nos mais diversos cenários e contextos, você se torna um gestor de alto nível. Seu produto passa a ser também o conhecimento. E há muitos outros benefícios diretos para sua empresa:

Aumento da oferta: Você agrega ao seu negócio oferecendo um serviço maior e fundamental para o mercado atual. Com isso, seu modelo de negócio se torna mais sólido e eficiente. Há também um aumento na qualidade dos serviços oferecidos, o que atrai mais clientes.

Aumento da receita: Você vai melhorar a receita uma vez que tem mais serviços atrativos e melhores ofertas para os clientes.

Maior valor agregado: O cliente que busca valor deseja crescer, por isso tende a buscar empresas como a sua. Você se torna referência na criação de valor, pois participa do planejamento de muitos outros negócios.

Melhora da relação com os clientes: Você conhecerá ainda mais o negócio do cliente, pois irá passar mais tempo com ele, entendendo seus objetivos mais profundos. Com isso, poderá oferecer estratégias mais eficientes, dando um novo olhar para o negócio dele.

Confiança: A satisfação do cliente faz com que você tenha um aumento da confiança no seu negócio. E essa confiança não se limita aos clientes, pois eles vão ajudar a criar uma excelente reputação da sua empresa.

Sucesso para seu negócio: Por fim, a contabilidade consultiva trabalha para o sucesso de todo o negócio. Você cresce ao fornecer seu talento contábil e sua visão estratégica.

Conheça mais nossa plataforma para você melhorar o seu negócio e de seus clientes. Preencha nosso formulário e invista na expansão da sua empresa.

 

Comentários

Leia mais:
contrato freela
Saiba como fazer um contrato de freelancer

Exercer uma profissão como autônomo não significa necessariamente estabelecer relações baseadas apenas em acordos informais. Elaborar um contrato de freelancer...

Fechar