Como monetizar uma empresa de contabilidade?

por | Contador Empreendedor

No mundo dos negócios, existem diversos termos dos quais nem todos os empreendedores têm conhecimento. Entretanto, é importante conhecê-los para não perder oportunidades. Por exemplo, você sabe o que significa monetizar? A monetização é um conceito que, se bem aplicado, ajuda qualquer empresa a gerar mais receita.

Consequentemente, ela pode auxiliar no crescimento do seu escritório de contabilidade e otimizar os resultados obtidos. Então vale a pena se aprofundar sobre o assunto para entender como aproveitar essa oportunidade.

Neste artigo, você entenderá o que significa monetizar a empresa contábil e as maneiras de aplicar essa estratégia em seu escritório de contabilidade. Acompanhe!

O que significa monetizar uma empresa de contabilidade? 

O conceito de monetização significa o ato de transformar uma atividade em dinheiro. Ou seja, aproveitar mais oportunidades para ter lucro. Com isso, diversos serviços ou produtos podem ser monetizados, até mesmo fora da atividade principal da empresa.

Você pode tomar como exemplo os aplicativos de games que, mesmo sendo gratuitos, monetizam com os anúncios e vendas de benefícios para os jogos. Outro exemplo são as comissões geradas por parcerias nos negócios. Assim, a monetização pode abrir diversas fontes de receitas agregadas.

Como você viu nesses exemplos, a maioria dos negócios pode ser monetizada de alguma forma. Para isso, no entanto, é necessário ter visão empreendedora sobre as oportunidades.

Por que esse processo é importante? 

Agora que você já sabe o que é monetização, entenda a importância dela para a sua empresa contábil. Um dos pilares para um negócio bem-sucedido é não pautar a sua fonte de receita em uma atividade. Imagine se esse produto ou serviço oferecido sofre uma queda nas vendas.

Isso pode significar um grande prejuízo para a empresa. Por essa razão, é importante que o empreendedor tenha mais de um produto ou serviço a oferecer. Se você observar, até mesmo companhias gigantes investem em mais de uma atividade.

O Magazine Luiza e as Lojas Americanas, por exemplo, incluíram o marketplace em suas plataformas. Desse modo, além de venderem os próprios produtos, servem como vitrine e intermediário para as demais lojas — sendo remuneradas por isso.

Outro ponto relevante é que muitos negócios já oferecem algum tipo de serviço a mais ao consumidor, sem cobrar nada por essa oferta. Trazendo para a realidade da contabilidade, não é incomum que contadores tirem dúvidas de seus clientes, fora da atividade remunerada.

Desse modo, saiba que essa espécie de consultoria pode ser monetizada. Afinal, você estará utilizando seu tempo e conhecimento para ajudar os seus clientes. Portanto, nada mais justo que cobrar por isso, não é verdade?

Quais são os modelos de monetização?

Como você entendeu, é possível monetizar uma empresa de diversas maneiras, sendo que algumas delas são usadas em escritório de contabilidade. Então, neste tópico, conhecerá possibilidades mais tradicionais de monetização. 

Confira!

Publicidade

A publicidade é uma das maneiras mais conhecidas de monetizar. Ela consiste em ceder um espaço da empresa para divulgação de marcas, campanhas, produtos etc. Dessa forma, os influencers — ou influenciadores digitais — são um exemplo de como monetizar as redes sociais por meio da publicidade.

Venda direta única

Nesse caso, não há uma recorrência atrelada à venda. Assim, o cliente compra o produto ou serviço por vez. Tendo isso em vista, uma consultoria apenas para abertura de uma empresa é um exemplo de venda direta única na contabilidade.

Venda direta recorrente

Esse modelo se refere ao tipo de negócio em que o produto ou serviço é oferecido de forma recorrente e necessita de pagamentos periódicos. No contexto do escritório de contabilidade, é quando o cliente contrata o serviço contábil mensalmente.

Assinatura

O modelo de assinatura é aquele em que o cliente adquire um produto ou serviço de forma periódica e o recebe pelo período determinado. Assim, é feito o pagamento mensal enquanto durar a prestação do serviço ou as entregas do item contratado.

Comissão

O comissionamento também é uma forma conhecida de monetizar um negócio. Quando um corretor de imóveis coloca um anúncio de uma casa para vender, ele está monetizando o seu serviço de intermediar a compra e a venda do imóvel, por exemplo.

Como monetizar uma empresa de contabilidade?

No decorrer da leitura, você pôde compreender como a monetização é importante para qualquer empresa. Portanto, chegou o momento de aprender como é possível monetizar um escritório de contabilidade. 

Na sequência, veja as maneiras de agregar receita em seu negócio contábil!

BPO financeiro

Business Process Outsourcing é o significado da sigla BPO. Na prática, esse conceito é a terceirização da gestão de um processo. No caso do BPO financeiro, ele se refere à contratação de uma empresa para fazer o gerenciamento das finanças de um empreendimento.

Portanto, o escritório de contabilidade pode oferecer esse serviço. Entre as vantagens para os clientes, está a desobrigação de se preocupar com essa parte burocrática do negócio ou de contratar funcionários para fazer essa atividade.

Dessa maneira, o custo-benefício do serviço se torna mais interessante para os clientes. Já para o escritório, é mais uma forma de aproveitar a sua expertise e adicionar receita à empresa.

Contabilidade consultiva

A contabilidade consultiva é um modelo no qual o contador atua mais próximo de seus clientes, elevando o relacionamento a um nível de parceria. Ele utiliza os seus conhecimentos para ajudar o cliente a entender os números de seu negócio, contribuindo para o crescimento da companhia.

Desse modo, o profissional participa ativamente da elaboração das estratégias para melhorar os resultados do negócio do cliente. E, como consequência, pode aumentar as receitas do escritório contábil.

Plataforma de contabilidade

Para você conseguir monetizar demais produtos do seu escritório de contabilidade, é necessário que tenha tempo disponível. Entretanto, atuando da maneira convencional, na qual os processos são manuais, essa missão pode ser mais difícil.

Nesse sentido, para ter mais disponibilidade — a fim de oferecer outros serviços contábeis —, você deve automatizar as atividades por meio de uma plataforma de contabilidade, como a Osayk. Com esse recurso, você proporciona um sistema completo de gestão financeira e contábil para o seu cliente.

O emissor de notas fiscais eletrônicas, por exemplo, disponibiliza um sistema de controle de estoque em que o usuário pode emitir a nota fiscal, contabilizando a entrada e a saída do estoque.

Além disso, a plataforma integra o escritório de contabilidade e o cliente, fazendo com que ambos possam disponibilizar documentos por meio dela. Todas essas funcionalidades, entre outras, também são oportunidades para que você monetize o seu negócio ao oferecer essa tecnologia.

Após entender o que significa monetizar, você já pode planejar aplicar esse conceito em sua empresa de contabilidade. Assim, é possível gerar mais receita para o seu negócio, proporcionando oportunidades de crescimento e incremento dos resultados financeiros.

Agora que você entendeu que a plataforma de contabilidade pode ajudar na monetização da sua empresa de contabilidade, conheça mais sobre esse sistema!

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