Ticket médio no escritório contábil: Como calcular o seu?

por | Marketing Contábil

Cuidar da saúde financeira do seu escritório é tão importante quanto a atenção destinada a seus clientes. Nesse sentido, não basta considerar o número de contratos ativos, o faturamento ou a lucratividade. Também é preciso conhecer o ticket médio no escritório contábil e os seus impactos.

Essa métrica ajuda a identificar oportunidades de atuação da sua empresa e, portanto, deve ser calculada e acompanhada com frequência. Além disso, é fundamental buscar formas de aumentar o indicador, pois isso demonstra um melhor desempenho do negócio.

Tem interesse no tema? A seguir, descubra tudo sobre o ticket médio e entenda como elevar essa métrica em seu escritório contábil!


O que é ticket médio?

Ao falar em métricas e indicadores de performance, o ticket médio é um dos mais importantes para o seu escritório de contabilidade. Ele representa o valor médio gasto pelos clientes durante determinado período.

Então, ele permite ter uma ideia de quanto cada cliente rende, efetivamente, para o seu negócio. É uma métrica que pode ser avaliada como parte da gestão financeira empresarial, fornecendo informações ao longo do tempo.

Por que é importante conhecer esse conceito?

Após conhecer o que é o ticket médio, é necessário entender o que ele pode oferecer para o seu escritório contábil. De modo prático, ele permite ter uma ideia de quanto cada cliente rende, considerando uma média entre todos os contratos. 

O indicador também ajuda a indicar se os clientes estão contratando mais serviços contábeis. Por exemplo, se a carteira mantiver a estabilidade, mas o ticket médio apresentar um aumento, significa que os contratos ativos estão incluindo mais serviços. 

Por outro lado, a queda no ticket médio pode significar cancelamentos. A métrica ainda pode ser avaliada por diferentes perspectivas. Por exemplo, é possível comparar a sua evolução ao longo do tempo, o que permite identificar tendências de alta ou de queda.

Ela também pode ser comparada ao custo médio de aquisição do cliente (CAC). O ideal é ter um ticket médio elevado e um CAC baixo, pois isso amplia a lucratividade da sua atuação. Portanto, essas práticas permitem encontrar gargalos financeiros e oportunidades de expansão.

Como calcular o ticket médio do escritório contábil?

Saber como se calcula o ticket médio é o próximo passo para utilizá-lo em suas estratégias. Nesse caso, é preciso contar com duas variáveis principais:

  • faturamento do período de avaliação (como o mês, trimestre ou ano);
  • total de clientes ativos durante o mesmo período.

A equação, então, é composta por uma relação entre os fatores e o resultado é dado na unidade monetária da cobrança. Veja como funciona:

Ticket médio = Faturamento do período / Total de clientes do período

Desse modo, o ticket médio será elevado se o faturamento for grande e/ou se o número de clientes for pequeno. Por outro lado, ele ficará baixo se o faturamento for pequeno ou se o total de clientes aumentar de forma considerável.

Além desse cálculo geral, é viável segmentá-lo em grupos de clientes para entender melhor a situação. É possível considerar apenas o faturamento gerado pelos novos clientes do período ou dos clientes obtidos por uma campanha de marketing, por exemplo.

Como aumentar o ticket médio no escritório contábil?

Como você viu, o ticket médio é uma métrica importante da saúde financeira do escritório contábil. Portanto, adotar práticas para melhorá-la também significa otimizar o desempenho do negócio. Para tanto, é necessário aplicar algumas estratégias que podem aumentar o valor dos contratos. 

A seguir, aprenda como elevar o ticket médio do seu escritório!

Fidelize os clientes atuais

Ao aprender sobre a fórmula de cálculo, é possível perceber que uma das formas de aumentar o ticket médio é elevando o faturamento. Porém, se isso estiver ligado apenas à conquista de novos contratos, o resultado pode ser, na verdade, um ticket médio menor. 

Logo, é fundamental pensar em práticas para fidelizar os clientes atuais. Desse modo, cria-se uma relação de confiança e os contratos podem passar por upgrades, incluindo mais serviços.

Uma dica essencial é oferecer um atendimento personalizado e de alta qualidade, focado nas necessidades de quem contrata. Como o nível de satisfação é um dos principais fatores para a fidelização, é preciso atender às expectativas dos clientes para aumentar os ganhos médios.

Agregue e demonstre valor à sua atuação

Quando se pensa em aumentar os ganhos, é comum pensar em aumentar os honorários. Porém, isso não basta para que a estratégia tenha sucesso. Também é fundamental entregar mais valor, o qual deve ser percebido pelos contratantes para que eles aceitem o preço proposto. 

Portanto, é indispensável que o escritório tenha diferenciais e saiba como apresentá-los. Por meio da contabilidade online, por exemplo, pode-se oferecer mais praticidade e economia para o cliente. Ao aliar esses diferenciais a um bom suporte e uma atuação qualificada, também é possível entregar mais valor. 

Afinal, os serviços trarão impactos positivos nos resultados empresariais. Ademais, os clientes devem entender da contabilidade e como seu escritório se destaca da concorrência. Dessa maneira, será mais fácil elevar os valores vinculados a cada contrato.

Recorra ao up-sell

Para aumentar o faturamento por cliente, vale a pena pensar em realizar o up-sell. Ele consiste em fazer com que os clientes atuais gastem mais com mais serviços contábeis, a partir de novos contratos. É como se ocorresse um upgrade, gerando um ticket médio maior.

Para convencer o cliente a fazer novas contratações é possível apresentar os serviços disponíveis e fazer indicações sobre complementos para o que cada empresa já contrata. Se um negócio já recebe a contabilidade básica, pode ser interessante oferecer o planejamento tributário, por exemplo.

Use uma plataforma exclusiva para contadores

Dentro da proposta de agregar mais valor, faz sentido recorrer a ferramentas que ajudem nesse aspecto. Uma dica é contar com uma plataforma exclusiva para contadores.

Essa ferramenta proporciona a centralização das informações e um apoio a uma tomada de decisão melhor. Isso permite evitar erros, aumenta a produtividade e garante mais eficiência. Para o atendimento, ela também pode significar um tempo menor de resposta às demandas.

Com a melhora na comunicação, é possível otimizar o relacionamento do cliente. Como consequência, é possível criar uma boa experiência — um fator determinante para a satisfação e para a fidelização.

Agora que você já sabe o que é e como calcular o ticket médio, adote essas recomendações para ampliá-lo. Assim, é possível consolidar um desempenho financeiro mais saudável para o seu escritório.

Para otimizar o desempenho do seu negócio com outras dicas, como usar o dashboard contábil para melhorar sua gestão!

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