Plano de marketing para o seu escritório de contabilidade em 2021

por | Marketing Contábil

Plano de marketing para o seu escritório de contabilidade em 2021. A chegada de um novo ano traz a preocupação com as estratégias do negócio. Essa época gera reflexões e costuma ter relação com a definição de objetivos e metas, especialmente relacionadas às vendas.

Porém, para que o planejamento do escritório seja completo, é preciso ter atenção as ações de marketing. São elas que ajudarão na atração e fidelização de clientes, além de colaborar com o aumento de autoridade para a sua empresa.

Ainda não sabe por que é importante ter um plano de marketing em 2021? Então continue a leitura deste post e entenda!

O que é plano de marketing para o seu escritório?

O plano de marketing é um documento que traz os detalhes sobre o planejamento das estratégias que serão aplicadas pelo escritório. Além disso, ele traz um diagnóstico com as principais informações que devem ser consideradas nas ações adotadas. 

Por exemplo:

  • público-alvo;
  • concorrentes;
  • situação atual;
  • metas e objetivos;
  • canais utilizados;
  • medidas adotadas;
  • campanhas;
  • serviços divulgados. 

Portanto, ele é uma ferramenta de gestão que ajudará o escritório de contabilidade a conquistar os seus objetivos no mercado. Funcionando como um mapa, o plano permite prever ações, estruturar as estratégias e acompanhar os resultados.

Por que é importante ter um plano de marketing contábil?

O marketing é uma estratégia de divulgação de serviços e prospecção de clientes. Porém, a falta de planejamento pode trazer alguns problemas, impedindo que o escritório alcance os objetivos delineados. 

Nesse cenário, o plano de marketing apresenta soluções importantes para que as estratégias sejam mais eficazes. A seguir, listamos algumas vantagens dessa ferramenta.

Confira!

Avaliação do mercado e concorrência

Como o plano de marketing exige um mapeamento do cenário interno e externo, ele auxilia na avaliação do mercado e da concorrência. Os insights obtidos podem ser aplicados em outros setores do escritório ou na busca por novas oportunidades de atuação. 

Desse modo, é possível encontrar ameaças em relação a outros escritórios e desenvolver estratégias para combater o problema. Ainda, a visão proporcionada ajudará a entender a realidade do negócio e o seu posicionamento no mercado

Criação de ações bem direcionadas

Por meio dos dados obtidos, o escritório consegue criar ações bem direcionadas, realmente focadas no público de interesse. A prática permite alcançar potenciais clientes e, até mesmo, criar uma relação de proximidade. 

Outro benefício é que a ferramenta pode ser utilizada em estratégias de fidelização e recuperação de clientes. Ademais, ela colabora com a criação de autoridade e consciência sobre a marca no mercado. Isso tem um papel relevante nos fechamentos de contratos. 

Auxílio na tomada de decisões

Com um planejamento estruturado, é possível acompanhar a evolução das estratégias, comparar resultados e avaliar outros indicadores. Junto aos dados levantados para desenvolver as ações de marketing, essas informações são importantes para a tomada de decisões. 

A estratégia também dá suporte para a identificação de erros e o desenvolvimento de soluções adequadas. Afinal, é preciso ter objetivos, metas e ações traçadas para conseguir avaliar resultados. Sem um plano para seguir, os problemas não são notados, impedindo uma reação adequada. 

Otimização do investimento

As estratégias de marketing para contadores exigem investimentos. Assim, quando tudo é planejado, é possível otimizar os custos, direcionando os valores para as ações mais eficazes. Isso evita o direcionamento de verbas para estratégias que não são relevantes.

O resultado é a maximização do retorno sobre o investimento e a redução de desperdícios. Logo, o plano traz impactos para o planejamento financeiro e a lucratividade do escritório de contabilidade

Quais os riscos de não ter um plano de marketing para o seu escritório 2021?

Conhecendo os benefícios e a importância do plano de marketing, é possível identificar os riscos de não aplicar a estratégia. Sem essa ferramenta, há grandes chances de que as iniciativas aplicadas não tragam os resultados desejados.

Saber como se posicionar é um dos pontos essenciais para que as medidas tenham sucesso. Mas isso exige análise de mercado e atenção. O uso de canais incorretos prejudica os resultados, assim como a falta de direcionamento para o público-alvo.

No fim, a empresa deixa de obter retorno desejado para o investimento realizado. Como as ações de marketing trazem custos e exigem trabalho da equipe, a falta de resultados é sinônimo de prejuízos.

Outro ponto é que, sem ter metas traçadas, não é possível entender se o retorno é suficiente. É fundamental ter parâmetros para poder avaliar os indicadores e reavaliar as estratégias, realizando melhorias. Como vimos, isso só é possível quando o escritório tem um plano estruturado.  

Quais as principais dicas para criar um plano de marketing?

Se você ainda não tem um plano de marketing para o seu escritório, vale a pena conhecer algumas dicas que guiarão essa estratégia. Primeiro, é estudar o ambiente, considerando fatores internos e externos — imagem do escritório, serviços, concorrentes, cartela de clientes etc.

Ainda, é necessário estudar o público-alvo, a fim de entender quais são as suas necessidades e objeções. Estudar a marca, considerando os seus objetivos e como o escritório pode auxiliar os clientes, também é essencial.

Depois, defina quais são os objetivos e metas. A partir disso é que será possível especificar quais são as ações necessárias para conquistá-los. Por exemplo, em um plano de marketing digital, as metas podem abordar:

  • melhorar o posicionamento em resultados de busca;
  • aumentar a autoridade da sua marca;
  • prospectar clientes e fidelizar o público;
  • oferecer mais um canal de atendimento e suporte. 

É preciso ter em mente que cada meta exige ações específicas e o acompanhamento de certos indicadores. Com as estratégias definidas, basta implementá-las e acompanhar os resultados.

Dessa maneira, é possível identificar problemas e fazer as alterações necessárias no plano. Inclusive, esse é um cuidado importante: durante o ano, reveja as estratégias, faça testes e modificações para conseguir atingir os resultados esperados.

Pronto! Você já sabe por que ter um plano de marketing em 2021 é tão importante e como fazer isso. Então aproveite para se organizar e procure ferramentas que ofereçam suporte para o sucesso do escritório de contabilidade!

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