Como vender serviços contábeis pela internet? 5 dicas!

A busca online já era um hábito em ascensão, mas a pandemia o tornou ainda mais comum. Prova disso é que o Google observou um aumento de 13% nas buscas. Para aproveitar a exposição do ambiente digital, vale a pena aprender como vender serviços contábeis pela internet. No caso do serviço contábil, é preciso ser […]

Como vender serviços contábeis pela internet

Neste post você vai encontrar:

A busca online já era um hábito em ascensão, mas a pandemia o tornou ainda mais comum. Prova disso é que o Google observou um aumento de 13% nas buscas. Para aproveitar a exposição do ambiente digital, vale a pena aprender como vender serviços contábeis pela internet.

No caso do serviço contábil, é preciso ser capaz de alcançar o público certo, no momento adequado e com uma mensagem efetiva. Com a internet, é possível fazer isso de maneira consistente e expandir a sua carteira de clientes, inclusive para localidades mais distantes do seu escritório.

Para saber mais, continue a leitura e veja 5 dicas de como vender serviços contábeis online e conquiste um desempenho melhor!

Por que é importante saber vender serviços online?

Antes de aplicar estratégias de marketing contábil para conquistar oportunidades pela internet, é fundamental saber por que usar esse ambiente para vender os serviços contábeis.

O primeiro motivo está relacionado ao custo. Na prática, é mais barato estar na internet que em mídias consolidadas, como no horário nobre da televisão, por exemplo. Além disso, não há limitações geográficas, sendo viável alcançar pessoas de diversas cidades ou regiões do país.

Outro ponto interessante é que existe a chance de conquistar um bom alcance, o que favorece a conversão. Não menos importante, há o fato de que há maior controle, com direcionamento de público, e maior rastreamento. Assim, é possível saber de onde veio cada oportunidade.

Dependendo da estratégia adotada, estar na internet pode ajudar na construção de autoridade e no posicionamento de mercado. Com isso, mesmo a atuação física poderá sofrer impactos positivos graças ao reconhecimento recebido pela marca.

5 Dicas sobre como vender serviços contábeis pela internet

Agora que você compreende a importância de apresentar seu escritório contábil online, é preciso saber como vencer os serviços pela internet. A tarefa exige planejamento estratégico, objetivos claros e decisões que sejam consistentes com o negócio e com o mercado.

Na sequência, descubra o que fazer para conseguir mais clientes para o escritório contábil com ajuda da internet!

1. Conheça o seu público

Já que o planejamento é tão importante no processo, tudo deve começar com um entendimento claro de quem é o público. É possível se basear nos clientes atuais para traçar um perfil com suas principais características, desde o tamanho da empresa até as expectativas com a contratação.

A partir disso, vale a pena traçar uma persona, que é uma representação semifictícia do cliente ideal. Com ela, é possível definir o tom de voz ideal, entender quais são as preferências de conteúdo e quais são os canais preferidos do contato de interesse.

É por meio desse reconhecimento sobre o público que se pode traçar uma estratégia completa, considerando os pontos mais importantes que são considerados na tomada de decisão.

2. Invista na produção de conteúdo

O marketing contábil online não deve ser composto apenas por ofertas e apresentações de serviços. É preciso construir uma relação de confiança, que fará a diferença em toda a execução de tarefas ligadas à contabilidade empresarial. Portanto, é interessante pensar na produção de conteúdo.

A intenção é elaborar materiais que sejam originais, úteis e relevantes para o seu público. Por exemplo, você pode utilizar as dúvidas mais frequentes e criar conteúdos com as respostas ou oferecer dicas valiosas sobre contabilidade e a sua importância.

Também existem diversas vantagens nessa estratégia, como poder usar o conteúdo em diferentes canais. Nesse sentido, vale considerar a criação de um blog, o envio de uma newsletter ou a presença nas redes sociais.

Ademais, a produção de conteúdo favorece a atração de clientes, diminui o custo de geração de oportunidades e ajuda na construção de autoridade. Como consequência, o escritório consegue se fortalecer no mercado. 

3. Ofereça diferenciais

Além de conhecer o público e de focar na produção de conteúdo, é importante dar atenção aos serviços que você deseja vender na internet. Para se destacar entre as outras empresas de contabilidade, é preciso proporcionar diferenciais aos clientes.

E não se limite a apresentar aspectos como o atendimento, a experiência e a qualificação. Nesse momento, vale priorizar os serviços que podem se destacar diante da concorrência.

O BPO financeiro, por exemplo, auxilia as empresas que estão dispostas a terceirizar e a economizar com isso. Aproveitando o ambiente digital, também vale oferecer um serviço de contabilidade online, tornando mais prática a atuação dos clientes.

Outra opção é a contabilidade consultiva, que tem uma abordagem estratégica e foca em ajudar os negócios a tomarem decisões melhores. Dessa maneira, é possível chamar a atenção de quem deseja ter várias soluções em um só lugar.

4. Conte com uma plataforma para contadores

Ainda falando de diferenciais, é indispensável criar uma experiência que seja atraente, positiva e satisfatória para o cliente. Para tanto, é preciso que a comunicação seja ágil e centralizada, o que favorece o cotidiano empresarial. 

Uma das formas de oferecer isso é com uma plataforma para contadores. Ao contar com esse recurso na gestão, seu escritório ganha agilidade, eficiência e produtividade.

Assim, é possível dedicar mais tempo à entrega de um atendimento personalizado e de maior qualidade. Além disso, é um meio de armazenar dados na nuvem, o que permite que qualquer cliente, de qualquer lugar, contrate e utilize os serviços.

5. Meça os resultados e otimize a estratégia

Após colocar todas essas dicas em prática, é necessário entender o que elas oferecem em termos de retorno. Nesse caso, é preciso definir métricas e indicadores ainda no planejamento estratégico. Depois, acompanhe a evolução dos resultados conforme as medidas que foram aplicadas.

Essa etapa inclui analisar a taxa de conversão em vendas, mas também utiliza outros parâmetros. Por exemplo, é essencial conhecer o número de oportunidades geradas, a origem dos contatos, o engajamento das iniciativas e outros pontos considerados relevantes.

A partir desse entendimento sobre a performance, pode-se saber o que funciona, o que precisa ser adaptado e o que deve ser substituído. Com uma otimização constante da estratégia, os resultados tendem a ser ampliados, trazendo melhores retornos para o escritório.

Agora você já conhece as 5 principais dicas sobre como vender serviços contábeis pela internet. Com a criação de um plano de ação eficiente e integrado, seu negócio poderá captar mais oportunidades e ampliar a atuação profissional. 

Ainda tem dúvidas sobre como usar o ambiente online a favor do seu escritório? Compartilhe conosco nos comentários!

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