Em uma empresa, a tomada de decisão impacta diretamente nos resultados que serão alcançados. Por isso, é fundamental que as escolhas da gestão sejam realizadas a partir da análise de dados concretos e sistematizados.
Afinal, com certas informações, é possível ter mais conhecimento para tomar decisões estruturadas e alcançar o sucesso. Nesse sentido, os indicadores de desempenho oferecem o acesso a dados essenciais para a gestão de empresas contábeis.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este conteúdo e entenda melhor por que vale a pena utilizar indicadores de desempenho na contabilidade!
O que são indicadores de desempenho na contabilidade?
Para começar, é interessante entender o que são indicadores de desempenho na contabilidade. Trata-se de um conjunto de medidas que ajudam os gestores a avaliar os resultados de um setor, processo ou projeto em específico conforme os objetivos organizacionais.
Assim, é possível monitorar as ações da empresa e utilizar os dados coletados como referência para a definição de estratégias de melhoria. Portanto, os indicadores de desempenho podem contribuir no processo de tomada de decisão para o alcance dos resultados desejados.
Quais são os tipos de indicadores de desempenho mais usados?
Existem diversos tipos de indicadores de desempenho, os quais podem ser categorizados em 4 grupos conforme suas particularidades. A seguir, você verá detalhes sobre cada um deles.
Confira!
1 – Estratégico
Os indicadores de desempenho estratégicos estão relacionados aos planos de longo prazo da organização. Por meio deles é possível medir o quanto a empresa está próxima dos objetivos que espera alcançar no futuro.
Além disso, os indicadores estratégicos servem para avaliar a performance de cada setor no resultado do negócio. Com isso, os gestores podem saber se cada departamento está alinhado com os planos organizacionais e traçar estratégias efetivas para o atingimento dos resultados esperados.
2 – Qualidade
Os indicadores de desempenho de qualidade servem para identificar qualquer desvio ou não conformidade ocorridos no processo produtivo ou na entrega do produto ou serviço final. Essa análise é fundamental, pois as falhas podem impactar negativamente na experiência do cliente.
Quando o impacto negativo acontece, há um alto volume de produtos devolvidos e diversas reclamações — o que prejudica a imagem do escritório contábil no mercado e afasta potenciais clientes.
Portanto, medir a qualidade dos processos e da solução oferecida ao cliente ajuda a evitar problemas que prejudicariam seu negócio. Nesse sentido, a aplicabilidade dos indicadores de qualidade não deve se limitar ao que acontece internamente.
É preciso estender a análise à percepção do público sobre a qualidade entregue a eles. Dessa forma, é possível avaliar se há a necessidade de ajustar o produto ou os processos internos para melhorar o nível de satisfação dos clientes.
3 – Capacidade
Os indicadores de desempenho de capacidade são métricas que servem para avaliar qual é o máximo de entregas que a empresa, setor ou colaborador pode realizar em um prazo determinado.
Por exemplo, quando se fala em serviços contábeis, esse parâmetro releva a quantidade de clientes atendidos por um contador em um dia. Portanto, o indicador de capacidade pode mostrar o nível de competitividade da sua empresa de contabilidade.
4 – Produtividade
Os indicadores de desempenho de produtividade, por sua vez, analisam os resultados a partir da relação entre o que foi realizado e os recursos utilizados para tal finalidade. Portanto, as métricas permitem avaliar a entrega do time e identificar problemas.
Assim, é possível saber se a performance da empresa pode ser considerada alta ou baixa. Diante dos resultados, a gestão pode pensar em formas de melhorar a produtividade. Por exemplo, por meio da realização de treinamentos ou feedbacks mais assertivos aos colaboradores.
Por que recorrer a indicadores de desempenho na contabilidade?
Agora que você sabe o que são indicadores de desempenho, já deve ter percebido a sua importância para a gestão de empresas contábeis, certo? Porém, vale a pena ressaltar os pontos que mostram os porquês de fazer o uso dessas métricas no seu negócio.
Acompanhe!
Monitorar a saúde da empresa
Um dos pontos positivos de utilizar parâmetros na gestão é a possibilidade de monitorar a saúde da empresa. Por exemplo, os indicadores financeiros — como os índices de endividamento e lucratividade — permitem ter uma visão mais clara da sua situação econômica.
Auxiliar na tomada de decisões
Outro aspecto positivo está no auxílio na tomada de decisões, sejam elas estratégicas, gerenciais ou operacionais. Por meio dos indicadores de desempenho você tem acesso a dados que mostram a realidade da sua empresa. Assim, a gestão se torna mais efetiva.
Medir o progresso ao longo do tempo
Há também a vantagem de medir o progresso da sua empresa ao longo do tempo. Afinal, os indicadores de desempenho permitem visualizar a situação atual do seu negócio. Dessa forma, você pode saber se ele está próximo dos seus objetivos organizacionais ou não.
Quais indicadores devem ser acompanhados no seu escritório contábil?
Para que os indicadores de desempenho sejam, de fato, uma ferramenta de apoio à gestão, é importante aprender a escolher as métricas mais adequadas para o seu escritório de contabilidade.
Por isso, confira fatores que podem guiar a sua decisão durante essa análise!
Tipo de estratégia
Como vimos, os indicadores de desempenho devem avaliar os resultados conforme os objetivos organizacionais. Por esse motivo, o ponto de partida para determinar as métricas mais adequadas para a sua empresa contábil é o tipo de estratégia adotada.
Perfil do negócio
Além da estratégia da empresa, é importante considerar o perfil do seu negócio ao definir os indicadores que devem ser acompanhados. Isso porque há diversos tipos e ramos de contabilidade. Logo, cada negócio pode ter métricas mais relevantes para a sua área.
Possibilidade de mensuração
Outro fator que deve ser analisado ao fazer a escolha dos indicadores de desempenho é a possibilidade de mensuração. É melhor optar por métricas que possam ser facilmente analisadas. Assim, será mais fácil traçar estratégias que possam trazer resultados para sua empresa.
Agora que você entende o que são indicadores de desempenho, é capaz de compreender sua importância para a gestão de empresas contábeis. Portanto, não deixe de aplicá-los no seu escritório, caso deseje obter os benefícios que a análise das métricas pode proporcionar!
Quer facilitar o controle e a análise desses indicadores de desempenho? Entre em contato conosco e conheça a Osayk, uma plataforma de gestão contábil projetada para os escritórios de contabilidade!