fbpx

A gestão do escritório de contabilidade exige a organização de processos para conseguir suprir todas as necessidades dos clientes. Ainda, é preciso acompanhar diversos dados para ter uma visão mais ampla sobre o negócio. Uma solução interessante para isso é ter um dashboard contábil. 

A ferramenta revoluciona a maneira de verificar os dados, otimizando as tarefas do escritório. Porém, é preciso contar com plataformas adequadas para aproveitar os benefícios. Você sabe como essa solução funciona?

Acompanhe este conteúdo para aprender o que é um dashboard contábil e como ele pode ajudar na gestão do escritório!

O que é um dashboard contábil?

Primeiro, é importante entender o que é um dashboard. O termo em inglês pode ser definido como painel de controle ou painel principal. Ele funciona como uma espécie de mural ou quadro vinculado ao sistema de gestão. 

Assim, concentra diversas informações em um software, de modo que permite fácil visualização de uma variedade de dados. Na prática, o dashboard identifica diferentes informações registradas no sistema e as apresenta de maneira visual. 

Os dados mostrados abordam questões relacionadas ao desempenho, considerando setores variados. Geralmente, isso é feito com gráficos e tabelas que facilitam a interpretação do que foi apresentado. Depois, é possível acessar abas específicas para se aprofundar sobre os registros. 

Quais as vantagens para a gestão de uma empresa?

A maneira como os dados são apresentados traz impactos para a gestão. Isso porque eles devem ser analisados e interpretados para embasar as decisões do negócio. Portanto, o uso de um painel que otimize a demonstração dos registros pode proporcionar diversos benefícios.

Conheça os principais:

  • maior eficiência devido à acessibilidade de dados e visualização ampla;
  • melhoria na tomada de decisão por conta da facilidade na análise de informações financeiras;
  • possibilidade de integrar setores ao usar sistemas mais amplos;
  • visão completa sobre a empresa. 

Como o escritório de contabilidade pode utilizar a ferramenta?

Com os benefícios que o dashboard proporciona, os escritórios de contabilidade também podem investir na ferramenta. Primeiramente, você pode ter um sistema próprio, para avaliar o desempenho do negócio. 

Ele consegue traduzir os resultados que seriam gerados em diversos relatórios diferentes. A partir disso, o contador pode avaliar indicadores e desenvolver melhores estratégias para o escritório. O principal benefício, nesse caso, é a visualização diária dos dados.

Com o dashboard, você consegue acompanhar a evolução e as diferenças nas informações a cada dia. Diante de problemas, fica mais fácil visualizá-los, já que não será preciso esperar as datas organizadas para as análises de resultados.

No entanto, vale destacar que eles não substituem totalmente a análise de relatórios. Como em qualquer empresa, os documentos trazem informações aprofundadas e relevantes para o planejamento estratégico. 

Diferencial para os clientes

O dashboard contábil também pode ser utilizado como um diferencial na prestação de serviços aos clientes. Quer saber como? Fornecendo um sistema de gestão financeira para seus clientes, totalmente personalizado com a marca de seu escritório. 

Por meio de um dashboard contábil, o cliente consegue acessar facilmente diversas informações do negócio. Veja alguns dados que costumam estar disponíveis na tela para visualização:

  • resumo financeiro;
  • últimos lançamentos;
  • gráficos de receitas e despesas;
  • evolução das receitas e despesas.

Em complemento, o escritório que fornece o sistema também tem acesso às informações. Assim, ele consegue acompanhar todas as movimentações para ampliar os serviços propostos. A contabilidade consultiva, por exemplo, consegue se tornar mais eficaz e certeira com essa ferramenta. 

Como escolher uma ferramenta para manter o dashboard contábil?

Se você acredita que a solução é interessante, é importante escolher a melhor ferramenta. Para isso, existem algumas dicas que podem ajudar o escritório. 

Saiba quais são!

Verifique as funcionalidades disponíveis

Para começar, verifique quais são as funcionalidades disponíveis nas opções encontradas para entender se elas suprem as demandas do seu escritório. Algumas alternativas interessantes são:

  • armazenamento em nuvem;
  • criação de planos de contas;
  • emissão de notas fiscais;
  • acompanhamento de processos;
  • demonstrações contábeis;
  • sistema de gestão financeira para os clientes. 

É possível, ainda, encontrar soluções no mercado que trabalham com o desenvolvimento conjunto. Nesse caso, novas funcionalidades são criadas conforme as necessidades de cada cliente. 

Confira se ele conta com opção de integração com sistemas

Existem ferramentas de gestão focadas em diferentes setores. Quando o objetivo é oferecer ferramentas ao cliente e melhorar o serviço prestado, vale conferir se ela consegue se integrar aos outros sistemas do escritório. 

Avalie se o sistema é intuitivo

Como você viu, um dos objetivos do dashboard é facilitar a visualização de dados. Portanto, o sistema utilizado deve ser intuitivo e fácil de utilizar. Caso contrário, ele não conseguirá atingir os objetivos propostos devido à dificuldade.

Verifique se a visualização é clara e objetiva, quais são as configurações e filtros disponíveis e o funcionamento do sistema em geral. Isso é fundamental para que o dashboard seja, de fato, um diferencial para seus clientes. Na Osayk você conta com todos esses diferenciais!

Quais os benefícios de adotar essa prática no escritório contábil?

Quer saber como se beneficiar do dashboard no dia a dia do seu negócio? Conheça as principais vantagens para o seu escritório de contabilidade!

Entrega de valor ao cliente

O primeiro ponto é a entrega de mais valor ao cliente. Quando o seu escritório proporciona um sistema que auxilia na gestão e apresenta um dashboard, ele visualiza um maior custo-benefício. Isso porque a empresa terá acesso a outras funcionalidades, como:

  • controle de lançamentos;
  • relatórios financeiros;
  • emissor de nota fiscal;
  • cadastros de clientes, fornecedores e sócios;
  • canais de comunicação com o escritório. 

Melhoria na gestão do escritório

Quando o sistema é fornecido pelo escritório, é comum que ele funcione como uma gestão compartilhada. O cliente alimenta a plataforma com os dados da empresa e o contador consegue acessá-las em seu escritório. 

Isso agiliza a comunicação e a troca de informações, sem a necessidade de envio de diversos documentos para a contabilidade. Por consequência, as rotinas do escritório se tornam mais fáceis e ágeis, o que proporciona o aumento da produtividade. 

Diferencial competitivo

Tudo isso resulta em um diferencial competitivo, fazendo com o escritório se destaque entre a concorrência. Desse modo, é possível melhorar a captação e a fidelização de clientes por meio da otimização do serviço e entrega de mais benefícios durante o contrato. 

Como você viu, o dashboard contábil é uma ferramenta importante para as empresas e pode ser um diferencial do seu escritório. Portanto, procure plataformas que ofereçam essa funcionalidade para seu escritório. Assim, você conseguirá se destacar no mercado e oferecer serviços ainda melhores aos clientes! 

Para contar com o melhor dashboard contábil do mercado, conheça a Osayk e saiba como podemos ajudar o seu negócio!

Que tal aprender mais sobre o assunto? Descubra como uma plataforma para contadores ajuda a conquistar mais clientes!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários