fbpx

No universo da contabilidade, é possível se deparar com duas principais formas de exercer a profissão. São elas: a contabilidade tradicional e a consultoria contábil. 

Enquanto a primeira diz respeito a práticas de atendimento básico, a segunda permite que o contador exerça um papel estratégico na organização do cliente. Além disso, ele pode contar com a tecnologia para otimizar os serviços ofertados.

De modo geral, a consultoria contábil pode trazer muitos diferenciais para os seus clientes. Que tal saber quais são eles? Continue a leitura e descubra!

Consultoria contábil: O que é?

Antes de entender quais são os diferenciais trazidos pela consultoria contábil, é interessante saber do que ela se trata. Em qualquer empresa, é possível perceber a importância de profissionais que lidam com as obrigações financeiras e fiscais, certo? 

Na maior parte dos casos, esse tipo de tarefa é realizado pelos contadores. Porém, o que muitos não sabem é que esse especialista pode executar diversas funções. Elas vão além da elaboração de documentos e o recolhimento de impostos, por exemplo. 

Nesse sentido, a consultoria contábil se destaca como uma tendência. Essa solução permite que os profissionais se tornem parceiros estratégicos de seus clientes. 

Para isso, eles passam a acessar dados sobre o desempenho do negócio e amparar a tomada de decisão. Ou seja, cumprem não apenas um papel burocrático, mas uma função analítica — em busca de aprimorar resultados.

Portanto, é possível dizer que o consultor contábil aplica todo seu conhecimento técnico no desenvolvimento tecnológico, administrativo, fiscal e financeiro nas empresas que atende. Assim, auxilia os gestores e líderes em sua rotina.

Como ela funciona?

Enquanto a contabilidade tradicional tende a ser burocrática e baseada no uso de papéis, a consultiva — ou consultoria contábil — caminha em outra direção. Nela, o papel do profissional é mais ativo. Ele está também intimamente ligado à inovação.

Dessa forma, o contador pode usar diferentes recursos tecnológicos em todas as etapas de seu trabalho. Algumas delas incluem:

  • trocas iniciais de informações com o cliente, em que os principais dados sobre o negócio são coletados;
  • reuniões periódicas para identificar o cenário, mapear as dores e discutir potenciais caminhos a serem seguidos;
  • acesso facilitado a documentos confidenciais e importantes para uma boa gestão — contando com segurança de dados;
  • análise de dados a qualquer momento, por meio de facilidades como a nuvem e plataformas para contadores, entre outros.

Para aproveitar essas facilidades e levar aos consumidores um planejamento estratégico verdadeiramente alinhado aos objetivos das empresas, é preciso contar com plataformas de alto padrão.

Elas permitem que o contador leve seu escritório contábil consigo onde for. Além disso, agilizam seu trabalho e impulsionam seu desempenho.

Quais diferenciais competitivos a consultoria contábil oferta?

Agora que você sabe o que é consultoria contábil e como ela funciona, é hora de conferir os diferenciais desse serviço. 

Acompanhe!

  • Posicionamento estratégico

Conforme dito, o consultor contábil exerce um papel estratégico nas empresas em que atua. Desse modo, interpreta os dados passados a ele, aplica seus conhecimentos e encaminha a organização em direções que podem ser interessantes para ela.

Consequentemente, a empresa tende a se posicionar de forma mais estratégica no mercado. Logo, pode conquistar resultados com maior rapidez – e se destacar da concorrência.

Além disso, pode reduzir o número de falhas financeiras e de investimentos mal direcionados, ultrapassando os concorrentes que não pensam de modo estratégico.

  • Ampliação do propósito da contabilidade

Até aqui, o contador consultivo está sendo descrito como um profissional estratégico e aliado à tecnologia. Contudo, isso não significa que ele deixe de executar as funções tradicionais da profissão.

Assim, é possível esperar que o profissional contábil também execute serviços financeiros e fiscais — se for o caso. Então, a contratação de um contador como consultor, na verdade, tende a ampliar o espectro de atuação desse especialista.

Isso é interessante, por exemplo, ao pensar em uma empresa que está obtendo maus resultados. Nessa hora, cabe ao profissional apenas observar e continuar organizando as contas? Segundo os princípios da consultoria contábil, não.

Dessa maneira, um grande diferencial competitivo trazido é a possibilidade de aperfeiçoar um determinado negócio segundo a experiência do contador. Isso pode acontecer ao sugerir corte de gastos, reavaliar investimentos, entre outras possibilidades encontradas pelo profissional.

  • Proximidade com os clientes

Uma vez que o profissional passa a ser parte do dia a dia do negócio – graças à consultoria contábil, seu relacionamento com o cliente tende a ser mais próximo. Assim, ele poderá usar os dados coletados para basear as sugestões de caminhos a serem seguidos.

Percebe as diferenças entre essa modalidade de atuação e a contabilidade tradicional?

  • Fidelização do público da empresa

Mais um diferencial competitivo que um consultor contábil pode levar aos seus clientes é a ampliação de sua cartela de consumidores fiéis. Este é, inclusive, um desdobramento de uma atuação de alto padrão do contador.

Isso ocorre porque, quando bem aplicada, a contabilidade consultiva tende a otimizar os resultados dos clientes. Por meio dela, a organização passa a levar soluções mais relevantes ao mercado – sendo capaz de aumentar a receita e a satisfação do público-alvo.

Consequentemente, o aumento das taxas de clientes fiéis é um resultado esperado. Ele é fruto de um maior valor agregado e de uma tomada de decisão consciente. Ou seja, aquela que respeita a realidade financeira do negócio.

Ao considerar todos os pontos citados, foi possível perceber que a consultoria contábil amplia o leque de atuação do profissional de contabilidade. Em vez de apenas lidar com burocracias, finanças e impostos, ele pode ajudar na tomada de decisões estratégicas na organização. 

Então, considere agora mesmo implementar a consultoria contábil no seu escritório e encantar seus clientes!

Deseja entender ainda mais sobre a consultoria consultiva? Confira 5 motivos para se tornar um parceiro estratégico de seus clientes!

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários