Serviços contábeis: como ampliar sua cartela de clientes fora da cidade?

Um dos objetivos comuns nos escritórios de contabilidade é conseguir ampliar a cartela de clientes. Isso é fundamental para ter demanda contínua nos serviços contábeis e lucratividade no negócio. No entanto, as barreiras geográficas, muitas vezes, são vistas como impedimento. Mas você já pensou em expandir seus serviços para outras cidades ou estados? Com a […]

Serviços contábeis: como ampliar sua cartela de clientes fora da cidade?

Neste post você vai encontrar:

Um dos objetivos comuns nos escritórios de contabilidade é conseguir ampliar a cartela de clientes. Isso é fundamental para ter demanda contínua nos serviços contábeis e lucratividade no negócio. No entanto, as barreiras geográficas, muitas vezes, são vistas como impedimento. 

Mas você já pensou em expandir seus serviços para outras cidades ou estados? Com a tecnologia, isso se tornou possível — inclusive, é uma tendência na contabilidade. Logo, vale a pena entender como colocar essa estratégia em prática.

Para saber mais, continue lendo este conteúdo e veja como oferecer seus serviços contábeis em todo o Brasil!

Amplie os serviços contábeis ofertados

A primeira dica é ampliar os serviços oferecidos para que mais clientes possam se beneficiar da parceria. Quando se trata de atendimentos à distância, existem três estratégias que podem ser adotadas. 

Conheça!

Contabilidade online

A tecnologia trouxe ferramentas que proporcionam mobilidade e permitem que a prestação de serviços contábeis aconteça à distância. Aqui, os principais exemplos são:

  • sistemas de gestão em nuvem;
  • armazenamento de arquivos em nuvem;
  • aplicativos para reuniões e videoconferências;
  • assinatura digital.

As ferramentas facilitam o compartilhamento de documentos e a comunicação com o cliente, tornando desnecessária a proximidade física. 

Também há mais praticidade para o cliente, já que ele pode ser atendido sem precisar se deslocar até o escritório. Logo, a oferta da contabilidade online pode trazer retorno dentro da sua cidade ou fora dela. 

Contabilidade digital

A contabilidade digital traz um conceito mais amplo do que a online. Ela não se limita a utilizar as ferramentas da internet para armazenamento de documentos e comunicação com os clientes.  Nesse caso, são aplicadas funcionalidades de automatização de processos.

O objetivo é que atividades rotineiras sejam feitas pelo sistema de maneira automática. Assim, o profissional consegue focar o seu tempo em tarefas mais complexas, aumentando a produtividade e a qualidade do serviço ofertado. 

A realização de cálculos, por exemplo, é simplificada com o uso de softwares. Tarefas padronizadas e etapas burocráticas também podem ser simplificadas. Desse modo, há um acesso mais fácil e completo às informações para ajudar no desenvolvimento de estratégias dos clientes.

Contabilidade consultiva

Outra estratégia interessante para atrair clientes é oferecer o serviço de contabilidade consultiva — que pode ser prestado nos modelos online e digital. Nesse caso, o escritório contábil se posiciona como um verdadeiro parceiro dos clientes.

Isso porque o trabalho não se limita ao cumprimento de obrigações legais, como manutenção de documentos contábeis e pagamento de impostos. O serviço é mais amplo, fazendo análises dos dados da empresa para ajudar na tomada de decisão e no planejamento estratégico. 

A visão externa do contador pode trazer insights e identificar questões que nem sempre são percebidas pelos clientes. Com maior conhecimento técnico e a distância do negócio, o profissional consegue identificar oportunidades e antecipar problemas.

Para complementar a estratégia, o escritório pode considerar o trabalho como BPO Financeiro. Assim, o cliente pode terceirizar a gestão financeira para manter o foco nas outras atividades do negócio. Em contrapartida, você tem oportunidade de ampliar os serviços contábeis.

Invista em um bom atendimento ao cliente

Mais uma dica fundamental para conquistar clientes na prestação de serviços contábeis é ter um atendimento de excelência. Tenha bons canais de comunicação e disponibilidade para atender as empresas. Um erro comum nos escritórios é oferecer suporte até o fechamento do contrato, mas depois se distanciar.

Tenha em mente que os temas tratados pelas empresas com o seu escritório podem gerar dúvidas e até mesmo ansiedade. Assim, a falta de retorno ou um atendimento raso e distante pode levar ao encerramento do contrato. 

Portanto, invista em capacitação técnica e em boas práticas de atendimento — sempre com educação, cordialidade e empatia. Também é preciso ter uma linguagem apropriada, principalmente para abordar temas técnicos de forma compreensível.

Caso o cliente entre em contato, mas não seja possível atendê-lo, organize-se para dar um retorno com rapidez. O importante é não deixá-lo sem resposta. Você deve mostrar que o escritório valoriza o cliente.

Quando o contador se posiciona com esse diferencial, a prática ajuda na fidelização de clientes e na captação. Lembre-se de que um serviço de excelência ajuda a construir uma imagem positiva para o escritório. Isso também conquista indicações feitas pelas empresas satisfeitas com o trabalho.  

Mantenha a sua presença online

Se o objetivo é atender clientes de todo o Brasil, sua empresa precisa ser encontrada por pessoas de diversas localidades. A forma mais fácil de fazer isso é ter presença online para que os interessados conheçam os seus serviços. 

Existem diversas estratégias úteis. Por exemplo:

  • tenha um site para apresentar o escritório;
  • mantenha páginas nas redes sociais — Facebook, Instagram, LinkedIn etc.;
  • monte um blog para divulgar conteúdos de interesse do público-alvo.

Além de permitir que os clientes encontrem o escritório com mais facilidade, os canais podem ser usados para as estratégias de marketing. Elas são úteis para educar o mercado, criar mais autoridade e trazer um bom posicionamento na pesquisa do Google.

Inclusive, a prática é essencial para conseguir atrair e converter mais clientes. Para complementar é possível usar outras estratégias — como e-mail marketing, anúncios e presença em marketplaces. 

Conte com um sistema de apoio eficiente

Alguns clientes ainda encontram resistência em utilizar serviços online. Logo, você precisa se preparar para conseguir ultrapassar essa barreira. Diante disso, o escritório deve ter uma plataforma adequada para viabilizar a prestação de trabalho para diferentes cidades. 

O ideal é contar com sistemas que permitam o compartilhamento de arquivos em nuvem e, ainda, ofereçam soluções para os clientes. Por exemplo, uma opção que proporciona um sistema de gestão financeira para a empresa ajudará no controle de dados pelo interessado. 

Em contrapartida, o seu escritório terá mais facilidade para controlar as informações recebidas. A estratégia ainda ajuda a otimizar as rotinas e o serviço prestado, resultando em um atendimento mais completo e diferenciado. 

Com essas dicas, seu escritório poderá oferecer serviços contábeis em diversos lugares do Brasil. As barreiras físicas deixam de ser uma limitação, trazendo oportunidades de expandir a atuação e ser referência para empresas no país inteiro!

Para saber como a Osayk pode ajudá-lo a implementar essas dicas e ampliar sua cartela de clientes, basta clicar aqui.

Quer mais dicas para ampliar a sua atuação e ter diferenciais competitivos? Descubra os 5 passos para implementar a contabilidade consultiva em seu escritório!

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