fbpx

Você já parou para refletir sobre qual o futuro da contabilidade? As mudanças constantes do mercado fazem com que profissionais da área e empresas precisem entender as perspectivas do setor.

É natural que o uso mais frequente da tecnologia, assim como a automatização de funções, traga preocupações em relação à continuidade da profissão. Porém, vale lembrar que a contabilidade é essencial e o papel do contador continuará fundamental para as empresas.

Se você quer entender mais sobre o assunto, continue a leitura e descubra qual o futuro da contabilidade!

Quais as perspectivas para o futuro da contabilidade?

Um dos principais conceitos existentes sobre o assunto é a contabilidade 4.0. Ela trata da inovação e do estreitamento da relação do setor com soluções de Tecnologia da Informação (TI). Isso é resultado da transformação digital, que afeta diversos setores do mercado.

Todavia, o fato de as ferramentas tecnológicas ajudarem em diversas tarefas, inclusive com a automação de processos, não significa que a profissão vai acabar. Assim, o contador continua tendo um papel importante para pessoas e empresas.

Vale lembrar que a controladoria e o desenvolvimento de processos cada vez mais estratégicos permanecem essenciais para o desenvolvimento de negócios. Essa é uma das maiores funções do contador, já que sua atuação não se limita às obrigações fiscais.

Quais são os avanços e mudanças do setor?

O profissional de contabilidade precisa avaliar o futuro da profissão para entender quais são as tendências e como se adaptar a elas. Um dos pontos centrais é a evolução para uma atuação cada vez mais estratégica, tanto no escritório quando no suporte aos clientes.

Os avanços e as mudanças da área abrangem diversos aspectos da profissão — desde as ferramentas utilizadas até a experiência dos clientes. Por isso mesmo, separamos os principais tópicos de atenção.

Confira a seguir!

Armazenamento digital

O trabalho com contabilidade exige a gestão de diversos documentos, principalmente devido ao volume de burocracias envolvidas. Como consequência, o escritório deve ser bem organizado para guardar todos os papéis de forma segura, evitando extravios e danos.

Nesse cenário, o armazenamento digital faz parte do futuro da profissão, por meio da manutenção de documentos virtuais. Ela traz diversos impactos para a contabilidade, como:

  • possibilidade de consultar os documentos pelo computador, sem precisar procurar no arquivo físico;
  • descarte de papéis que não exigem a guarda do original, reduzindo o arquivo físico;
  • diminuição do uso de materiais de escritório, como folhas, tinta de impressora etc.

Sistema em nuvem

O uso de softwares de gestão já é bastante comum, mas sofreu mudanças com a utilização de servidores em nuvem. Nesse caso, todos os dados ficam armazenados de forma virtual, sem a necessidade de ter hardwares de ponta para armazenar as informações digitais.

Os pontos de destaque nesse momento são a mobilidade e a segurança. No primeiro caso, significa a possibilidade de acessar o sistema de qualquer lugar, bastando inserir o login e senha. Não é preciso softwares adicionais para acessar outro computador.

Já a segurança trata da criptografia e sistemas de proteção utilizados, que evitam o acesso de informações por terceiros e o vazamento de dados. Outro aspecto se relaciona com os backups: feitos regularmente, eles garantem o salvamento de todos os registros.

Estratégias de marketing

Um dos pontos importantes do futuro da contabilidade é a presença digital. A internet é uma fonte de pesquisa essencial para os usuários. Então, é um canal importante para atingir o público desejado.

Nesse caso, o marketing digital se torna uma das ferramentas que podem ser usadas para o sucesso profissional. Utilizar sites, blogs e redes sociais para se aproximar do público é cada vez mais importante para ter visibilidade e criar autoridade na área.

O marketing também educa os leitores sobre diversos assuntos relacionados de forma direta ou indireta com a contabilidade. Portanto, serve como técnica utilizada para atrair e fidelizar clientes, a fim de se manter competitivo e se destacar da concorrência.

Atuação consultiva

Por muito tempo, o papel do contador foi associado à entrega de obrigações da empresa e ao suporte em processos burocráticos. Contudo, a mudança no mercado deixa em evidência a possibilidade de atuação com contabilidade consultiva.

Ela está ligada ao suporte no desenvolvimento dos processos estratégicos, interpretando dados e recursos. O objetivo é otimizar a gestão, reduzir custos e ajudar em outros processos empresariais que podem ser avaliados pelo contador.

Ou seja, é possível auxiliar as empresas na tomada de decisão, em uma nova possibilidade de carreira. Para atingir esse objetivo, no entanto, é necessário ter as ferramentas certas, já que a atividade exige análises mais complexas.

Perfil do cliente

O perfil do cliente também muda no futuro da contabilidade. Nesse sentido, é necessário conhecê-lo para entender como isso afeta a atuação. Agora, é comum que eles busquem soluções que otimizem os processos e aumentem a produtividade.

Além disso, a experiência proporcionada é extremamente relevante. Por exemplo, os clientes costumam procurar um atendimento de qualidade, com soluções adequadas, seguras e, muitas vezes, inovadoras.

Significa que o contador precisa se atualizar sempre e atuar com foco em uma boa relação com o cliente. Em alguns casos, problemas no atendimento podem resultar na perda de um contrato — mesmo que o trabalho tenha a qualidade técnica necessária.

Por isso, o contador do futuro deve estar preparado para oferecer uma atuação ágil, prática e próxima, que facilite ainda mais a rotina do cliente. Aqui, novamente, a tecnologia pode ser chave para o sucesso.

Como se preparar para a contabilidade no futuro?

O futuro da contabilidade traz benefícios, mas também apresenta alguns desafios. Um dos principais é acompanhar as atualizações do setor, principalmente sobre a tecnologia.

Nesse sentido, fazer especializações, acompanhar notícias, participar de eventos e implementar novas estratégias de atração e atendimento ao cliente são dicas relevantes. Além disso, vale adotar ferramentas tecnológicas, com softwares que auxiliem na gestão.

Dessa maneira, apesar das preocupações existentes em relação ao futuro da contabilidade, não é preciso ter medo. Basta acompanhar o mercado e procurar ferramentas que ajudem a se posicionar melhor diante das mudanças!

Para ajudar na sua adaptação, conte com a plataforma da Osayk. Oferecemos soluções para contadores utilizando a tecnologia. Quer saber como podemos te ajudar nesse processo? Preencha o formulário abaixo e saiba mais!


Comentários