fbpx

Qualquer empresa precisa se basear em um planejamento eficiente. Com um escritório de contabilidade não é diferente: é necessário ter metas na contabilidade para a manutenção e o crescimento do negócio no mercado.

Com isso, você e sua equipe sabem quais passos devem seguir para alcançar um determinado objetivo. Também é possível estabelecer prazos para as conquistas. Como você deseja que sua empresa esteja daqui a um ou cinco anos, por exemplo?

Se quiser definir planos e metas para sua empresa contábil, confira nosso conteúdo. Na leitura, será possível descobrir como estabelecer esse planejamento estratégico e quais são as vantagens!

O que são planos e metas para um negócio?

Os planos e metas são imprescindíveis para a trajetória de um negócio, mas como usá-los para o sucesso do seu escritório? Em primeiro lugar, é preciso entender que esses termos não são sinônimos.

O plano ou objetivo é mais abrangente. Ou seja, representa uma conquista maior que envolve um conjunto de metas a serem seguidas para que seja alcançado. Logo, as metas representam os passos mais específicos e menores.

Para realizar essas metas, você determina as etapas e estratégias que serão utilizadas. Dessa maneira, ter planos e metas significa determinar os patamares que seu negócio alcançará, a fim de que cresça no mercado a partir de um planejamento estratégico. 

Ele serve como um guia, que aponta quais caminhos o escritório de contabilidade deve seguir. Quer um exemplo? Imagine que seu objetivo é elevar o faturamento do escritório. Para definir a meta, é preciso estabelecer qual a porcentagem desse aumento e o tempo em que ele será alcançado. 

Em nosso exemplo, podemos considerar aumentar em 25% o faturamento para o próximo ano. A partir disso, chega o momento de definir as estratégias para esse plano, que podem ser:

  • oferecer qualificação de contabilidade consultiva para a equipe;
  • reduzir gastos por meio de uma revisão das despesas e um maior controle contábil;
  • adotar ferramentas digitais de gestão contábil para melhorar a produtividade;
  • investir em ações de marketing digital.

Quais as vantagens de fazer o planejamento de metas na contabilidade?

Certamente, você realiza o planejamento contábil de seus clientes, porque sabe dos impactos positivos que isso tem para as finanças da empresa, certo? Essa mesma estratégia deve ser utilizada na empresa de contabilidade. 

Ao definir o plano e as etapas para sua conquista, você tem em mãos uma espécie de bússola para orientar suas ações.

Acompanhe a seguir as vantagens de ter metas para contabilidade!

Clareza sobre onde quer chegar

Ao definir um objetivo, você tem clareza sobre onde sua empresa pode chegar daqui a seis meses, um ou três anos etc. Dessa maneira, a equipe trabalha de uma forma mais focada e direcionada para determinados resultados, o que pode ajudar a aumentar sua carteira de clientes.

Subsídios para montar um plano estratégico

Estabelecer o plano e metas na contabilidade para sua empresa permite que ela atue de forma mais estratégica no mercado. Assim, isso contribui para se destacar da concorrência e alcançar resultados positivos mais rapidamente.

Disciplina e organização dos processos

Ao ter um guia para nortear o seu fluxo de trabalho, você se organiza melhor e consegue desenvolver mais disciplina na empresa. Além disso, pode delega as tarefas para a equipe de maneira que os processos não se atropelem.

Alinhamento da equipe

Os planos e metas também são formas de determinar um ponto de partida para os colaboradores e alinhar a equipe nos desafios rotineiros. Desse modo, você motiva sua equipe, que tem um propósito ao alcançar em suas atividades.

Como estabelecer planos e metas na contabilidade?

Agora que você já sabe as vantagens de estabelecer esse planejamento, deve estar se perguntando: como definir os objetivos e metas para contabilidade? 

Veja a seguir!

Envolva os colaboradores

Quando se fala em um plano para sua empresa, ele não deve ser uma iniciativa de uma pessoa só. Para colocar os objetivos e metas no papel, é essencial reunir as pessoas de diferentes departamentos.

Dessa maneira, as estratégias são traçadas envolvendo todos os setores e considerando as demandas do escritório de forma geral. Com isso, você incorpora esse plano na cultura da organização, evitando que ele fique esquecido.

Determine os objetivos

Ao reunir as lideranças e colaboradores, chega o momento de traçar os objetivos para um determinado período. Estude o mercado, verifique o trabalho da concorrência e escute as queixas de seus atuais clientes. 

A partir disso, você tem mais clareza dos pontos fortes e fracos do escritório, compreendendo o que pode ser aprimorado, corrigido ou incorporado.

Delimite as metas para alcançá-los

Definidos os principais objetivos, chega o momento de detalhar as metas para conquistá-los. Aqui entram alguns aspectos importantes. Por exemplo, as metas precisam ter um prazo para conclusão e devem ser:

  • realistas (de acordo com a maturidade da sua empresa no mercado);
  • alcançáveis (é preciso ter um plano palpável na hora de elencá-las);
  • específicas (com o máximo de detalhes para que todos compreendam o que é necessário fazer). 

Além disso, você deve indicar quais são os profissionais que entram em cada processo e em qual período eles devem entregar resultados. Depois, é o momento de mensurar as metas e fazer ajustes, se necessário.

Adquira os recursos importantes

Outro ponto essencial é direcionar os esforços para a conquista do que foi planejado. Pode ser necessário, por exemplo, adquirir uma ferramenta digital para contabilidade empresarial ou realizar uma qualificação com a equipe.

Desse modo, identifique as necessidades e organize seu orçamento para atendê-las. Também treine sua equipe para que as etapas possam ser realizadas a fim de que sua empresa contábil alcance o que foi proposto.

Faça revisões no seu plano de forma periódica

Por fim, é importante ter em mente que o seu objetivo não precisa ser inflexível, que não possa ser modificado. Na verdade, sabemos que o mercado é dinâmico, assim como o segmento contábil.

Então, determine um prazo para fazer revisões no que foi determinado. E, se preciso for, faça os ajustes para que o escritório consiga seguir os passos certos rumo ao sucesso.

Como vimos, definir metas na contabilidade fará sua empresa seguir um caminho seguro para crescer no mercado. Por isso, não deixe de colocar em prática as dicas que viu aqui para melhorar os resultados do seu escritório contábil de maneira estratégica.

Quer acompanhar outros artigos para fazer sua empresa de contabilidade se destacar no mercado? Siga as nossas páginas do Facebook, LinkedIn e Twitter e não perca as novidades!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários

Share This