Ter boas estratégias de marketing, como a aplicação do funil de vendas, é importante para conquistar melhores resultados no escritório contábil. Você já conhece essa estratégia? A falta de conhecimento sobre como ela funciona faz muitos profissionais perderem oportunidades.
A aplicação da técnica pode revolucionar a prestação de serviços do escritório, melhorando a atração e conversão de clientes. Assim, se você ainda não tem familiaridade com o assunto ou precisa aprofundar seus conhecimentos, deve conferir este post.
Nele, você verá o que é o funil de vendas, como funciona e por que utilizar a estratégia na contabilidade. Boa leitura!
O que é um funil de vendas?
O funil de vendas consiste em uma estratégia utilizada para guiar os clientes em sua jornada para que fechem negócio. Bastante aplicado no marketing digital, ele representa o caminho percorrido pelo consumidor até realizar uma compra.
O objetivo é identificar os passos adotados pelo cliente desde o primeiro contato com o escritório até o fechamento do contrato. A partir disso, é possível aplicar medidas para acompanhá-lo nessa jornada, apresentando as soluções que podem ajudar.
Porém, não adianta se limitar a ter serviços adequados para apresentar ao consumidor. É preciso entender o momento certo disso, porque ele deve estar preparado para tomar uma decisão. Aqui, o escritório pode guiá-lo durante a jornada, seguindo o caminho até que ele contrate o serviço.
É exatamente para isso que o funil de vendas serve. Ele ajuda a identificar o que a pessoa busca e a definir estratégias para que ela se torne cliente. Por esse motivo, também é conhecido como pipeline, já que ilustra todo o processo que acontece até o fechamento da venda.
Como funciona um funil de vendas?
A melhor maneira de entender como a estratégia funciona é compreender as etapas do funil. São elas:
- topo de funil: fase de descoberta, quando o cliente ainda não sabe exatamente o que procura ou quais são os seus problemas.
- meio: quando o leitor busca resolver um problema específico, considerando as possíveis soluções disponíveis;
- fundo: aqui, o cliente já sabe o tipo de solução necessária, mas está em busca da opção mais vantajosa entre as diversas alternativas do mercado.
Por que utilizar o funil de vendas na contabilidade?
Se apenas conhecendo a estratégia você não se convenceu da sua importância, separamos alguns benefícios que ela proporciona. Confira a seguir para entender por que vale a pena aplicar o funil de vendas na contabilidade!
Maior controle sobre os processos de vendas
O primeiro benefício é o maior controle sobre todo o processo de vendas do escritório. As ações aplicadas por meio do funil permite a criação de estratégias de marketing mais focadas. Isso traz mais personalização para os conteúdos e práticas adotadas.
Melhoria na captação e conversão de leads
Com melhor direcionamento das estratégias, a captação de leads é otimizada. Ficará mais fácil identificar aquelas pessoas que são potenciais clientes. Isso é feito através da qualificação, considerando os interesses demonstrados por cada um.
A partir disso, é possível encaminhar conteúdos relevantes e propostas de valor, por exemplo. A iniciativa auxilia no amadurecimento do contato para facilitar uma futura negociação. Na prática, significa melhorar o aproveitamento de oportunidades e os resultados.
Desenvolvimento de relacionamento com os clientes
A personalização do funil de vendas permite desenvolver um melhor relacionamento com os clientes. Isso é feito junto ao acompanhamento realizado pela equipe responsável pela qualificação, nutrição e conversão de leads.
Como consequência, é possível obter feedbacks mais detalhados e encontrar pontos de melhorias para a estratégia. Ademais, também viabiliza aumentar a satisfação dos clientes por meio de uma relação mais próxima e personalizada.
Aumento da produtividade e dos lucros
Tendo em vista que o funil de vendas facilita a criação de estratégias otimizadas, o time de vendas consegue melhorar a produtividade. A técnica permite monitorar os resultados, entender melhor as metas e a identificação dos potenciais clientes.
Logo, os esforços aplicados em relação ao público que não tem real interesse nos serviços são reduzidos. Outro resultado decorrente disso é o aumento dos lucros, já que investimentos e iniciativas serão mais bem direcionados.
Como fazer o funil de vendas na contabilidade?
Entendendo o que é a importância do funil de vendas, é normal se perguntar como aplicar a estratégia. Então preparamos um passo a passo rápido para ajudar nessa tarefa.
Primeiro, faça uma avaliação do escritório e entenda a jornada do consumidor para mapear as etapas do funil que serão aplicadas. Nesse momento, devem ser traçadas as estratégias de cada uma, como redes sociais, produção de conteúdo em blogs e materiais ricos (como e-books), etc.
Isso torna essencial entender o que significa, na prática, cada etapa do funil. Por exemplo, no topo do funil, a ideia é fornecer conteúdos para ajudar na identificação de problemas e começar a se familiarizar com possíveis soluções.
Depois, no meio do funil, ele deve amadurecer as ideias, geralmente com a pesquisa sobre as diferentes estratégias que podem ser adotadas. Ou seja, ele não foca em comparação de determinados produtos ou serviços, mas em soluções gerais.
Somente depois é que entra a fase de fundo, quando ele já sabe qual solução adotar (por exemplo, contratar um serviço contábil). Nesse momento, o cliente ainda não saberia qual escritório escolher, então o objetivo é mostrar os seus diferenciais.
Conte com uma plataforma para contadores
Para facilitar a criação e implementação do funil de vendas, você pode contar com uma plataforma para contadores, como a Osayk. Ao utilizar nosso sistema, o contador tem acesso a um marketplace de serviços, que ajuda na prospecção de leads e no processo de vendas.
Dessa maneira, é possível aplicar as estratégias de marketing com maior eficácia, acompanhando os principais indicadores. Além disso, você terá à disposição outras funcionalidades interessantes para a gestão do escritório.
Após aprender o que é e como fazer o funil de vendas com um passo a passo completo, implemente a estratégia. Com as ferramentas certas, o seu escritório conseguirá melhorar a prospecção de leads e o volume de vendas!
Quer aprender mais sobre o tema? Então aprenda como fazer uma segmentação de mercado e ampliar a carteira de clientes!
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