Planos de contabilidade: como vender e aumentar a base de clientes?

por | Contador Empreendedor

Na rotina de um escritório contábil, é comum buscar formas de aumentar as vendas e a base de clientes. Portanto, é preciso conhecer as principais estratégias que podem ser aplicadas para conquistar esse objetivo. Uma delas é a criação de planos de contabilidade.

Ele visa facilitar o desenvolvimento de ofertas, precificação e, até mesmo, a personalização dos serviços para os clientes. Então, se você ainda não conhece essa solução, precisa se atualizar e entender como ela pode trazer benefícios para os contadores.

Quer aprender sobre o assunto? Continue a leitura e descubra o que são planos de contabilidade e como eles podem ajudar a aumentar a sua base de clientes!

O que são planos de contabilidade?

O plano de contabilidade funciona como um pacote de serviços criados para atender diferentes tipos de clientes e necessidades. A ideia é semelhante a de outros tipos de planos que, conforme o nível, conseguem adicionar mais diferenciais ao contratante. 

Assim, você pode montar pacotes voltados a empresas de portes variados e considerando características específicas. Os preços são estipulados por mensalidades, detalhando o que está incluso em cada opção. 

Quais são as vantagens de adotar esse modelo?

Após conhecer o modelo, podem surgir dúvidas sobre quais benefícios ele proporciona. Descubra quais são os principais:

  • melhor visualização do serviço: o cliente consegue entender com maiores detalhes o que o escritório oferece;
  • possibilidade de comparação: com tabelas explicativas, quem estiver interessado no contrato poderá comparar de maneira mais prática as alternativas disponíveis;
  • entrega de maior valor: os diferentes planos conseguem mostrar como a empresa pode entregar mais valor ao cliente, demonstrando também o que embasa a diferença de preços;
  • chances de upgrade: clientes de nível mais básico podem avançar conforme tiverem maior confiança e entenderem os benefícios da contratação;
  • facilidade na precificação: com tudo definido por meio de planos, fica mais fácil apresentar propostas de honorários.

Também há a vantagem de os planos poderem ser divulgados em canais que permitam uma contratação simplificada. E se você se preocupa com necessidades pontuais e demandas específicas de clientes, saiba que é possível mesclar estratégias.

Além dos planos específicos, você pode permitir a personalização e criar uma tabela de serviços avulsos. Dessa maneira, o escritório consegue aumentar o público que pode ser atendido. 

Como vender planos de contabilidade no seu escritório?

Após aprender o conceito de planos de contabilidade e os benefícios que ele proporciona, é preciso saber como vendê-los. A seguir, você conferirá os principais passos para vender os pacotes de serviços contábeis.

Veja!

Defina o público-alvo

Comece avaliando o público-alvo para entender quais são as possíveis necessidades e direcionar a montagem dos pacotes. Aqui, vale considerar os diferentes tipos e portes de empresas que podem ser atendidas pelo escritório.

Se vocês já possuem uma cartela de clientes, vale fazer uma análise do perfil dos clientes e serviços prestados para cada um. Isso pode ajudar a mapear os grupos de atividades que podem ser interessantes para criar os pacotes de contabilidade. 

Monte pacotes diversificados

Outro ponto importante é montar pacotes realmente diversificados. Não existem limites. Apesar de muitos planos focarem em três tipos, separando entre básico, intermediário e avançado, você pode ampliar as oportunidades.

Além dos diferentes níveis, também vale ter pacotes segmentados para diferentes setores ou portes. Afinal, as empresas podem ter demandas distintas. Logo, é possível destinar diferentes níveis de serviço para cada área atendida. 

Nessa etapa, é fundamental saber como precificar os pacotes corretamente. Eles devem ser adequados ao volume de serviços de cada plano, de modo a remunerar corretamente o escritório, enquanto ainda é atrativo para o cliente. 

Saiba apresentar os diferenciais

Ao divulgar os planos, demonstre por que eles são importantes e como se diferenciam de outras opções do mercado. Descrições completas sobre cada item — ainda que por meio de botões complementares — ajudam a esclarecer eventuais dúvidas. 

Isso consegue demonstrar maior transparência e preocupação em indicar o que, de fato, está incluso em cada opção. Em relação aos pacotes mais completos, vale deixar claro por que eles podem ser mais interessantes. 

Uma dica é fazer com que eles tenham algum benefício relacionado ao preço. A inclusão de mais serviços em planos maiores pode trazer um desconto em relação ao custo original devido ao volume da contratação. 

Isso pode incentivar os clientes a adquirir as opções mais completas, enquanto ainda traz benefícios financeiros para o escritório. Nesse caso, a informação também deve ficar clara na oferta, para que o cliente tenha a percepção sobre a vantagem.

Trace uma estratégia de marketing

Para que o público tenha conhecimento sobre os planos oferecidos e como funciona essa contratação, é necessário ter estratégias de marketing definidas. Uma dica interessante é utilizar os canais digitais, como e-mails, blogs e redes sociais para alcançar mais clientes. 

Por meio dessas estratégias, você pode disponibilizar conteúdos educativos e que ajudem a perceber a importância da contabilidade. O mesmo vale em relação à contratação do seu escritório, mostrando por que ele é a melhor alternativa. 

Outra dica é participar de marketplaces, que conseguem ampliar o público que terá acesso às ofertas do escritório. Portanto, também surgem mais oportunidades para tentar fechar novas vendas e conquistar mais clientes. 

Conte com uma plataforma para contadores

As novas tecnologias ganham cada vez mais espaço nas empresas e nos escritórios, então vale a pena conhecer as oportunidades de implementá-las. Aqui, uma dica importante é contar com uma plataforma para contadores, como a Osayk.

Com ela, você terá condições de oferecer mais diferenciais aos clientes, como uma plataforma de gestão financeira e a possibilidade de emitir diversos relatórios. Ainda, a comunicação se torna mais ágil, por meio do compartilhamento de arquivos em nuvem. 

Por fim, ela também dá acesso ao marketplace, facilitando a implementação da estratégia de venda dos seus planos. Inclusive, as funcionalidades ajudarão a agregar valor aos serviços ofertados, permitindo a fixação de preços mais atrativos para os profissionais.

Agora que você sabe o que são planos de contabilidade e como podem ser usados, avalie a implementação dessa estratégia. Com um bom planejamento e o uso da tecnologia, é possível aumentar as vendas e o retorno do seu escritório contábil.

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