fbpx

Um dos grandes desafios dos escritórios da área contábil é saber como aumentar a carteira de clientes. A concorrência nesse mercado é alta, mas é possível ter um diferencial competitivo diversificando os serviços de contabilidade oferecidos.

Assim, você pode ampliar as atividades, prestando um atendimento mais completo para as empresas, por exemplo. E, nesse aspecto, contar com a tecnologia fará toda a diferença. Afinal, ela está na base de serviços mais eficientes.

Conheça agora 5 serviços de contabilidade para oferecer ao seu cliente:

1. Contabilidade consultiva

Se você busca oferecer mais serviços contábeis, precisa conhecer a contabilidade consultiva, uma tendência nesse setor. Aqui, o papel do contador junto à empresa é mais abrangente, pois, além de garantir que as obrigações fiscais e financeiras estejam em dia, ele se torna um consultor.

Portanto, trabalha para o planejamento estratégico do cliente, trazendo eficiência para a gestão do negócio. Tudo isso feito por meio de análises da situação da empresa, segmento de atuação, oportunidades e riscos de mercado, entre outros fatores.

O contador consultor faz um diagnóstico financeiro da empresa, identifica erros, organiza as contas e questões fiscais e orienta para os próximos passos. Dessa maneira, cria uma relação de confiança com o cliente, já que subsidiará a tomada de decisão. 

Torna-se, portanto, um agente importante — com acesso às informações relevantes da companhia. Com o seu trabalho, é possível que a empresa se reestruture — evitando a falência — ou possa crescer ainda mais em seu setor.

Como se vê, especializar-se na contabilidade consultiva é uma maneira de alavancar sua carteira de clientes. Isso porque você atuará com o objetivo de melhorar o posicionamento das empresas no mercado.

No entanto, o ideal é contar com recursos tecnológicos da área para automatizar os processos e oferecer esse serviço. Desse modo, você ganha tempo com tarefas burocráticas e se volta para o foco da contabilidade consultiva, que é direcionar um olhar mais estratégico para o cliente.

2. BPO financeiro

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing e pode ser definido como um serviço contábil voltado para a terceirização de processos. Nesse caso, o BPO financeiro é a terceirização das atividades do setor de finanças.

Já que lidar com as finanças é um processo que exige conhecimento e pode ter um alto custo, as empresas buscam terceirizar o serviço. Assim, os gestores contam com a expertise de um escritório de contabilidade e não precisam se preocupar com a gestão financeira.

Ao contratar um escritório que ofereça o serviço de BPO financeiro, as empresas terceirizam uma série de processos. Entre eles:

  • realização e controle de fluxo de caixa;
  • organização das receitas e despesas;
  • identificação de gastos mais elevados;
  • gestão de documentos financeiros;
  • pagamento de impostos e taxas;
  • análise de investimentos.

Para oferecer o BPO financeiro, é necessário contar com uma ferramenta tecnológica para organizar os documentos, otimizar as tarefas e ter uma comunicação eficiente com seu cliente. Então, a dica é implementar uma plataforma de contabilidade para agregar esse serviço em seu escritório.

3. Contabilidade digital

Como você viu, a transformação digital traz eficiência para os serviços do seu escritório, sendo um deles a contabilidade digital. Trata-se do uso de softwares e plataformas desenvolvidas para essa área, otimizando seu fluxo de trabalho.

Dessa maneira, é um tipo de serviço contábil focado na inovação. Isso porque se vale da automação e inteligência artificial para agilizar as análises e cálculos realizados pelos contadores. 

Como é possível perceber, com a automatização de processos, seu escritório ganha tempo nas tarefas burocráticas. Em consequência, pode se dedicar para oferecer um suporte mais estratégico para as empresas. 

Outro ponto é manter os dados do seu cliente em segurança, armazenados na nuvem, o que elimina o uso do papel e facilita o acesso das informações. Além disso, você minimiza erros e oferece uma experiência diferenciada para os clientes, que podem ter autonomia com a plataforma digital. 

Nessa nova organização, eles passam a ter facilidade para consultar documentos e dados de qualquer dispositivo.  Ademais, podem alimentar o software com as informações pedidas pelo contador, economizando tempo e trazendo agilidade.

4. Documentação para licitação

Para diversificar seu portfólio, considere ainda que muitas empresas buscam oferecer produtos e serviços para órgãos municipais, estaduais ou federais. Para isso, precisam participar de licitações. Esses são processos que exigem uma série de documentos.

Assim, podem deixar muitos gestores confusos ou ainda sem tempo para reunir esses papéis. Dessa forma, entre os serviços contábeis do seu escritório, é possível acrescentar uma assessoria direcionada para documentos exigidos em licitações — como as certidões de regularidade. 

Ao incluir o serviço, você presta um suporte para as empresas, realizando a emissão e organização da documentação, que costuma ser bastante específica. É, portanto, uma maneira de agregar valor em suas atividades e atrair mais clientes.

5. Business valuation

Por último, seu escritório pode ainda oferecer uma consultoria especializada em business valuation. A ideia desse serviço é que os profissionais da contabilidade realizem estudos e análises para determinar o valor da empresa do mercado.

É necessário destacar que se trata de uma avaliação imparcial, que segue critérios específicos e fórmulas. Assim, são examinados ativos tangíveis, como equipamentos, estoques e imóveis, e ainda os intangíveis: marca, tecnologia utilizada e outros fatores que agregam valor ao empreendimento.

Determinar esse valor é necessário para situações de compra e venda de companhias ou em processos de fusão, por exemplo. Serve, ainda, para atrair capital de novos investidores ou crédito em instituições financeiras.

Além disso, o business valuation pode ser utilizado para apresentar o nível de sucesso da companhia aos seus investidores. Já, em empresas familiares, é uma informação importante em casos de partilha de bens em heranças.

Que tal começar a planejar o crescimento do seu escritório, agregando alguns dos 5 serviços contábeis que foram listados neste artigo? Como foi possível notar, a tecnologia ganha cada vez mais espaço na contabilidade, ampliando a atuação do contador no mercado. Vale a pena, portanto, usá-la a seu favor.

Quer projetar seu escritório de contabilidade para o futuro? A plataforma da Osayk oferece diferentes funcionalidades para que você ofereça um atendimento digital, ágil e completo para seus clientes!

Agora que você conheceu 6 erros comuns na venda da contabilidade consultiva, adote as medidas para evitá-los no seu escritório contábil. Além disso, conte com uma plataforma para contadores para oferecer um serviço completo e uma boa experiência para o cliente, agregando mais valor ao seu trabalho.   

Se você está procurando uma plataforma para o seu escritório prestar serviços contábeis na Internet preencha o formulário abaixo que um dos nossos consultores irá entrar em contato com você:


Comentários

Pin It on Pinterest

Shares
Share This