Os serviços contábeis são elementos essenciais para o funcionamento de uma empresa que deseja ser competitiva e se manter em situação regular. Porém, nem sempre os clientes percebem a questão, o que torna necessário educá-los sobre a importância da contabilidade.
Quanto mais claro o tema estiver para quem contrata os serviços, maior tende a ser a busca pelo serviço e a integração com a gestão da empresa. Isso pode favorecer a aplicação das técnicas e ferramentas, além de ser uma maneira de fortalecer e diferenciar seu escritório.
Na sequência, descubra o que fazer para educar os clientes a respeito da relevância da contabilidade para empresas de todos os tipos e tamanhos!
Qual é a importância da contabilidade nas empresas?
Antes de educar o cliente é preciso ter muito claro qual é o papel dos serviços contábeis para o negócio — em especial, aqueles que o seu escritório oferece. No dia a dia, a contabilidade demonstra sua importância logo nos primeiros passos do empreendimento. Afinal, é com o apoio de um contador que o empreendedor conseguirá abrir e regularizar a empresa da maneira adequada e mais eficiente.
Além disso, a contabilidade é responsável por fazer o registro de todas as movimentações financeiras e contábeis relevantes. Depois de captados, os dados são estruturados e servem para formar relatórios, balancetes e declarações de impostos, por exemplo. Portanto, a contabilidade não é apenas uma atividade operacional do negócio. Ela também tem função estratégica, já que ajuda na tomada de decisão e no cumprimento das obrigações fiscais e tributárias de uma companhia.
Por que os clientes devem saber disso?
O reconhecimento da importância da contabilidade por parte dos clientes é fundamental, mas você sabe o motivo? É com esse entendimento que os contratantes passam a dar valor ao trabalho realizado pelo escritório de contabilidade. Além de receber reconhecimento, isso permite obter prioridade por parte dos clientes, que entenderão que não devem abrir mão de um serviço profissional e capacitado. Também é uma forma de garantir que as vantagens dos seus serviços contábeis fiquem claras.
A partir disso, é possível consolidar um diferencial no mercado de contabilidade. Assim, com o tempo, o seu escritório será mais percebido pelo público, aumentando a captação. Outro ponto de destaque é que comunicar claramente o papel da contabilidade favorece a colaboração por parte dos clientes. Os contratantes passam a entender a relevância de criar um fluxo de informações para garantir que o serviço seja mais eficiente e completo. Portanto, garantir que os clientes estejam cientes dessa relevância é determinante para oferecer resultados melhores e mais alinhados. Por fim, isso pode favorecer a satisfação e a fidelização dos contratos.
Como mostrar a importância da contabilidade para os clientes?
Como você viu, demonstrar a relevância da contabilidade pode gerar diversos impactos positivos. Logo, é fundamental saber como executar essa tarefa. A seguir, você verá algumas dicas que poderão ajudar na educação de clientes a respeito do mercado contábil e seus serviços!
Dê exemplos práticos e acessíveis
Muitos profissionais acreditam que, para apresentar a importância de sua atuação, é necessário usar termos técnicos, palavras rebuscadas e expressões que o cliente não entende muito bem. Porém, isso não é tão eficiente quando se trata de demonstrar capacidade ou o valor dos serviços. Na verdade, a compreensão do cliente é fundamental para que ter sucesso na estratégia. Assim, é crucial explicar a importância da contabilidade de modo prático e direto, com uma linguagem acessível.
Por exemplo, vale fazer um diagnóstico básico da situação da empresa e demonstrar como a contabilidade pode ajudar. Ainda, pode ser interessante explicar em quais situações o serviço está presente e como ele atua. Em muitas situações, os clientes não sabem que uma tarefa indispensável ao negócio está ligada, direta ou indiretamente, aos serviços contábeis. Logo, a medida pode ajudar a esclarecer a importância da contabilidade na rotina empresarial.
Apresente resultados concretos
Para ajudar a demonstrar a relevância dos serviços contábeis, é válido recorrer a dados e informações consolidadas. Ao apresentar fatos, há mais chances de convencer o cliente sobre a contratação do serviço e a manutenção de uma relação mais próxima.
Apresente, por exemplo, quanto o negócio economizou desde que implementou o planejamento tributário ou o quanto economiza por estar enquadrado corretamente. Use análises financeiras para provar que os serviços interferem no lucro e ajudam no processo de consolidação da empresa.
Entregue demonstrações robustas
Por falar em informações, é importante mostrar os dados contábeis e financeiros de maneira que chame a atenção dos clientes. Além dos tradicionais relatórios e balancetes, pode ser interessante fazer apresentações com apelo visual, por exemplo. Quanto mais personalizada e fácil de entender for a exposição dos dados, mais facilmente o cliente entenderá aplicação prática e poderá mensurar os impactos gerados.
Invista na nutrição contínua de conhecimento
Como a contabilidade faz parte do dia a dia do negócio, a demonstração de sua importância também deve ser contínua. Desse modo, é preciso investir em nutrir frequentemente a base de clientes com informações úteis, relevantes e completas sobre a atuação contábil.
Uma forma de fazer isso é com o envio de informativos e comunicados com mudanças nas leis fiscais e tributárias, apresentando os impactos, os prazos e a solução. Também é interessante apresentar os principais recursos contábeis, como são aplicados e quais resultados geram. Por meio de pílulas de conhecimento, de e-mails segmentados ou de um blog com conteúdo relevante, os clientes ficam mais conscientes dessa questão.
Aprofunde o relacionamento com os clientes
Para demonstrar como a contabilidade pode ajudar em diversos momentos, vale a pena buscar maneiras de aprofundar a relação com os contratantes. Nesse caso, vale a pena trazer novas vertentes e outros serviços contábeis que vão além do básico. Ao apresentar o BPO financeiro, por exemplo, o cliente poderá contar com a praticidade e com a economia da terceirização.
Já a contabilidade consultiva ajuda a embasar a tomada de decisão e a atuação estratégica. Com a contabilidade online, o cliente terá suporte de onde estiver e pode ser uma saída para filiais em endereços diferentes, por exemplo. Nesse caso, a ideia é oferecer esses e outros serviços quando o cliente confiar em você e na importância do trabalho contábil.
Assim, as propostas servirão para agregar mais valor à sua marca no mercado, o que ajuda a consolidar uma visão cada vez mais positiva sobre a atuação contábil. Com essas dicas, você tem a chance de tornar os clientes mais conscientes sobre a importância da contabilidade.
Portanto, vale a pena investir nessas práticas para buscar resultados positivos tanto para quem contrata quanto para o seu escritório. Para conferir outras dicas para o seu escritório de contabilidade, acompanhe nossas publicações no Facebook, Twitter e LinkedIn!